Caracterizando o papel do design no desenvolvimento de produtos digitais através da percepção de uma equipe multidisciplinar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/142666 |
Resumo: | A presente pesquisa trata da compreensão e caracterização do papel do design dentro de uma empresa de desenvolvimento de produtos digitais por meio do ponto de vista de membros das equipes de projetos e seus gestores. Uma das principais motivações para a condução do estudo provém do fato de que poucas pesquisas do tipo foram realizadas em âmbito regional e direcionadas a projetos digitais, a fim de explorar o tema. Pretende-se com a pesquisa, fornecer subsídios para um melhor aproveitamento dos benefícios do uso do design e das habilidades dos designers. A investigação foi conduzida, a partir de um estudo de caso realizado na empresa onde a pesquisadora atua também como designer e fundamentada sob uma perspectiva temporal dos papéis do design e do entendimento sobre o funcionamento de equipes multidisciplinares no processo de desenvolvimento de produtos digitais. Foram selecionados dois instrumentos de fundamentação teórica para análise dos resultados, a Design Ladder e a Taxonomia dos Papéis do Design. Por fim, apresenta-se uma discussão sobre a percepção do design pelos membros da equipe e concluiu-se que o nível de maturidade em design detectado no objeto de estudo encontra-se no segundo nível da Design Ladder: design como provedor de diferencial estético, embora seja percebido através dos discursos o desejo pelo terceiro nível, que trata o design como processo. |
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Souza, Renata Cony deLinden, Júlio Carlos de Souza van der2016-06-16T02:07:47Z2016http://hdl.handle.net/10183/142666000994235A presente pesquisa trata da compreensão e caracterização do papel do design dentro de uma empresa de desenvolvimento de produtos digitais por meio do ponto de vista de membros das equipes de projetos e seus gestores. Uma das principais motivações para a condução do estudo provém do fato de que poucas pesquisas do tipo foram realizadas em âmbito regional e direcionadas a projetos digitais, a fim de explorar o tema. Pretende-se com a pesquisa, fornecer subsídios para um melhor aproveitamento dos benefícios do uso do design e das habilidades dos designers. A investigação foi conduzida, a partir de um estudo de caso realizado na empresa onde a pesquisadora atua também como designer e fundamentada sob uma perspectiva temporal dos papéis do design e do entendimento sobre o funcionamento de equipes multidisciplinares no processo de desenvolvimento de produtos digitais. Foram selecionados dois instrumentos de fundamentação teórica para análise dos resultados, a Design Ladder e a Taxonomia dos Papéis do Design. Por fim, apresenta-se uma discussão sobre a percepção do design pelos membros da equipe e concluiu-se que o nível de maturidade em design detectado no objeto de estudo encontra-se no segundo nível da Design Ladder: design como provedor de diferencial estético, embora seja percebido através dos discursos o desejo pelo terceiro nível, que trata o design como processo.This research deals with the understanding and characterization of the role of design in a digital product development company and through the point of view of members of the project teams and their managers. One of the main motivation for conducting this study is due to the fact that little research has been conducted at the regional level and oriented for digital products, in order to explore the topic, and also with the aim of providing subsidies to better exploit the benefits of the use of design and designers skills. The investigation was conducted from a case study in the company where the researcher works as a designer too and based on a temporal perspective of the roles of design and understanding of the functioning of multidisciplinary teams in the digital product development process. Two instruments were selected from the theoretical background in order to analyze the results: the Design Ladder and the Taxonomy of Roles Design. Lastly, a discussion is presented on the perception of design and was concluded that the ripeness level of design are in the second level of Design Ladder: design as esthetics, although it is perceived by the team speech a desire for reach the third level who treats design as a process.application/pdfporDesignProdutos digitaisDesenvolvimento de produtoRole of designDigital productsCross-functional teamsDesign ladderSkillsCaracterizando o papel do design no desenvolvimento de produtos digitais através da percepção de uma equipe multidisciplinarCharacterizing the role of design in the development of digital products through the perception of a multidisciplinary team info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000994235.pdf000994235.pdfTexto completoapplication/pdf2007102http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142666/1/000994235.pdf3d91f95190dd1a0c27fbe564344a2174MD51TEXT000994235.pdf.txt000994235.pdf.txtExtracted Texttext/plain150793http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142666/2/000994235.pdf.txt0fb7e138cdbdc9d85a94d47183fd4accMD52THUMBNAIL000994235.pdf.jpg000994235.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1200http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142666/3/000994235.pdf.jpga9257371600da8094e024b0082426105MD5310183/1426662024-04-27 06:07:51.835036oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142666Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-04-27T09:07:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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