Metodologias e abordagens para o ensino e aprendizado de gerenciamento de processos de negócio : uma revisão sistemática da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Diogo Borges da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/263302
Resumo: O gerenciamento eficiente de processos de negócio nas organizações impacta na qualidade dos produtos e serviços prestados e, por consequência, interferem na competitividade destas organizações. Entretanto, é percebida pelas organizações uma dificuldade dos colaboradores para realizar as etapas do gerenciamento de processos de negócio, o que pode estar relacionado com os desafios e obstáculos do ensino e aprendizado de BPM. Além disso, há escassez de instrutores especializados, falta de consenso sobre o currículo dos cursos e algumas fases do ciclo de vida do BPM não são abordadas nos cursos. Assim, o presente estudo realiza uma revisão sistemática da literatura para investigar quais as abordagens de ensino e aprendizado de BPM são utilizadas e como elas são desenvolvidas pelos autores. Ainda, investiga as fases do ciclo de vida do BPM que são desenvolvidas e como essas abordagens influenciam no ensino e aprendizado dos conceitos associados com a disciplina, como se relacionam com a motivação e interesse dos estudantes e se melhoram de alguma forma a sua compreensão e habilidades de execução de suas atividades. Foram encontrados sete classificações de abordagens e metodologias para o ensino e aprendizado de BPM. Elas são desenvolvidas desde a leitura de uma coleção de bibliografias, até a utilização de plataformas computacionais, como ambientes virtuais 3D e interfaces web, ou modelos de colaboração, entre outros. Em relação às fases do ciclo de vida do BPM, observou-se que muitas abordagens tratam da fase de descoberta de processos, pois é nela que ocorre a modelagem, geralmente adotando a BPMN, que é uti lizada nas fases posteriores para a análise, melhoria e controle dos processos. Já quanto à motivação e engajamento dos estudantes para as atividades de ensino e aprendizado, as abordagens que estão mais relacionadas são as baseadas em jogos sérios e plataformas virtuais 3D. Com as informações coletadas e analisadas por meio deste estudo é possível a compreensão das abordagens de ensino e aprendizado de BPM encontradas na literatura e como estas são conduzidas, além de como elas impactam na melhoria das habilidades e competências dos estudantes. Desta forma, o presente trabalho pode servir como base para futuras pesquisas e desenvolvimentos de recursos pedagógicos e ferramentas educa cionais relacionados ao BPM e às fases de seu ciclo de vida.
id URGS_7dd87e501af111365e33aa07fc491566
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263302
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Silva, Diogo Borges daThom, Lucinéia Heloisa2023-08-08T03:40:39Z2023http://hdl.handle.net/10183/263302001174641O gerenciamento eficiente de processos de negócio nas organizações impacta na qualidade dos produtos e serviços prestados e, por consequência, interferem na competitividade destas organizações. Entretanto, é percebida pelas organizações uma dificuldade dos colaboradores para realizar as etapas do gerenciamento de processos de negócio, o que pode estar relacionado com os desafios e obstáculos do ensino e aprendizado de BPM. Além disso, há escassez de instrutores especializados, falta de consenso sobre o currículo dos cursos e algumas fases do ciclo de vida do BPM não são abordadas nos cursos. Assim, o presente estudo realiza uma revisão sistemática da literatura para investigar quais as abordagens de ensino e aprendizado de BPM são utilizadas e como elas são desenvolvidas pelos autores. Ainda, investiga as fases do ciclo de vida do BPM que são desenvolvidas e como essas abordagens influenciam no ensino e aprendizado dos conceitos associados com a disciplina, como se relacionam com a motivação e interesse dos estudantes e se melhoram de alguma forma a sua compreensão e habilidades de execução de suas atividades. Foram encontrados sete classificações de abordagens e metodologias para o ensino e aprendizado de BPM. Elas são desenvolvidas desde a leitura de uma coleção de bibliografias, até a utilização de plataformas computacionais, como ambientes virtuais 3D e interfaces web, ou modelos de colaboração, entre outros. Em relação às fases do ciclo de vida do BPM, observou-se que muitas abordagens tratam da fase de descoberta de processos, pois é nela que ocorre a modelagem, geralmente adotando a BPMN, que é uti lizada nas fases posteriores para a análise, melhoria e controle dos processos. Já quanto à motivação e engajamento dos estudantes para as atividades de ensino e aprendizado, as abordagens que estão mais relacionadas são as baseadas em jogos sérios e plataformas virtuais 3D. Com as informações coletadas e analisadas por meio deste estudo é possível a compreensão das abordagens de ensino e aprendizado de BPM encontradas na literatura e como estas são conduzidas, além de como elas impactam na melhoria das habilidades e competências dos estudantes. Desta forma, o presente trabalho pode servir como base para futuras pesquisas e desenvolvimentos de recursos pedagógicos e ferramentas educa cionais relacionados ao BPM e às fases de seu ciclo de vida.The efficient management of business processes in organizations impacts the quality of products and services provided and, consequently, interferes with the competitiveness of these organizations. However, organizations perceive difficulty for employees to carry out the stages of business process management, which may be related to the challenges and obstacles of teaching and learning BPM. In addition, there is a shortage of specialized instructors, a lack of consensus on course curriculum, and some BPM lifecycle phases are not covered in courses. Thus, the present study performs a systematic review of the liter ature to investigate which BPM teaching and learning approaches are used and how they are developed by the authors. Furthermore, it investigates the BPM lifecycle’s phases that are developed and how these approaches influence the teaching and learning of concepts associated with the discipline, how they relate to students’ motivation and interest, and if they somehow improve their understanding and skills to carry out their activities. Seven classifications of approaches and methodologies for teaching and learning BPM were found. They are developed from reading a collection of bibliographies to the use of com putational platforms, such as 3D virtual environments and web interfaces or collaboration models, among others. Regarding the phases of the BPM lifecycle, it was observed that many approaches deal with the process discovery phase since it is in this phase that mod eling takes place, generally adopting BPMN, which is used in later phases for analysis, improvement, and process control. The approaches that are most related to the motivation and engagement of students in teaching and learning activities are those based on serious games and 3D virtual platforms. With the information collected and analyzed through this study, it is possible to understand the BPM teaching and learning approaches found in the literature and how they are conducted, as well as how they impact the improvement of students’ skills and competencies. In this way, the present study can serve as a basis for future research and development of pedagogical resources and educational tools related to BPM and the phases of its lifecycle.application/pdfengProcessos de negóciosEnsino e aprendizagemGerenciamento de processos de negóciosEducaçãoTeaching and learningMetodologias e abordagens para o ensino e aprendizado de gerenciamento de processos de negócio : uma revisão sistemática da literaturaMethodologies and Approaches for Teaching and Learning Business Process Management : A Systematic Literature Review info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPrograma de Pós-Graduação em ComputaçãoPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001174641.pdf.txt001174641.pdf.txtExtracted Texttext/plain243616http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263302/2/001174641.pdf.txt8d99da4a4d026503e88c45772dc9d144MD52ORIGINAL001174641.pdfTexto completoapplication/pdf1767069http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263302/1/001174641.pdf17ffe7b87c58f788a727fb09a2d33cecMD5110183/2633022023-09-01 03:32:48.871283oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263302Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-09-01T06:32:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Metodologias e abordagens para o ensino e aprendizado de gerenciamento de processos de negócio : uma revisão sistemática da literatura
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Methodologies and Approaches for Teaching and Learning Business Process Management : A Systematic Literature Review
title Metodologias e abordagens para o ensino e aprendizado de gerenciamento de processos de negócio : uma revisão sistemática da literatura
spellingShingle Metodologias e abordagens para o ensino e aprendizado de gerenciamento de processos de negócio : uma revisão sistemática da literatura
Silva, Diogo Borges da
Processos de negócios
Ensino e aprendizagem
Gerenciamento de processos de negócios
Educação
Teaching and learning
title_short Metodologias e abordagens para o ensino e aprendizado de gerenciamento de processos de negócio : uma revisão sistemática da literatura
title_full Metodologias e abordagens para o ensino e aprendizado de gerenciamento de processos de negócio : uma revisão sistemática da literatura
title_fullStr Metodologias e abordagens para o ensino e aprendizado de gerenciamento de processos de negócio : uma revisão sistemática da literatura
title_full_unstemmed Metodologias e abordagens para o ensino e aprendizado de gerenciamento de processos de negócio : uma revisão sistemática da literatura
title_sort Metodologias e abordagens para o ensino e aprendizado de gerenciamento de processos de negócio : uma revisão sistemática da literatura
author Silva, Diogo Borges da
author_facet Silva, Diogo Borges da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Diogo Borges da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Thom, Lucinéia Heloisa
contributor_str_mv Thom, Lucinéia Heloisa
dc.subject.por.fl_str_mv Processos de negócios
Ensino e aprendizagem
Gerenciamento de processos de negócios
Educação
topic Processos de negócios
Ensino e aprendizagem
Gerenciamento de processos de negócios
Educação
Teaching and learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching and learning
description O gerenciamento eficiente de processos de negócio nas organizações impacta na qualidade dos produtos e serviços prestados e, por consequência, interferem na competitividade destas organizações. Entretanto, é percebida pelas organizações uma dificuldade dos colaboradores para realizar as etapas do gerenciamento de processos de negócio, o que pode estar relacionado com os desafios e obstáculos do ensino e aprendizado de BPM. Além disso, há escassez de instrutores especializados, falta de consenso sobre o currículo dos cursos e algumas fases do ciclo de vida do BPM não são abordadas nos cursos. Assim, o presente estudo realiza uma revisão sistemática da literatura para investigar quais as abordagens de ensino e aprendizado de BPM são utilizadas e como elas são desenvolvidas pelos autores. Ainda, investiga as fases do ciclo de vida do BPM que são desenvolvidas e como essas abordagens influenciam no ensino e aprendizado dos conceitos associados com a disciplina, como se relacionam com a motivação e interesse dos estudantes e se melhoram de alguma forma a sua compreensão e habilidades de execução de suas atividades. Foram encontrados sete classificações de abordagens e metodologias para o ensino e aprendizado de BPM. Elas são desenvolvidas desde a leitura de uma coleção de bibliografias, até a utilização de plataformas computacionais, como ambientes virtuais 3D e interfaces web, ou modelos de colaboração, entre outros. Em relação às fases do ciclo de vida do BPM, observou-se que muitas abordagens tratam da fase de descoberta de processos, pois é nela que ocorre a modelagem, geralmente adotando a BPMN, que é uti lizada nas fases posteriores para a análise, melhoria e controle dos processos. Já quanto à motivação e engajamento dos estudantes para as atividades de ensino e aprendizado, as abordagens que estão mais relacionadas são as baseadas em jogos sérios e plataformas virtuais 3D. Com as informações coletadas e analisadas por meio deste estudo é possível a compreensão das abordagens de ensino e aprendizado de BPM encontradas na literatura e como estas são conduzidas, além de como elas impactam na melhoria das habilidades e competências dos estudantes. Desta forma, o presente trabalho pode servir como base para futuras pesquisas e desenvolvimentos de recursos pedagógicos e ferramentas educa cionais relacionados ao BPM e às fases de seu ciclo de vida.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-08T03:40:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/263302
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001174641
url http://hdl.handle.net/10183/263302
identifier_str_mv 001174641
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263302/2/001174641.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263302/1/001174641.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8d99da4a4d026503e88c45772dc9d144
17ffe7b87c58f788a727fb09a2d33cec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085624741363712