Educação financeira de idosos apoiada por tecnologias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hollerweger, Leonéia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189606
Resumo: Esta dissertação situa-se na área da Educação e problematizou o uso das tecnologias digitais como ferramentas para atualização e acesso a informações sobre educação financeira na Internet. O estudo teve como objetivo analisar de que forma as tecnologias digitais podem auxiliar na educação financeira de pessoas idosas. Para isso apoiou-se em um referencial interdisciplinar, em que a Educação é compreendida como um processo que ocorre ao longo de toda a vida e pode se dar em diferentes contextos. A Educação com enfoque para a educação financeira, apoiada pelo uso das tecnologias digitais, pode incentivar a construção do pensamento crítico. Desta forma, contribui para que os idosos lidem melhor com suas finanças e tomem decisões mais conscientes em relação ao uso do dinheiro. A metodologia empregada abordou a pesquisa qualitativa e utilizou o grupo focal como espaço de diálogo para o compartilhamento de experiências, conhecimentos e na produção dos dados. A Análise de Conteúdo foi a metodologia empregada para a organização e análise dos dados produzidos. Com o estudo foi possível perceber que as tecnologias digitais são ferramentas potenciais para auxiliar os idosos na organização do orçamento, na busca de informações e esclarecimentos sobre conceitos e dicas de educação financeira. Além disso, as tecnologias digitais empregadas na pesquisa ofereceram recursos para o planejamento e a tomada de decisões sobre o uso do dinheiro com aplicação prática no cotidiano pelos idosos participantes.
id URGS_722153a5fa9be17fea2ac42e8b564caf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189606
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Hollerweger, LeonéiaDoll, Johannes2019-03-27T04:06:50Z2018http://hdl.handle.net/10183/189606001090079Esta dissertação situa-se na área da Educação e problematizou o uso das tecnologias digitais como ferramentas para atualização e acesso a informações sobre educação financeira na Internet. O estudo teve como objetivo analisar de que forma as tecnologias digitais podem auxiliar na educação financeira de pessoas idosas. Para isso apoiou-se em um referencial interdisciplinar, em que a Educação é compreendida como um processo que ocorre ao longo de toda a vida e pode se dar em diferentes contextos. A Educação com enfoque para a educação financeira, apoiada pelo uso das tecnologias digitais, pode incentivar a construção do pensamento crítico. Desta forma, contribui para que os idosos lidem melhor com suas finanças e tomem decisões mais conscientes em relação ao uso do dinheiro. A metodologia empregada abordou a pesquisa qualitativa e utilizou o grupo focal como espaço de diálogo para o compartilhamento de experiências, conhecimentos e na produção dos dados. A Análise de Conteúdo foi a metodologia empregada para a organização e análise dos dados produzidos. Com o estudo foi possível perceber que as tecnologias digitais são ferramentas potenciais para auxiliar os idosos na organização do orçamento, na busca de informações e esclarecimentos sobre conceitos e dicas de educação financeira. Além disso, as tecnologias digitais empregadas na pesquisa ofereceram recursos para o planejamento e a tomada de decisões sobre o uso do dinheiro com aplicação prática no cotidiano pelos idosos participantes.The present work is based on the field of Education and discusses the use of digital technologies as tools for updating and accessing information on financial education on the Internet. This research aimed to analyze how digital technologies can assist in financial education of elderly people. In order to achieve this goal, this work is based on interdisciplinary theoretical reference in which Education is understood as a process that takes lifelong learning and can occur in different contexts. Education focused on financial education, supported by the use of digital technologies, can encourage the construction of critical thinking. Therefore, it can help the elderly to better deal with their financial life and make more conscious decisions regarding the use of money. The methodology addressed qualitative research and useed the focus group as a space for dialogue in order to share experiences, knowledge and data production. The methodology used for the organization and analysis of the data produced was Content Analysis. Through this study, it was possible to realize that digital technologies are potential tools to assist elderly people in organizing budgets, searching information as well as clarification on financial education concepts and tips. In addition, digital technologies used in this research offer resources for planning and making decisions about the use of money with practical applications in daily life of elderly people.application/pdfporEducação financeiraTecnologia digitalIdososFinancial EducationElderly PeopleDigital TechnologiesEducação financeira de idosos apoiada por tecnologias digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001090079.pdf.txt001090079.pdf.txtExtracted Texttext/plain458714http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189606/2/001090079.pdf.txt1227c47db4f2e2e14e204042fc9c280dMD52ORIGINAL001090079.pdfTexto completoapplication/pdf2049957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189606/1/001090079.pdff79c8aa1a3df44127b60a65653f6e154MD5110183/1896062019-03-28 04:09:54.3302oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189606Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-03-28T07:09:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação financeira de idosos apoiada por tecnologias digitais
title Educação financeira de idosos apoiada por tecnologias digitais
spellingShingle Educação financeira de idosos apoiada por tecnologias digitais
Hollerweger, Leonéia
Educação financeira
Tecnologia digital
Idosos
Financial Education
Elderly People
Digital Technologies
title_short Educação financeira de idosos apoiada por tecnologias digitais
title_full Educação financeira de idosos apoiada por tecnologias digitais
title_fullStr Educação financeira de idosos apoiada por tecnologias digitais
title_full_unstemmed Educação financeira de idosos apoiada por tecnologias digitais
title_sort Educação financeira de idosos apoiada por tecnologias digitais
author Hollerweger, Leonéia
author_facet Hollerweger, Leonéia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hollerweger, Leonéia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Doll, Johannes
contributor_str_mv Doll, Johannes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação financeira
Tecnologia digital
Idosos
topic Educação financeira
Tecnologia digital
Idosos
Financial Education
Elderly People
Digital Technologies
dc.subject.eng.fl_str_mv Financial Education
Elderly People
Digital Technologies
description Esta dissertação situa-se na área da Educação e problematizou o uso das tecnologias digitais como ferramentas para atualização e acesso a informações sobre educação financeira na Internet. O estudo teve como objetivo analisar de que forma as tecnologias digitais podem auxiliar na educação financeira de pessoas idosas. Para isso apoiou-se em um referencial interdisciplinar, em que a Educação é compreendida como um processo que ocorre ao longo de toda a vida e pode se dar em diferentes contextos. A Educação com enfoque para a educação financeira, apoiada pelo uso das tecnologias digitais, pode incentivar a construção do pensamento crítico. Desta forma, contribui para que os idosos lidem melhor com suas finanças e tomem decisões mais conscientes em relação ao uso do dinheiro. A metodologia empregada abordou a pesquisa qualitativa e utilizou o grupo focal como espaço de diálogo para o compartilhamento de experiências, conhecimentos e na produção dos dados. A Análise de Conteúdo foi a metodologia empregada para a organização e análise dos dados produzidos. Com o estudo foi possível perceber que as tecnologias digitais são ferramentas potenciais para auxiliar os idosos na organização do orçamento, na busca de informações e esclarecimentos sobre conceitos e dicas de educação financeira. Além disso, as tecnologias digitais empregadas na pesquisa ofereceram recursos para o planejamento e a tomada de decisões sobre o uso do dinheiro com aplicação prática no cotidiano pelos idosos participantes.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-27T04:06:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/189606
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001090079
url http://hdl.handle.net/10183/189606
identifier_str_mv 001090079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189606/2/001090079.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189606/1/001090079.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1227c47db4f2e2e14e204042fc9c280d
f79c8aa1a3df44127b60a65653f6e154
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1791083143689666560