Experiências relacionadas à execução de tratamentos endodônticos de urgência e níveis de ansiedade, qualidade do sono e qualidade de vida em alunos de graduação em odontologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grock, Camila Hélen
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/202349
Resumo: A odontologia está entre os cursos de graduação em que os alunos referem um alto índice de estresse, devido à extensa carga horária curricular e ao sentimento de autocrítica dos mesmos. Dentre as especialidades da Odontologia, a Endodontia se destaca como sendo uma das áreas de alta complexidade, que pode despertar significativos níveis de estresse em parte dos alunos. Poucos são os estudos que avaliam as experiências dos alunos de graduação relacionadas à execução de tratamentos endodônticos de urgência, especialmente quando associados à realização de procedimentos clínicos. Da mesma forma, pouco se sabe sobre o perfil de qualidade de vida, ansiedade, além das características da qualidade de sono nesta população. O presente estudo teve como objetivos avaliar a experiência dos alunos de graduação em Odontologia na realização de tratamentos endodônticos de urgência e avaliar os níveis de ansiedade, qualidade de vida e características de sono neste grupo de indivíduos. Foram utilizados os seguintes instrumentos para avaliação: IDATE, DASS-21, WHOQOL-BREF E PSQI, além de um questionário para avaliar os níveis de confiança dos alunos para a realização de procedimentos endodônticos de urgência, e escalas numérica e analógica de ansiedade aplicadas no antes e após o atendimento de urgência. Após a aplicação de todos os instrumentos quantitativos, foram sorteados 10 alunos para participar de uma análise qualitativa através de um grupo focal. Um total de 33 alunos participou da pesquisa, a média de idade foi de 21,48 ± 1,86 anos. A maioria deles relatou sentir-se “muito confiante” ou “confiante” ao realizar anestesia (57,6%), isolamento absoluto (57,6%) e selamento coronário (72,7%). Entretanto, sentiram-se “pouco confiantes” ou “muito pouco confiantes” durante a realização da pulpotomia/pulpectomia (24,2%) e abertura coronária (15,2%). A média do escore geral de qualidade de vida foi 67,52 DP=14,49. Os alunos que tiveram escore maior que o percentil 75 (27,3%) tanto para o IDATE como para o instrumento DASS-21 foram classificados como “altamente ansiosos”. Os valores das escalas numérica e analógica para ansiedade foram maiores no momento pré-operatório quando comparadas com o pós-opertarório (P<0,05 Teste de Wilcoxon). A partir de testes de associação (Teste Qui-quadrado ou Exato de Fischer), todos os alunos que foram classificados como “altamente ansiosos” não se sentiram confiantes para realizar procedimentos de “abertura coronária” e “pulpotomia/pulpectomia”. De acordo com a pontuação global do PSQI, 72,7% dos alunos possuem qualidade do sono categorizada como ruim. Foi possível concluir que há altos níveis de ansiedade entre os alunos, o que leva a uma redução na confiança antes da realização de procedimentos endodônticos de urgência. Sugere-se um rearranjo nas atividades, possibilitando um maior número de aulas práticas na área de endodontia, tanto em pré-clínicas quanto em clínicas, para diminuir os níveis de ansiedade dos alunos e aumentar o grau de confiança antes da realização de procedimentos endodônticos de urgência. Assim, evidencia-se a constante necessidade de avaliação do processo ensino-aprendizagem em Odontologia e da implementação de medidas que possam contribuir para este crescimento.
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O presente estudo teve como objetivos avaliar a experiência dos alunos de graduação em Odontologia na realização de tratamentos endodônticos de urgência e avaliar os níveis de ansiedade, qualidade de vida e características de sono neste grupo de indivíduos. Foram utilizados os seguintes instrumentos para avaliação: IDATE, DASS-21, WHOQOL-BREF E PSQI, além de um questionário para avaliar os níveis de confiança dos alunos para a realização de procedimentos endodônticos de urgência, e escalas numérica e analógica de ansiedade aplicadas no antes e após o atendimento de urgência. Após a aplicação de todos os instrumentos quantitativos, foram sorteados 10 alunos para participar de uma análise qualitativa através de um grupo focal. Um total de 33 alunos participou da pesquisa, a média de idade foi de 21,48 ± 1,86 anos. A maioria deles relatou sentir-se “muito confiante” ou “confiante” ao realizar anestesia (57,6%), isolamento absoluto (57,6%) e selamento coronário (72,7%). Entretanto, sentiram-se “pouco confiantes” ou “muito pouco confiantes” durante a realização da pulpotomia/pulpectomia (24,2%) e abertura coronária (15,2%). A média do escore geral de qualidade de vida foi 67,52 DP=14,49. Os alunos que tiveram escore maior que o percentil 75 (27,3%) tanto para o IDATE como para o instrumento DASS-21 foram classificados como “altamente ansiosos”. Os valores das escalas numérica e analógica para ansiedade foram maiores no momento pré-operatório quando comparadas com o pós-opertarório (P<0,05 Teste de Wilcoxon). A partir de testes de associação (Teste Qui-quadrado ou Exato de Fischer), todos os alunos que foram classificados como “altamente ansiosos” não se sentiram confiantes para realizar procedimentos de “abertura coronária” e “pulpotomia/pulpectomia”. De acordo com a pontuação global do PSQI, 72,7% dos alunos possuem qualidade do sono categorizada como ruim. Foi possível concluir que há altos níveis de ansiedade entre os alunos, o que leva a uma redução na confiança antes da realização de procedimentos endodônticos de urgência. Sugere-se um rearranjo nas atividades, possibilitando um maior número de aulas práticas na área de endodontia, tanto em pré-clínicas quanto em clínicas, para diminuir os níveis de ansiedade dos alunos e aumentar o grau de confiança antes da realização de procedimentos endodônticos de urgência. Assim, evidencia-se a constante necessidade de avaliação do processo ensino-aprendizagem em Odontologia e da implementação de medidas que possam contribuir para este crescimento.The undegraduation course in Dentistry brings to the students several experiences that may be associated with significant stress, due to the intensive program and self-criticism. Endodontics is one of the most complex areas in Denstistry, and the learning process of clinical skills may elicit significant levels of stress for the students. There are few reports in the literature that evaluate the experiences of undergraduate students related to the execution of emergency endodontic treatment, especially when conducting clinical procedures. There is also a lack of information on the quality of life, anxiety, besides the characteristics of the quality of sleep in this population. The aim of this study was to evaluate the dental students experience in performing emergency endodontic treatments and assess their anxiety levels, quality of life and sleep characteristics. The following instruments for evaluation were used: STAI, DASS-21, WHOQOL-BREF and PSQI and a questionnaire to assess the students' confidence level to perform each step of an emergency endodontic procedure. Both numerical and analogue scales for anxiety were applied before and after emergency care. After application of all quantitative instruments, ten students were randomly selected to join a focus group to collect qualitative data. A total of 33 students participated in the survey. The mean age of the participants was was 21.48 ± 1.86 years-old. Most of them reported feeling "very confident" or "confident" when performing anesthesia (57.6%), rubber dam (57.6%) and coronal sealing (72.7%). However, they felt "little confident" or "very little confident" for performing the access cavity (15.2%) or pulpotomy/pulpectomy (24.2%). The mean score for quality of life was 67.52 (±14.49). Students who had a higher score than the 3 rd quartile for both STAI as to the DASS-21 instrument were classified as "highly anxious", comprising 27.3% of the population. The values of the numeric and analog scales for anxiety were lower in the preoperative period when compared with the post-operative perido (P <0.05 Wilcoxon Test). All students who were classified as "highly anxious" did not feel confident to perform “the access cavity" and "pulpotomy/ pulpectomy” (P<0,05 Chi Square test ). According to the PSQI global score, 72.7% of students had a bad sleep quality. In the present study, it was possible to conclude that there were high levels of anxiety among the students, which leads to a reduction in confidence prior to emergency endodontic procedures. It might be important to suggest a rearrangement in the activities, allowing for more practical classes in Endodontics, for both pre-clinical and clinical training. This approach may contribute to the reduction in students’ anxiety levels and increase the degree of confidence before performing emergency endodontic procedures. Thus, there is a need for the constant evaluation on the teaching-learning process in Dentistry and the adoption of measures that can contribute for its improvement.application/pdfporEndodontiaAlunos de graduaçãoQualidade de vidaSonoAnsiedadeEndodonticsAnxietyQuality of lifeSleep qualityExperiências relacionadas à execução de tratamentos endodônticos de urgência e níveis de ansiedade, qualidade do sono e qualidade de vida em alunos de graduação em odontologiaExperiences related to the execution of emergency endodontic treatment and levels of anxiety, quality of sleep and quality of life of undergraduate dental students info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPrograma de Pós-Graduação em OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001002645.pdf.txt001002645.pdf.txtExtracted Texttext/plain152655http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202349/2/001002645.pdf.txte4abcf4665dbe4b0dbeb4593e7a14c56MD52ORIGINAL001002645.pdfTexto completoapplication/pdf1612777http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202349/1/001002645.pdf48fcfde8ea8bca43eb9655b3d2bf36ebMD5110183/2023492019-12-08 05:03:09.226739oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202349Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-12-08T07:03:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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