A arte e a educação na escola : os caminhos da apreciação estética de jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/1920 |
Resumo: | Esta dissertação apresenta um estudo da apreciação estética de jovens e adultos que se encontram na escola com a intenção de concluir seus estudos no Ensino Fundamental. Buscamos revelar o que pensam, o que mexe com sua sensibilidade, enfim, como vêem o mundo. Para isso, fazemos uma breve recapitulação da história do ensino de arte no Brasil, e um apanhado histórico do sentido do termo estética, como forma de situar nosso trabalho. Incluímos também uma reflexão que envolve não só a estética e a arte, mas também a educadora e suas construções, relacionadas a suas vivências, processos de formação, e o papel da educação estética na escola. Constitui-se assim uma dialética que envolve a realidade pesquisada, a pesquisadora e as teorias que dão sustentação ao trabalho. Os referenciais teóricos da construção do conhecimento de Piaget permeiam o texto, aliados a uma concepção socializadora da arte, no sentido de entender e afirmar os processos criativos como possíveis de serem desenvolvidos por todos os homens e mulheres. A apreciação estética dos jovens e adultos mostra-se, através da escolha de imagens, que, quando analisadas, nos surpreendem, pois nos revelam um olhar voltado à realidade e uma apreciação sensível, humana e profundamente ética, uma realidade diferente das hipóteses que tínhamos ao iniciar este trabalho. |
id |
URGS_7ed14f0e5679b2800de6206bade979d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/1920 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Penteado, CléaBecker, Fernando2007-06-06T17:19:09Z2001http://hdl.handle.net/10183/1920000312170Esta dissertação apresenta um estudo da apreciação estética de jovens e adultos que se encontram na escola com a intenção de concluir seus estudos no Ensino Fundamental. Buscamos revelar o que pensam, o que mexe com sua sensibilidade, enfim, como vêem o mundo. Para isso, fazemos uma breve recapitulação da história do ensino de arte no Brasil, e um apanhado histórico do sentido do termo estética, como forma de situar nosso trabalho. Incluímos também uma reflexão que envolve não só a estética e a arte, mas também a educadora e suas construções, relacionadas a suas vivências, processos de formação, e o papel da educação estética na escola. Constitui-se assim uma dialética que envolve a realidade pesquisada, a pesquisadora e as teorias que dão sustentação ao trabalho. Os referenciais teóricos da construção do conhecimento de Piaget permeiam o texto, aliados a uma concepção socializadora da arte, no sentido de entender e afirmar os processos criativos como possíveis de serem desenvolvidos por todos os homens e mulheres. A apreciação estética dos jovens e adultos mostra-se, através da escolha de imagens, que, quando analisadas, nos surpreendem, pois nos revelam um olhar voltado à realidade e uma apreciação sensível, humana e profundamente ética, uma realidade diferente das hipóteses que tínhamos ao iniciar este trabalho.application/pdfporEducação artísticaHistóriaEducação de jovens e adultosArteEstéticaBrasilA arte e a educação na escola : os caminhos da apreciação estética de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2001mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000312170.pdf000312170.pdfTexto completoapplication/pdf3730811http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1920/1/000312170.pdfa8783fbd5f914c737003e92c82ff1f24MD51TEXT000312170.pdf.txt000312170.pdf.txtExtracted Texttext/plain198697http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1920/2/000312170.pdf.txte2ad4e78baaac12e00ca3687aac7aee6MD52THUMBNAIL000312170.pdf.jpg000312170.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1073http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1920/3/000312170.pdf.jpg1a91166b3690035934dcf50095652d40MD5310183/19202019-10-26 03:50:06.5567oai:www.lume.ufrgs.br:10183/1920Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-10-26T06:50:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A arte e a educação na escola : os caminhos da apreciação estética de jovens e adultos |
title |
A arte e a educação na escola : os caminhos da apreciação estética de jovens e adultos |
spellingShingle |
A arte e a educação na escola : os caminhos da apreciação estética de jovens e adultos Penteado, Cléa Educação artística História Educação de jovens e adultos Arte Estética Brasil |
title_short |
A arte e a educação na escola : os caminhos da apreciação estética de jovens e adultos |
title_full |
A arte e a educação na escola : os caminhos da apreciação estética de jovens e adultos |
title_fullStr |
A arte e a educação na escola : os caminhos da apreciação estética de jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
A arte e a educação na escola : os caminhos da apreciação estética de jovens e adultos |
title_sort |
A arte e a educação na escola : os caminhos da apreciação estética de jovens e adultos |
author |
Penteado, Cléa |
author_facet |
Penteado, Cléa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Penteado, Cléa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Becker, Fernando |
contributor_str_mv |
Becker, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação artística História Educação de jovens e adultos Arte Estética Brasil |
topic |
Educação artística História Educação de jovens e adultos Arte Estética Brasil |
description |
Esta dissertação apresenta um estudo da apreciação estética de jovens e adultos que se encontram na escola com a intenção de concluir seus estudos no Ensino Fundamental. Buscamos revelar o que pensam, o que mexe com sua sensibilidade, enfim, como vêem o mundo. Para isso, fazemos uma breve recapitulação da história do ensino de arte no Brasil, e um apanhado histórico do sentido do termo estética, como forma de situar nosso trabalho. Incluímos também uma reflexão que envolve não só a estética e a arte, mas também a educadora e suas construções, relacionadas a suas vivências, processos de formação, e o papel da educação estética na escola. Constitui-se assim uma dialética que envolve a realidade pesquisada, a pesquisadora e as teorias que dão sustentação ao trabalho. Os referenciais teóricos da construção do conhecimento de Piaget permeiam o texto, aliados a uma concepção socializadora da arte, no sentido de entender e afirmar os processos criativos como possíveis de serem desenvolvidos por todos os homens e mulheres. A apreciação estética dos jovens e adultos mostra-se, através da escolha de imagens, que, quando analisadas, nos surpreendem, pois nos revelam um olhar voltado à realidade e uma apreciação sensível, humana e profundamente ética, uma realidade diferente das hipóteses que tínhamos ao iniciar este trabalho. |
publishDate |
2001 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2001 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:19:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/1920 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000312170 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/1920 |
identifier_str_mv |
000312170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1920/1/000312170.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1920/2/000312170.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/1920/3/000312170.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a8783fbd5f914c737003e92c82ff1f24 e2ad4e78baaac12e00ca3687aac7aee6 1a91166b3690035934dcf50095652d40 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085008394682368 |