Elaboração e aplicação em curso de boas práticas de manipulação de plano de ensino com projeto pedagógico orientado por metodologias ativas de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Antonia de Sousa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/248499
Resumo: O objetivo da presente pesquisa foi elaborar um Plano de Ensino para ser aplicado em Cursos de Boas Práticas de Manipulação (BPM) destinados para Serviços de Alimentação, com duração de 16 horas. O Plano de Ensino teve como referência em seu projeto pedagógico a metodologia ativa, mais especificamente o aprendizado baseado em problemas (ABP). O Plano foi aplicado em cursos realizados rotineiramente no Senac/RS, contando a amostra com 5 turmas, com quantidades diferentes de alunos (10, 21, 30, 17, 35), totalizando número de 114 alunos. O modelo de delineamento experimental foi do tipo "antes-depois", ou seja, verificar conhecimentos e atitudes de cada aluno e entre as turmas, antes e depois de ministrar o curso. Foram utilizados dois instrumentos para aferir o aprendizado: a) visando aferir o conhecimento foi aplicado um questionário com 10 questões objetivas, para que marcassem respostas certas; b) para avalia as atitudes foi redigida uma simulação de ambiente onde uma manipuladora de alimentos executava determinados procedimentos, situação essa na qual os alunos deveriam identificar e nominar o que estava certo e errado, e que procedimentos adotariam. Como critério de avaliação teve-se como referência 14 atitudes recomendadas. Para realizar as comparações pareadas (mesmo indivíduo e turma avaliados antes e depois) foram utilizados o teste t, ou o teste de Wilcoxon. omando como referência a medida de tendêcia central mediana, os resultados apontaram que antes do curso, dos 114 alunos, metade tiveram desempenho igual ou superior a 8 acertos das 10 questões propostas (nota = 8), e metade dos alunos tiveram desempenho igual ou superior a 5 atitudes corretas das 14 esperadas. E que após o curso metade dos alunos tiveram desempenho igual ou superior a 9 acertos das 10 questões propostas e que metade dos alunos tiveram desempenho igual ou superior a 8 atitudes corretas das 14 esperadas. Tanto a média quanto a mediana das notas aumentaram significativamente após o curso. Usando um denominado grupo controle, composto por seis turmas nas quais foram ministrados cursos com método considerado tradicional de ensino, comparando as notas de conhecimento entre elas e as turmas grupo de pesquisa, observou-se que não houve diferença significativa entre as médias e medianas deles. Relacionando a mediana do número de acertos do questionário com os níveis de escolaridade fundamental, médio e superior, tanto antes (F = 5,77 M = 7,23 S= 7,77) quanto após o curso (F = 8,23 M = 8,91 S= 9,38), verificou-se haver significativa diferença estatística entre elas. Quando comparada a mediana do número de atitudes corretamente informadas e o nível de escolaridade tanto antes (F = 2,18 M = 4,40 S= 6,33) quanto depois (F = 2,82 M = 7,58 S= 10,21) do curso, observou-se significativa diferença entre os três níveis.
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Foram utilizados dois instrumentos para aferir o aprendizado: a) visando aferir o conhecimento foi aplicado um questionário com 10 questões objetivas, para que marcassem respostas certas; b) para avalia as atitudes foi redigida uma simulação de ambiente onde uma manipuladora de alimentos executava determinados procedimentos, situação essa na qual os alunos deveriam identificar e nominar o que estava certo e errado, e que procedimentos adotariam. Como critério de avaliação teve-se como referência 14 atitudes recomendadas. Para realizar as comparações pareadas (mesmo indivíduo e turma avaliados antes e depois) foram utilizados o teste t, ou o teste de Wilcoxon. omando como referência a medida de tendêcia central mediana, os resultados apontaram que antes do curso, dos 114 alunos, metade tiveram desempenho igual ou superior a 8 acertos das 10 questões propostas (nota = 8), e metade dos alunos tiveram desempenho igual ou superior a 5 atitudes corretas das 14 esperadas. E que após o curso metade dos alunos tiveram desempenho igual ou superior a 9 acertos das 10 questões propostas e que metade dos alunos tiveram desempenho igual ou superior a 8 atitudes corretas das 14 esperadas. Tanto a média quanto a mediana das notas aumentaram significativamente após o curso. Usando um denominado grupo controle, composto por seis turmas nas quais foram ministrados cursos com método considerado tradicional de ensino, comparando as notas de conhecimento entre elas e as turmas grupo de pesquisa, observou-se que não houve diferença significativa entre as médias e medianas deles. Relacionando a mediana do número de acertos do questionário com os níveis de escolaridade fundamental, médio e superior, tanto antes (F = 5,77 M = 7,23 S= 7,77) quanto após o curso (F = 8,23 M = 8,91 S= 9,38), verificou-se haver significativa diferença estatística entre elas. Quando comparada a mediana do número de atitudes corretamente informadas e o nível de escolaridade tanto antes (F = 2,18 M = 4,40 S= 6,33) quanto depois (F = 2,82 M = 7,58 S= 10,21) do curso, observou-se significativa diferença entre os três níveis.The objective of the present research was to elaborate a Teaching Plan to be applied in Good Manipulation Practices (BPM) for Food Services, with duration of 16 hours. The Teaching Plan had as reference in its pedagogical project the active methodology, more specifically problem-based learning (PBL). The Plan was applied in courses routinely held in Senac / RS, counting the sample with 5 classes, with different numbers of students (10, 21, 30, 17, 35), totaling a total of 114 students. The experimental design model was the "before-after" model, that is, to verify the knowledge and attitudes of each student and between the classes, before and after teaching the course. Two instruments were used to measure learning: a) to verify the knowledge was applied a questionnaire with 10 objective questions, to mark the right answers; b) to evaluate the attitudes, an environment simulation was elaborated where a food handler performed certain procedures, in which case students should identify and nominate what was right and wrong, and what procedures they would adopt. As an evaluation criterion, 14 recommended attitudes were used. To perform the paired comparisons (same individual and class evaluated before and after), the t-test, or the Wilcoxon test, were used. The results showed that, before the course, of the 114 students, half had a performance equal to or greater than 8 hits of the 10 questions proposed (note = 8), and half of the students had a performance equal to or higher to 5 correct attitudes from the expected 14. And that after the course half of the students had a performance equal to or greater than 9 correct of the 10 questions proposed and that half of the students had a performance equal to or superior to 8 correct attitudes of the expected 14. Both the median and median grades increased significantly after the course. Using a so-called control group, composed of six classes in which courses with a traditional method of teaching were taught, comparing the knowledge notes between them and the groups of the research group, it was observed that there was no significant difference between the means and medians of them . Relating the median number of correct answers to the primary, middle and higher levels of education, both before (F = 5.77 M = 7.23 S = 7.77) and after the course (F = 8.23 M = 8.91 S = 9.38), there was a significant statistical difference between them. When the median number of correctly informed attitudes and level of schooling were compared both before (F = 2.18 M = 4.40 S = 6.33) and after (F = 2.82 M = 7.58 S = 10 , 21) of the course, there was a significant difference between the three levels.application/pdfporPlano de ensinoBoas práticasManipulação de alimentosAprendizagem baseada em problemasGood practicesActive methodologiesTeaching planProblem-based learningFood handlerElaboração e aplicação em curso de boas práticas de manipulação de plano de ensino com projeto pedagógico orientado por metodologias ativas de ensino-aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de VeterináriaPrograma de Pós-Graduação em Alimentos de Origem AnimalPorto Alegre, BR-RS2019mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001103827.pdf.txt001103827.pdf.txtExtracted Texttext/plain135358http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248499/2/001103827.pdf.txt516526ee0ed80df4101f6480c5c3c920MD52ORIGINAL001103827.pdfTexto completoapplication/pdf2730801http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248499/1/001103827.pdfb0b131614926d018914b78a502758f3cMD5110183/2484992022-09-07 04:49:36.641319oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248499Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-09-07T07:49:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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