Cocriação de valor em plataformas multilaterais : desdobramentos estratégicos para a inovação em modelo de negócio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Daniel Thomé de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/205797
Resumo: A constante evolução das tecnologias de informação e comunicação, especialmente apoiadas pela internet, propiciou o surgimento de empreendimentos que usufruem da colaboração de diversos atores no desenvolvimento de um produto ou serviço. Neste contexto, as plataformas multilaterais vêm se consolidando como o principal modelo de negócio, articulando diversas partes na criação conjunta de valor. Entretanto, ainda que diversas plataformas tenham alcançado notoriedade e sucesso comercial – e.g. Uber, AirBnB, Ebay, Youtube – muitas dúvidas remanescem em relação ao processo de cocriação de valor, seus desdobramentos estratégico e desafios associados à implantação, sustentação e expansão do modelo de negócio. Esta pesquisa aborda este contexto. A partir de uma revisão sistemática da literatura, combinada com entrevistas com empreendedores de plataformas multilaterais e análise de empreendimentos bem-sucedidos, buscou-se identificar os elementos e dimensões básicas do processo de cocriação e compreender sua relação com o modelo de negócio das plataformas multilaterais. As análises permitiram identificar e caracterizar os principais mecanismos de cocriação de valor, os fatores críticos de sucesso e os desafios relacionados ao usufruto deste processo na condução dos empreendimentos. Os resultados oferecem um modelo teórico do processo de cocriação de valor no âmbito das plataformas multilaterais e suscitam uma série de proposições acerca das estratégias de implementação e sustentação das plataformas, a partir do reconhecimento do processo de cocriação de valor enquanto insumo estratégico para a inovação em modelo de negócio. O framework proposto fortalece o corpo teórico da cocriação de valor na lógica de sistemas de serviço e revela lacunas teóricas e práticas para futuras pesquisas.
id URGS_6a7e3ad8c4fb4eccf44e0f0109d0d8d4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205797
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Oliveira, Daniel Thomé deCortimiglia, Marcelo Nogueira2020-02-13T04:22:05Z2019http://hdl.handle.net/10183/205797001111866A constante evolução das tecnologias de informação e comunicação, especialmente apoiadas pela internet, propiciou o surgimento de empreendimentos que usufruem da colaboração de diversos atores no desenvolvimento de um produto ou serviço. Neste contexto, as plataformas multilaterais vêm se consolidando como o principal modelo de negócio, articulando diversas partes na criação conjunta de valor. Entretanto, ainda que diversas plataformas tenham alcançado notoriedade e sucesso comercial – e.g. Uber, AirBnB, Ebay, Youtube – muitas dúvidas remanescem em relação ao processo de cocriação de valor, seus desdobramentos estratégico e desafios associados à implantação, sustentação e expansão do modelo de negócio. Esta pesquisa aborda este contexto. A partir de uma revisão sistemática da literatura, combinada com entrevistas com empreendedores de plataformas multilaterais e análise de empreendimentos bem-sucedidos, buscou-se identificar os elementos e dimensões básicas do processo de cocriação e compreender sua relação com o modelo de negócio das plataformas multilaterais. As análises permitiram identificar e caracterizar os principais mecanismos de cocriação de valor, os fatores críticos de sucesso e os desafios relacionados ao usufruto deste processo na condução dos empreendimentos. Os resultados oferecem um modelo teórico do processo de cocriação de valor no âmbito das plataformas multilaterais e suscitam uma série de proposições acerca das estratégias de implementação e sustentação das plataformas, a partir do reconhecimento do processo de cocriação de valor enquanto insumo estratégico para a inovação em modelo de negócio. O framework proposto fortalece o corpo teórico da cocriação de valor na lógica de sistemas de serviço e revela lacunas teóricas e práticas para futuras pesquisas.The constant evolution of information and communication technologies, especially supported by the internet, led to the emergence of ventures that benefit from the collaboration of several players in the development of a product or service. In this context, multisided platforms have been consolidating as the main business model, articulating several parts in the joint creation of value. However, although several platforms have achieved notoriety and commercial success – e.g. Uber, AirBnB, Ebay, Youtube – many doubts remain regarding the value co-creation process, its strategic developments and associated challenges associated with the implementation, support and expansion of the business model. This research addresses precisely this context. A systematic review of the literature, combined with interviews with entrepreneurs of multisided platforms and analysis of successful ventures, sought the basic elements and dimensions of the co-creation process and its contextualization with the business model of the multisided platforms. The analyses allowed identifying and characterizing the main mechanisms of value co-creation, as well as the critical success factors and the challenges related to suit this process in the conduction of the business. The results offer a theoretical model of the value co-creation process within multisided platforms and give rise to a series of propositions about the strategies of platform implementation and sustainability, from the recognition of the value co-creation as a strategic input for innovation in business model. The proposed framework strengthens the theoretical body of value creation in the logic of service systems and reveals theoretical and practical gaps for future research.application/pdfporModelo de negócioInovaçãoValue co-creationMultisided platformStrategySuccess factorsCocriação de valor em plataformas multilaterais : desdobramentos estratégicos para a inovação em modelo de negócioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001111866.pdf.txt001111866.pdf.txtExtracted Texttext/plain310283http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205797/2/001111866.pdf.txtcebc169350edddc1953f984cedebcaf7MD52ORIGINAL001111866.pdfTexto completoapplication/pdf1517449http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205797/1/001111866.pdff162a33cc984065f39638b24703e66c8MD5110183/2057972023-03-10 03:37:09.205oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205797Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-10T06:37:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cocriação de valor em plataformas multilaterais : desdobramentos estratégicos para a inovação em modelo de negócio
title Cocriação de valor em plataformas multilaterais : desdobramentos estratégicos para a inovação em modelo de negócio
spellingShingle Cocriação de valor em plataformas multilaterais : desdobramentos estratégicos para a inovação em modelo de negócio
Oliveira, Daniel Thomé de
Modelo de negócio
Inovação
Value co-creation
Multisided platform
Strategy
Success factors
title_short Cocriação de valor em plataformas multilaterais : desdobramentos estratégicos para a inovação em modelo de negócio
title_full Cocriação de valor em plataformas multilaterais : desdobramentos estratégicos para a inovação em modelo de negócio
title_fullStr Cocriação de valor em plataformas multilaterais : desdobramentos estratégicos para a inovação em modelo de negócio
title_full_unstemmed Cocriação de valor em plataformas multilaterais : desdobramentos estratégicos para a inovação em modelo de negócio
title_sort Cocriação de valor em plataformas multilaterais : desdobramentos estratégicos para a inovação em modelo de negócio
author Oliveira, Daniel Thomé de
author_facet Oliveira, Daniel Thomé de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Daniel Thomé de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cortimiglia, Marcelo Nogueira
contributor_str_mv Cortimiglia, Marcelo Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Modelo de negócio
Inovação
topic Modelo de negócio
Inovação
Value co-creation
Multisided platform
Strategy
Success factors
dc.subject.eng.fl_str_mv Value co-creation
Multisided platform
Strategy
Success factors
description A constante evolução das tecnologias de informação e comunicação, especialmente apoiadas pela internet, propiciou o surgimento de empreendimentos que usufruem da colaboração de diversos atores no desenvolvimento de um produto ou serviço. Neste contexto, as plataformas multilaterais vêm se consolidando como o principal modelo de negócio, articulando diversas partes na criação conjunta de valor. Entretanto, ainda que diversas plataformas tenham alcançado notoriedade e sucesso comercial – e.g. Uber, AirBnB, Ebay, Youtube – muitas dúvidas remanescem em relação ao processo de cocriação de valor, seus desdobramentos estratégico e desafios associados à implantação, sustentação e expansão do modelo de negócio. Esta pesquisa aborda este contexto. A partir de uma revisão sistemática da literatura, combinada com entrevistas com empreendedores de plataformas multilaterais e análise de empreendimentos bem-sucedidos, buscou-se identificar os elementos e dimensões básicas do processo de cocriação e compreender sua relação com o modelo de negócio das plataformas multilaterais. As análises permitiram identificar e caracterizar os principais mecanismos de cocriação de valor, os fatores críticos de sucesso e os desafios relacionados ao usufruto deste processo na condução dos empreendimentos. Os resultados oferecem um modelo teórico do processo de cocriação de valor no âmbito das plataformas multilaterais e suscitam uma série de proposições acerca das estratégias de implementação e sustentação das plataformas, a partir do reconhecimento do processo de cocriação de valor enquanto insumo estratégico para a inovação em modelo de negócio. O framework proposto fortalece o corpo teórico da cocriação de valor na lógica de sistemas de serviço e revela lacunas teóricas e práticas para futuras pesquisas.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-13T04:22:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/205797
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001111866
url http://hdl.handle.net/10183/205797
identifier_str_mv 001111866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205797/2/001111866.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205797/1/001111866.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cebc169350edddc1953f984cedebcaf7
f162a33cc984065f39638b24703e66c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085516161318912