Um grupo de estudos com troca de gostos, cheiros, texturas e sabor : docentes nutricionistas e o ensino em Nutrição
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/16383 |
Resumo: | Esta tese de doutoramento é resultado da proposta de formação de professoras nutricionistas, instrumentalizada metodologicamente pela pesquisa-ação, na perspectiva do ciclo auto-reflexivo, tendo sido justificada pela bibliografia revisada. Inicialmente apresento uma revisão bibliográfica sucinta, e na seqüência, dois artigos nos quais faço o relato de todo o processo de pesquisa e reflito sobre os resultados obtidos. No primeiro, apresento a proposta metodológica da tese e um recorte dos debates sobre a Diretriz Curricular da Nutrição, com o que foi possível a identificação das fragilidades sobre o conhecimento e entendimento da DCN pelo grupo. No seguinte, relato e discuto as categorias que emergiram da análise textual discursiva, com base na interpretação das falas das professoras que o constituíram, sendo possível então identificar e entender as dificuldades e possibilidades de mudanças nas suas práticas educativas. Ao finalizar este processo, fica demonstrado que esta proposta de formação contribui para a mudança nas práticas educativas daquelas professoras, o que permitiu também a produção de conhecimento resultante do processo dialógico entre os saberes acumulados e os saberes resultantes da reflexão do grupo, sobre suas próprias práticas educativas. |
id |
URGS_5fbacbdffa3b1eb0d1bd463fe25a4f48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16383 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Ramos, MauremManfroi, Waldomiro CarlosMachado, Carmen Lúcia Bezerra2009-07-17T04:13:43Z2008http://hdl.handle.net/10183/16383000700575Esta tese de doutoramento é resultado da proposta de formação de professoras nutricionistas, instrumentalizada metodologicamente pela pesquisa-ação, na perspectiva do ciclo auto-reflexivo, tendo sido justificada pela bibliografia revisada. Inicialmente apresento uma revisão bibliográfica sucinta, e na seqüência, dois artigos nos quais faço o relato de todo o processo de pesquisa e reflito sobre os resultados obtidos. No primeiro, apresento a proposta metodológica da tese e um recorte dos debates sobre a Diretriz Curricular da Nutrição, com o que foi possível a identificação das fragilidades sobre o conhecimento e entendimento da DCN pelo grupo. No seguinte, relato e discuto as categorias que emergiram da análise textual discursiva, com base na interpretação das falas das professoras que o constituíram, sendo possível então identificar e entender as dificuldades e possibilidades de mudanças nas suas práticas educativas. Ao finalizar este processo, fica demonstrado que esta proposta de formação contribui para a mudança nas práticas educativas daquelas professoras, o que permitiu também a produção de conhecimento resultante do processo dialógico entre os saberes acumulados e os saberes resultantes da reflexão do grupo, sobre suas próprias práticas educativas.This doctorate thesis is the result of the proposal of formation of nutritionist professors, methodologically instrumentalized through action-research, in the perspective of a self-reflexive cycle, and justified by the reviewed bibliography. I initially present a succinct bibliographic review, followed by two articles in which I report all the process of research and present a reflection on the results. In the first article, I present the methodological proposal of the thesis and depict the debates about the Nutrition Curricular Guidelines, which made possible the identification of weaknesses in the knowledge and understanding of the NCG by the group. In the following article, I report and discuss the categories that emerged in the discursive textual analysis, based on the interpretation of the speeches of the professors that constituted the group, making it possible to identify and understand the difficulties and possibilities of change in their educational practices. At the end of the process, it is demonstrated that this proposal of formation contributed for a change in the educational practices of those professors, which also allowed the production of knowledge resulting from the dialogic process among the accumulated learning and the knowledge resulting from the reflection of the group about their own educational practices.application/pdfporUniversidadesNutriçãoNutricionistasDocentesRecursos humanos em NutriçãoUm grupo de estudos com troca de gostos, cheiros, texturas e sabor : docentes nutricionistas e o ensino em Nutriçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências CardiovascularesPorto Alegre, BR-RS2008doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000700575.pdf000700575.pdfTexto completoapplication/pdf685939http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16383/1/000700575.pdf4e5b997348c2ca76605da8178da303d5MD51TEXT000700575.pdf.txt000700575.pdf.txtExtracted Texttext/plain369679http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16383/2/000700575.pdf.txt7ff55c9ccfac235316522135cbce345dMD52THUMBNAIL000700575.pdf.jpg000700575.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16383/3/000700575.pdf.jpg70ff95003c05c2e589a16b3518e78103MD5310183/163832024-08-28 06:40:10.506524oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16383Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-08-28T09:40:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um grupo de estudos com troca de gostos, cheiros, texturas e sabor : docentes nutricionistas e o ensino em Nutrição |
title |
Um grupo de estudos com troca de gostos, cheiros, texturas e sabor : docentes nutricionistas e o ensino em Nutrição |
spellingShingle |
Um grupo de estudos com troca de gostos, cheiros, texturas e sabor : docentes nutricionistas e o ensino em Nutrição Ramos, Maurem Universidades Nutrição Nutricionistas Docentes Recursos humanos em Nutrição |
title_short |
Um grupo de estudos com troca de gostos, cheiros, texturas e sabor : docentes nutricionistas e o ensino em Nutrição |
title_full |
Um grupo de estudos com troca de gostos, cheiros, texturas e sabor : docentes nutricionistas e o ensino em Nutrição |
title_fullStr |
Um grupo de estudos com troca de gostos, cheiros, texturas e sabor : docentes nutricionistas e o ensino em Nutrição |
title_full_unstemmed |
Um grupo de estudos com troca de gostos, cheiros, texturas e sabor : docentes nutricionistas e o ensino em Nutrição |
title_sort |
Um grupo de estudos com troca de gostos, cheiros, texturas e sabor : docentes nutricionistas e o ensino em Nutrição |
author |
Ramos, Maurem |
author_facet |
Ramos, Maurem |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Maurem |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Manfroi, Waldomiro Carlos |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Machado, Carmen Lúcia Bezerra |
contributor_str_mv |
Manfroi, Waldomiro Carlos Machado, Carmen Lúcia Bezerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidades Nutrição Nutricionistas Docentes Recursos humanos em Nutrição |
topic |
Universidades Nutrição Nutricionistas Docentes Recursos humanos em Nutrição |
description |
Esta tese de doutoramento é resultado da proposta de formação de professoras nutricionistas, instrumentalizada metodologicamente pela pesquisa-ação, na perspectiva do ciclo auto-reflexivo, tendo sido justificada pela bibliografia revisada. Inicialmente apresento uma revisão bibliográfica sucinta, e na seqüência, dois artigos nos quais faço o relato de todo o processo de pesquisa e reflito sobre os resultados obtidos. No primeiro, apresento a proposta metodológica da tese e um recorte dos debates sobre a Diretriz Curricular da Nutrição, com o que foi possível a identificação das fragilidades sobre o conhecimento e entendimento da DCN pelo grupo. No seguinte, relato e discuto as categorias que emergiram da análise textual discursiva, com base na interpretação das falas das professoras que o constituíram, sendo possível então identificar e entender as dificuldades e possibilidades de mudanças nas suas práticas educativas. Ao finalizar este processo, fica demonstrado que esta proposta de formação contribui para a mudança nas práticas educativas daquelas professoras, o que permitiu também a produção de conhecimento resultante do processo dialógico entre os saberes acumulados e os saberes resultantes da reflexão do grupo, sobre suas próprias práticas educativas. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-07-17T04:13:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/16383 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000700575 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/16383 |
identifier_str_mv |
000700575 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16383/1/000700575.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16383/2/000700575.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16383/3/000700575.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4e5b997348c2ca76605da8178da303d5 7ff55c9ccfac235316522135cbce345d 70ff95003c05c2e589a16b3518e78103 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085149132455936 |