Projetos escolares no ensino de Botânica : indissociabilidade na alfabetização e iniciação científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dourado, Diego Augusto Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/249911
Resumo: A Botânica é a área da Biologia que estuda as plantas em diferentes níveis, sendo estas, historicamente utilizadas pelo homem para diversos fins. Seu estudo, permite a compreensão da importância dos vegetais para a vida no planeta e uma maior consciência sobre as questões ambientais. Apesar de sua relevância, é vista pelos alunos como desestimulante, tediosa e complexa. Os vegetais fazem parte do cotidiano, o que representa uma poderosa ferramenta para aulas práticas e projetos de Iniciação Científica (IC) que contribuam para o desenvolvimento da Alfabetização Científica (AC), que pode ser definida, como o conjunto de conhecimentos que facilitam os indivíduos realizarem a leitura do mundo, com competências e habilidades que lhes permitam participar de forma ativa da sociedade que vivem. Partindo desse ponto, esse trabalho teve como objetivo geral: Investigar a interrelação entre aplicação de projetos de AC e IC na área da Botânica para a aquisição de competências e desenvolvimento de habilidades que contribuam para o melhor entendimento dos alunos de Ensino Médico (EM) sobre o ambiente natural, a identificação, classificação e importância da vegetação do bioma Caatinga. Para contemplar esse objetivo, foram realizados 3(três) artigos, um de revisão de literatura e dois relacionados a trabalhos desenvolvidos no ambiente escolar. A pesquisa ocorreu entre julho e dezembro de 2019, com as turmas B e C da segunda série do EM. A primeira era composta por 37 alunos, do turno vespertino, em sua maioria, tímidos, atenciosos e responsáveis. A segunda era formada por 36 estudantes, do turno noturno, que apresentavam perfil comunicativo, dinâmico e discursivo. Ambas as salas tinham boas relações interpessoais, obedeciam às normas e possuíam afinidades pelas aulas práticas e atividades em grupo. Em sala de aula, ocorreram oficinas e orientações sobre os projetos de IC. Para verificar o desenvolvimento dos alunos também foram aplicados questionários diagnósticos e avaliativos. Os estudantes da turma B, realizaram o levantamento taxonômico de cactos endêmicos ocorrentes na região, enquanto os da C, trabalharam com as espécies vegetais encontradas na feira livre. As pesquisas enquadraram-se como exploratória, de campo, quantitativa-qualitativa, sendo também utilizada a pesquisa-ação. Quanto aos instrumentos de coleta de dados foram utilizados, a observação, a entrevista semiestruturada, o questionário e o depoimento. E como resultado foram registrados 113 táxons, catalogados em 46 famílias. Do total, 67 foram descritas como medicinais. Além, da identificação de 7 espécies de Cactaceae endêmicas da Caatinga. Os alunos também produziram diversos materiais, como banners, jogos e histórias em quadrinhos sobre o tema, e realizaram apresentações em eventos científicos. A aplicação dos projetos de IC contribuíram para a promoção da AC, na medida que os estudantes compreenderam os conceitos científicos relativos à disciplina de Biologia e tiveram a oportunidade de participarem do processo de produção do conhecimento e tomada de decisões, demonstrando maior interesse pela área da Botânica, além do desenvolvimento de uma postura crítica e do protagonismo em suas ações.
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Partindo desse ponto, esse trabalho teve como objetivo geral: Investigar a interrelação entre aplicação de projetos de AC e IC na área da Botânica para a aquisição de competências e desenvolvimento de habilidades que contribuam para o melhor entendimento dos alunos de Ensino Médico (EM) sobre o ambiente natural, a identificação, classificação e importância da vegetação do bioma Caatinga. Para contemplar esse objetivo, foram realizados 3(três) artigos, um de revisão de literatura e dois relacionados a trabalhos desenvolvidos no ambiente escolar. A pesquisa ocorreu entre julho e dezembro de 2019, com as turmas B e C da segunda série do EM. A primeira era composta por 37 alunos, do turno vespertino, em sua maioria, tímidos, atenciosos e responsáveis. A segunda era formada por 36 estudantes, do turno noturno, que apresentavam perfil comunicativo, dinâmico e discursivo. Ambas as salas tinham boas relações interpessoais, obedeciam às normas e possuíam afinidades pelas aulas práticas e atividades em grupo. Em sala de aula, ocorreram oficinas e orientações sobre os projetos de IC. Para verificar o desenvolvimento dos alunos também foram aplicados questionários diagnósticos e avaliativos. Os estudantes da turma B, realizaram o levantamento taxonômico de cactos endêmicos ocorrentes na região, enquanto os da C, trabalharam com as espécies vegetais encontradas na feira livre. As pesquisas enquadraram-se como exploratória, de campo, quantitativa-qualitativa, sendo também utilizada a pesquisa-ação. Quanto aos instrumentos de coleta de dados foram utilizados, a observação, a entrevista semiestruturada, o questionário e o depoimento. E como resultado foram registrados 113 táxons, catalogados em 46 famílias. Do total, 67 foram descritas como medicinais. Além, da identificação de 7 espécies de Cactaceae endêmicas da Caatinga. Os alunos também produziram diversos materiais, como banners, jogos e histórias em quadrinhos sobre o tema, e realizaram apresentações em eventos científicos. A aplicação dos projetos de IC contribuíram para a promoção da AC, na medida que os estudantes compreenderam os conceitos científicos relativos à disciplina de Biologia e tiveram a oportunidade de participarem do processo de produção do conhecimento e tomada de decisões, demonstrando maior interesse pela área da Botânica, além do desenvolvimento de uma postura crítica e do protagonismo em suas ações.Botany is the area of Biology that studies plants at different levels, which are historically used by man for various purposes. Its study allows for an understanding of the importance of vegetables for life on the planet and a greater awareness of environmental issues. Despite its relevance, it is seen by students as discouraging, tedious and complex. Vegetables are part of everyday life, which represents a powerful tool for practical classes and Scientific Initiation (SI) projects that contribute to the development of Scientific Literacy (SL), which can be defined as the set of knowledge that facilitates individuals read the world, with skills and abilities that allow them to actively participate in the society in which they live. Starting from this point, this work had as a general objective: Investigate the interrelationship between the application of AC and IC projects in the area of Botany for the acquisition of skills and development of skills that contribute to a better understanding of Medical Education (ME) students about the natural environment, identification, classification and importance of vegetation in the Caatinga biome.To contemplate this objective, 3 (three) articles were carried out, one of literature review and two related to works developed in the school environment. The research took place between July and December 2019, with classes B and C of the second grade of EM. The first consisted of 37 students, from the afternoon shift, most of whom were shy, attentive and responsible. The second was formed by 36 students, from the night shift, who had a communicative, dynamic and discursive profile. Both rooms had good interpersonal relationships, obeyed the rules and had affinities for practical classes and group activities.In the classroom, there were workshops and guidance on SI projects. To verify the students' development, diagnostic and evaluative questionnaires were also applied. Students in class B carried out a taxonomic survey of endemic cacti occurring in the region, while students in class C worked with the plant species found in the open market. The research was classified as exploratory, field, quantitative-qualitative, and action research was also used. As for data collection instruments, observation, semi-structured interview, questionnaire and testimony were used. As a result, 113 taxa were registered, cataloged in 46 families. Of the total, 67 were described as medicinal. In addition, the identification of 7 species of Cactaceae endemic to the Caatinga. Students also produced various materials, such as banners, games and comics on the topic, and made presentations at scientific events. The application of SI projects contributed to the promotion of SL, as students understood the scientific concepts related to the discipline of Biology and had the opportunity to participate in the process of knowledge production and decision-making, demonstrating greater interest in the area of Botany, in addition to developing a critical stance and protagonism in its actions.application/pdfporIniciação científicaBotânicaEnsinoCaatingaHigh schoolBiodiversityactive methodologiesmedicinal plantsProjetos escolares no ensino de Botânica : indissociabilidade na alfabetização e iniciação científicaSchool projects in botanical education : literacy and scientific initiation in basic educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001151382.pdf.txt001151382.pdf.txtExtracted Texttext/plain351576http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249911/2/001151382.pdf.txte63ef6fd86e3e9c95b9b009993547496MD52ORIGINAL001151382.pdfTexto completoapplication/pdf10628680http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249911/1/001151382.pdfb6ae99ec687ee954a90948091cef3123MD5110183/2499112022-10-13 04:49:27.93082oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249911Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-10-13T07:49:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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