Mindfulness : boundaries between religion and science

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Tiago Pires Tatton
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/198582
Resumo: Tese de caráter teórico com ilustração experimental, dividida em quatro capítulos, três sobre os fundamentos teóricos e conceituais de mindfulness, bem como seu desdobramento histórico entre os campos da ciência e da religião e um capítulo experimental sobre os efeitos de um breve treinamento neurocognitivo de mindfulness em universitários. O objetivo central deste trabalho é demonstrar que, apesar da franca expansão de pesquisas teóricas e práticas no campo de mindfulness, permanecem obscuros os limites epistemológicos que diferenciam e legitimam seu desenvolvimento nos domínios da ciência e da religião. Um segundo objetivo é desenvolver e testar a eficácia de uma Intervenção Baseada em mindfulness (MBI) capaz de superar esses limites através de uma perspectiva lúcida, prática, de cunho eminentemente neurocognitivo. Assim, o primeiro capítulo traça aspectos históricos da definição de mindfulness dentro dos campos da ciência e da religião, problematizando sua operacionalização contemporânea e propondo o desenho de mapa conceitual para facilitar a localização das diferentes perspectivas existentes. O capítulo um também aponta as incoerências e desacertos decorrentes da passagem de uma epistemologia espiritual para uma de caráter científico. O segundo capítulo aprofunda este tema, explorando a relação entre o mindfulness religioso e sua inserção no campo das racionalidades médicas, levantando novamente o problema da operacionalização das práticas de mindfulness para além do universo filosófico-espiritual. Utilizando uma perspectiva social das ciências médicas, delimita-se a epistemologia de cada um dos universos de mindfulness – o religioso e o médico. O terceiro capítulo se ocupa da apresentação teórico-conceitual de um protocolo neurocientífico de mindfulness, como um possível framework de trabalho totalmente secular, capaz de transpor as dificuldades apresentadas nos capítulos anteriores e presentes nos protocolos de intervenção mais tradicionais. No quarto capítulo, que marca a seção empírica, verificamos, utilizando um design misto (qualitativo e quantitativo) os efeitos do protocolo apresentado no capítulo três para melhorar a capacidade de regulação emocional e senso de auto-eficácia geral em estudantes universitários. Os resultados indicam que a intervenção é capaz de aumentar os níveis de mindfulness (p≤0,06) e melhorar a capacidade de regulação emocional (p≤0,05), mas não o senso de auto-eficácia geral. Assim, o desenvolvimento de uma intervenção secular, não contendo os tradicionais elementos quasi-religiosos presentes nos programas tradicionais de 8 semanas, é uma alternativa viável que, além de evitar a falta de clareza epistemólogica, é capaz de promover saúde em populações saudáveis. Além disso, a coleta de dados de primeira pessoa, em conjunto com o desenvolvimento de tabela de significância clínica, mostraram que a inclusão de uma perspectiva qualitativa pode enriquecer os achados quantitativos, em particular quando se trabalha com amostras pequenas.
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Assim, o primeiro capítulo traça aspectos históricos da definição de mindfulness dentro dos campos da ciência e da religião, problematizando sua operacionalização contemporânea e propondo o desenho de mapa conceitual para facilitar a localização das diferentes perspectivas existentes. O capítulo um também aponta as incoerências e desacertos decorrentes da passagem de uma epistemologia espiritual para uma de caráter científico. O segundo capítulo aprofunda este tema, explorando a relação entre o mindfulness religioso e sua inserção no campo das racionalidades médicas, levantando novamente o problema da operacionalização das práticas de mindfulness para além do universo filosófico-espiritual. Utilizando uma perspectiva social das ciências médicas, delimita-se a epistemologia de cada um dos universos de mindfulness – o religioso e o médico. O terceiro capítulo se ocupa da apresentação teórico-conceitual de um protocolo neurocientífico de mindfulness, como um possível framework de trabalho totalmente secular, capaz de transpor as dificuldades apresentadas nos capítulos anteriores e presentes nos protocolos de intervenção mais tradicionais. No quarto capítulo, que marca a seção empírica, verificamos, utilizando um design misto (qualitativo e quantitativo) os efeitos do protocolo apresentado no capítulo três para melhorar a capacidade de regulação emocional e senso de auto-eficácia geral em estudantes universitários. Os resultados indicam que a intervenção é capaz de aumentar os níveis de mindfulness (p≤0,06) e melhorar a capacidade de regulação emocional (p≤0,05), mas não o senso de auto-eficácia geral. Assim, o desenvolvimento de uma intervenção secular, não contendo os tradicionais elementos quasi-religiosos presentes nos programas tradicionais de 8 semanas, é uma alternativa viável que, além de evitar a falta de clareza epistemólogica, é capaz de promover saúde em populações saudáveis. Além disso, a coleta de dados de primeira pessoa, em conjunto com o desenvolvimento de tabela de significância clínica, mostraram que a inclusão de uma perspectiva qualitativa pode enriquecer os achados quantitativos, em particular quando se trabalha com amostras pequenas.Theoretical dissertation with experimental illustration, divided into four chapters: first three chapters on the theoretical and conceptual foundations of mindfulness, as well as its historical split between the fields of science and religion and an experimental chapter on the effects of a brief neurocognitive training mindfulness in college students. The main purpose of this thesis is to demonstrate that despite the expansion of theoretical and practical research in mindfulness, the epistemological bounds that legitimize its development in the domains of science and religion remain obscure. A second objective is to develop and test the effectiveness of a mindfulness Based Intervention (MBI) through a lucid, practical and eminently neurocognitive perspective. The first chapter explores the historical and conceptual aspects of mindfulness definition within the science and religion fields, questioning its contemporary execution and proposing the design of a conceptual map to facilitate the location of different legitimate perspectives. Chapter one also points out the inconsistencies and errors resulting from the passage of a spiritual epistemology for a scientific one. The second chapter deepens the theme raised on chapter one, exploring the relationship between religious mindfulness and its role in medical rationalities, once again pointing out the issue of operationalizing mindfulness beyond the philosophical and spiritual universe. Using a social perspective of medical science, epistemology is delimited for each mindfulness perspective - the religious and the medical. The third chapter deals with the theoretical and conceptual presentation of a neuroscientific mindfulness protocol as a possible secular framework, capable of overcoming the difficulties presented in the previous chapters and present in more traditional intervention protocols. In the fourth chapter, which marks the empirical section, we employed a mixed-methods design (qualitative and quantitative) to test the effects of the protocol presented in chapter three to improve the ability of emotional regulation and general self-efficacy in college students. The results indicate that the intervention is able to increase the levels of mindfulness (p = 0.05) and improve the ability of emotional regulation (p = 0.05), but not the sense of general self-efficacy. Therefore, the development of a secular intervention without any traditional quasi-religious elements is a viable alternative that, besides avoiding the lack of epistemological clarity, is able to promote well-being in healthy populations. Furthermore, first-person data, together with the development of clinical significance table, showed that the inclusion of a qualitative approach can enrich the quantitative findings, particularly when working with small samples.application/pdfporReligiosidadeCiênciaCogniçãoPsicologiaMindfulnessNeurocognitionBuddhismReligionScienceMindfulness : boundaries between religion and scienceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2016doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001097371.pdf.txt001097371.pdf.txtExtracted Texttext/plain308456http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198582/2/001097371.pdf.txt3c7e35018001b18b9dc256f6e222c6b8MD52ORIGINAL001097371.pdfTexto completo (inglês)application/pdf2506373http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198582/1/001097371.pdfb5ca42216c3bf775248855c7db38bdafMD5110183/1985822019-08-30 02:35:25.642345oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198582Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-08-30T05:35:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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