A arte e a educação na escola : os caminhos da apreciação estética de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penteado, Cléa
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/1920
Resumo: Esta dissertação apresenta um estudo da apreciação estética de jovens e adultos que se encontram na escola com a intenção de concluir seus estudos no Ensino Fundamental. Buscamos revelar o que pensam, o que mexe com sua sensibilidade, enfim, como vêem o mundo. Para isso, fazemos uma breve recapitulação da história do ensino de arte no Brasil, e um apanhado histórico do sentido do termo estética, como forma de situar nosso trabalho. Incluímos também uma reflexão que envolve não só a estética e a arte, mas também a educadora e suas construções, relacionadas a suas vivências, processos de formação, e o papel da educação estética na escola. Constitui-se assim uma dialética que envolve a realidade pesquisada, a pesquisadora e as teorias que dão sustentação ao trabalho. Os referenciais teóricos da construção do conhecimento de Piaget permeiam o texto, aliados a uma concepção socializadora da arte, no sentido de entender e afirmar os processos criativos como possíveis de serem desenvolvidos por todos os homens e mulheres. A apreciação estética dos jovens e adultos mostra-se, através da escolha de imagens, que, quando analisadas, nos surpreendem, pois nos revelam um olhar voltado à realidade e uma apreciação sensível, humana e profundamente ética, uma realidade diferente das hipóteses que tínhamos ao iniciar este trabalho.
id URGS_7ed14f0e5679b2800de6206bade979d4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/1920
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Penteado, CléaBecker, Fernando2007-06-06T17:19:09Z2001http://hdl.handle.net/10183/1920000312170Esta dissertação apresenta um estudo da apreciação estética de jovens e adultos que se encontram na escola com a intenção de concluir seus estudos no Ensino Fundamental. Buscamos revelar o que pensam, o que mexe com sua sensibilidade, enfim, como vêem o mundo. Para isso, fazemos uma breve recapitulação da história do ensino de arte no Brasil, e um apanhado histórico do sentido do termo estética, como forma de situar nosso trabalho. Incluímos também uma reflexão que envolve não só a estética e a arte, mas também a educadora e suas construções, relacionadas a suas vivências, processos de formação, e o papel da educação estética na escola. Constitui-se assim uma dialética que envolve a realidade pesquisada, a pesquisadora e as teorias que dão sustentação ao trabalho. Os referenciais teóricos da construção do conhecimento de Piaget permeiam o texto, aliados a uma concepção socializadora da arte, no sentido de entender e afirmar os processos criativos como possíveis de serem desenvolvidos por todos os homens e mulheres. A apreciação estética dos jovens e adultos mostra-se, através da escolha de imagens, que, quando analisadas, nos surpreendem, pois nos revelam um olhar voltado à realidade e uma apreciação sensível, humana e profundamente ética, uma realidade diferente das hipóteses que tínhamos ao iniciar este trabalho.application/pdfporEducação artísticaHistóriaEducação de jovens e adultosArteEstéticaBrasilA arte e a educação na escola : os caminhos da apreciação estética de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2001mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000312170.pdf000312170.pdfTexto completoapplication/pdf3730811http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1920/1/000312170.pdfa8783fbd5f914c737003e92c82ff1f24MD51TEXT000312170.pdf.txt000312170.pdf.txtExtracted Texttext/plain198697http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1920/2/000312170.pdf.txte2ad4e78baaac12e00ca3687aac7aee6MD52THUMBNAIL000312170.pdf.jpg000312170.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1073http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1920/3/000312170.pdf.jpg1a91166b3690035934dcf50095652d40MD5310183/19202019-10-26 03:50:06.5567oai:www.lume.ufrgs.br:10183/1920Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-10-26T06:50:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A arte e a educação na escola : os caminhos da apreciação estética de jovens e adultos
title A arte e a educação na escola : os caminhos da apreciação estética de jovens e adultos
spellingShingle A arte e a educação na escola : os caminhos da apreciação estética de jovens e adultos
Penteado, Cléa
Educação artística
História
Educação de jovens e adultos
Arte
Estética
Brasil
title_short A arte e a educação na escola : os caminhos da apreciação estética de jovens e adultos
title_full A arte e a educação na escola : os caminhos da apreciação estética de jovens e adultos
title_fullStr A arte e a educação na escola : os caminhos da apreciação estética de jovens e adultos
title_full_unstemmed A arte e a educação na escola : os caminhos da apreciação estética de jovens e adultos
title_sort A arte e a educação na escola : os caminhos da apreciação estética de jovens e adultos
author Penteado, Cléa
author_facet Penteado, Cléa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Penteado, Cléa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Becker, Fernando
contributor_str_mv Becker, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artística
História
Educação de jovens e adultos
Arte
Estética
Brasil
topic Educação artística
História
Educação de jovens e adultos
Arte
Estética
Brasil
description Esta dissertação apresenta um estudo da apreciação estética de jovens e adultos que se encontram na escola com a intenção de concluir seus estudos no Ensino Fundamental. Buscamos revelar o que pensam, o que mexe com sua sensibilidade, enfim, como vêem o mundo. Para isso, fazemos uma breve recapitulação da história do ensino de arte no Brasil, e um apanhado histórico do sentido do termo estética, como forma de situar nosso trabalho. Incluímos também uma reflexão que envolve não só a estética e a arte, mas também a educadora e suas construções, relacionadas a suas vivências, processos de formação, e o papel da educação estética na escola. Constitui-se assim uma dialética que envolve a realidade pesquisada, a pesquisadora e as teorias que dão sustentação ao trabalho. Os referenciais teóricos da construção do conhecimento de Piaget permeiam o texto, aliados a uma concepção socializadora da arte, no sentido de entender e afirmar os processos criativos como possíveis de serem desenvolvidos por todos os homens e mulheres. A apreciação estética dos jovens e adultos mostra-se, através da escolha de imagens, que, quando analisadas, nos surpreendem, pois nos revelam um olhar voltado à realidade e uma apreciação sensível, humana e profundamente ética, uma realidade diferente das hipóteses que tínhamos ao iniciar este trabalho.
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:19:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/1920
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000312170
url http://hdl.handle.net/10183/1920
identifier_str_mv 000312170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1920/1/000312170.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1920/2/000312170.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1920/3/000312170.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a8783fbd5f914c737003e92c82ff1f24
e2ad4e78baaac12e00ca3687aac7aee6
1a91166b3690035934dcf50095652d40
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085008394682368