Design para experiência em museus : diretrizes para o projeto de comunicação acessível direcionado ao público idoso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cristiano da Cunha
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/264955
Resumo: Instituições museais vêm desenvolvendo iniciativas para promover o compartilhamento de experiências, o conhecimento e o convívio social, tornando esses espaços destinos ideais para o público idoso. Nesse contexto, a Linguagem Simples vem sendo utilizada como um recurso de base para a elaboração da acessibilidade comunicacional. O objetivo dessa pesquisa é propor diretrizes de Linguagem Simples para apoio à tomada de decisão no processo de projeto de comunicação acessível para fins de promover a experiência do público idoso em museus. Para tanto, busca-se referências em áreas como Museologia, Acessibilidade, Linguagem Simples, Design para Experiência e Design Emocional, entre outras. A pesquisa caracteriza-se como um estudo aplicado, a partir da coleta e análise de dados referente à avaliação e verificação da experiência do usuário em museus, por meio da leitura dos textos expositivos. Neste contexto, foram empregadas as técnicas de observação direta, entrevistas semiestruturadas, escala Likert e Emocards para caracterizar e compreender a relação do sujeito (idoso) – meio (museu) – objeto (texto expositivo). A avaliação e verificação das diretrizes de Linguagem Simples, pelos idosos, ocorreu por meio dos textos expositivos do Memorial do Rio Grande do Sul em Porto Alegre/RS. O uso de diretrizes de Linguagem Simples para apoio à tomada de decisão no projeto de comunicação acessível em museus, validaram a hipótese elencada em resposta ao problema de pesquisa. Além das diretrizes de Linguagem Simples, obteve-se como resultados novos instrumentos para o desenvolvimento de projetos de comunicação acessíveis, tal como: instrumentos para avaliação e verificação da leiturabilidade e legibilidade de textos expositivos por meio de escalas Likert; e, instrumentos para avaliação e verificação da experiência do usuário por meio de Emocards.
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A pesquisa caracteriza-se como um estudo aplicado, a partir da coleta e análise de dados referente à avaliação e verificação da experiência do usuário em museus, por meio da leitura dos textos expositivos. Neste contexto, foram empregadas as técnicas de observação direta, entrevistas semiestruturadas, escala Likert e Emocards para caracterizar e compreender a relação do sujeito (idoso) – meio (museu) – objeto (texto expositivo). A avaliação e verificação das diretrizes de Linguagem Simples, pelos idosos, ocorreu por meio dos textos expositivos do Memorial do Rio Grande do Sul em Porto Alegre/RS. O uso de diretrizes de Linguagem Simples para apoio à tomada de decisão no projeto de comunicação acessível em museus, validaram a hipótese elencada em resposta ao problema de pesquisa. Além das diretrizes de Linguagem Simples, obteve-se como resultados novos instrumentos para o desenvolvimento de projetos de comunicação acessíveis, tal como: instrumentos para avaliação e verificação da leiturabilidade e legibilidade de textos expositivos por meio de escalas Likert; e, instrumentos para avaliação e verificação da experiência do usuário por meio de Emocards.Museum institutions have been developing initiatives to promote the sharing of experiences, knowledge and social interaction, making these spaces ideal destinations for the elderly. In this context, Plain Language has been used as a base resource for the elaboration of communicational accessibility. The objective of this research is to propose Plain Language guidelines to support decision-making in the process of accessible communication design in order to promote the experience of the elderly public in museums. To this end, references are sought in areas such as Museology, Accessibility, Plain Language, Design for Experience and Emotional Design, among others. The research is characterized as an applied study, based on the collection and analysis of data regarding the evaluation and verification of the user's experience in museums, through the reading of expository texts. In this context, direct observation techniques, semi-structured interviews, Likert scale and Emocards were used to characterize and understand the relationship between subject (elderly) – environment (museum) – object (expository text). The evaluation and verification of the Plain Language guidelines, by the elderly, took place through the expository texts of the Memorial do Rio Grande do Sul in Porto Alegre/RS. The use of Plain Language guidelines to support decision-making in the accessible communication project in museums validated the hypothesis listed in response to the research problem. In addition to the Plain Language guidelines, new instruments were obtained as results for the development of accessible communication projects, such as: instruments for evaluating and verifying the readability and readability of expository texts through Likert scales; and instruments for evaluating and verifying the user's experience through Emocards.application/pdfporMuseusIdososDesignMuseumPlain LanguageDesignElderlyExperienceDesign para experiência em museus : diretrizes para o projeto de comunicação acessível direcionado ao público idosoDesign for museum experience : guidelines for accessible communication design aimed at the elderly publicinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001176897.pdf.txt001176897.pdf.txtExtracted Texttext/plain571764http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264955/2/001176897.pdf.txt742a1c32749d9b97447b1e618c1b85d8MD52ORIGINAL001176897.pdfTexto completoapplication/pdf16119815http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264955/1/001176897.pdfbe9f3b2c38bd0af572868bfd693497c9MD5110183/2649552023-09-16 03:40:54.437213oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264955Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-09-16T06:40:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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