O som como marca estética do processo: a inserção do som direto no cinema brasileiro de ficção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Igor Araújo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265340
Resumo: O tema central deste trabalho é o estudo de como a inserção do som direto em externas impacta esteticamente um conjunto de filmes do cinema brasileiro, entre 1964 e 1985, quando o uso dessa técnica está em consolidação, ensejada pela entrada dos gravadores portáteis no mercado nacional. Para tal, realizamos uma revisão da literatura que aborda o período, em especial Costa (2006), Guimarães (2008) e Câmara (2015), contrastando com levantamento nosso das fichas técnicas dos filmes e dos escritos de técnicos e cineastas. Depois, partindo da discussão de estilo em Bordwell (2013), propomos um agrupamento dos filmes de ficção do período, buscando constatar se há algo que pode ser descrito como um cinema direto de ficção brasileiro. Por fim, analisamos algumas cenas selecionadas em um grupo pequeno de filmes que caracterizam um uso amplo dessa técnica (entendido como uso maior do que apenas para ruidagem e que permaneça na mixagem final). Serão abordadas no trabalho a questão do desenvolvimento de tecnologias e técnicas de reprodução de som, como pensados pelo campo dos Estudos do som (LASTRA, 2000; STERNE, 2003; NYRE, 2005) e da discussão sobre som no cinema (CHION, 1994; ALTMAN, 2012; DOANNE, 1983), e a questão da relação do direto em externas com as estéticas propostas pelos cineastas no período. Sugere-se que há uma influência da entrada dessa técnica e da discussão em torno dela em elementos estéticos e estilísticos de um grupo considerável de filmes lançados nos anos estudados.
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