De gato do mato a combatente em terras estrangeiras : o ponto de vista sobre Vasco Bruno na obra de Erico Veríssimo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/238832 |
Resumo: | Este trabalho tem como questão norteadora compreender de que modo, partindo do ponto de vista dos diferentes narradores dos romances Música ao Longe, Um Lugar ao Sol e Saga, de Erico Verissimo, é delimitada a identidade pessoal da personagem Vasco Bruno, associando-a ao conceito de história a ser empreendido e investigado nas 3 narrativas citadas. Para tanto, a presente pesquisa, de caráter bibliográfico, apoia-se nos estudos de Norman Friedman acerca do ponto de vista na narração e na categoria literária do autor implícito, delimitada por Wayne C. Booth. Em relação aos modos de compreensão do conceito de história nas narrativas, a dissertação ocupase das concepções de Walter Benjamin sobre o tema. O trabalho se divide em quatro momentos; sendo o primeiro uma retomada teórica de elementos relacionados ao campo conceitual da narratologia no século XX. Após, procede-se à análise dos romances. No capítulo correspondente a Música ao Longe, a partir dos pensamentos de Clarissa enquanto narradora-protagonista ou do narrador onisciente, recolhe de Vasco informações que põem em cheque as suas concepções de tradição, cultura e história, aspecto que se faz presente na organização do romance e no que diz respeito ao primo.No capítulo seguinte, estudam-se os efeitos da multiplicidade de narradores em Um Lugar ao Sol; em Porto Alegre, ele se encontra em uma posição de limiaridade: apresenta similaridades com o flâneur baudelairiano e dele se distancia em virtude de sua situação de desempregado, bem como das injustiças sociais presentes na capital gaúcha na primeira metade do decênio de 1930. Por fim, na análise de Saga, todo o material da narrativa se origina da mente de Vasco, que corresponde ao narradorprotagonista e percebe-se que a forma como ele rememora suas vivências em Jacarecanga, em Porto Alegre e na Espanha se atrelam ao conceito de história empreendido por ele e no romance em questão. Ao cabo, chega-se à consideração de que ao primo de Clarissa é indissociável a virtualidade de um “intelectual em contínua formação”, pois sua constante atitude de análise do espaço que o cerca, das pessoas e do pretérito, bem como seus deslocamentos geográficos, constituem atos estéticos através dos quais propõe dar continuidade à sua formação intelectual, de modo a, por meio de sua arte, empregar visibilidade aos fatos e pessoas negligenciados e negligenciáveis por uma vigente visão histórica conformista. |
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Souza, Eduardo Belmonte deBordini, Maria da Glória2022-05-24T04:42:00Z2021http://hdl.handle.net/10183/238832001136647Este trabalho tem como questão norteadora compreender de que modo, partindo do ponto de vista dos diferentes narradores dos romances Música ao Longe, Um Lugar ao Sol e Saga, de Erico Verissimo, é delimitada a identidade pessoal da personagem Vasco Bruno, associando-a ao conceito de história a ser empreendido e investigado nas 3 narrativas citadas. Para tanto, a presente pesquisa, de caráter bibliográfico, apoia-se nos estudos de Norman Friedman acerca do ponto de vista na narração e na categoria literária do autor implícito, delimitada por Wayne C. Booth. Em relação aos modos de compreensão do conceito de história nas narrativas, a dissertação ocupase das concepções de Walter Benjamin sobre o tema. O trabalho se divide em quatro momentos; sendo o primeiro uma retomada teórica de elementos relacionados ao campo conceitual da narratologia no século XX. Após, procede-se à análise dos romances. No capítulo correspondente a Música ao Longe, a partir dos pensamentos de Clarissa enquanto narradora-protagonista ou do narrador onisciente, recolhe de Vasco informações que põem em cheque as suas concepções de tradição, cultura e história, aspecto que se faz presente na organização do romance e no que diz respeito ao primo.No capítulo seguinte, estudam-se os efeitos da multiplicidade de narradores em Um Lugar ao Sol; em Porto Alegre, ele se encontra em uma posição de limiaridade: apresenta similaridades com o flâneur baudelairiano e dele se distancia em virtude de sua situação de desempregado, bem como das injustiças sociais presentes na capital gaúcha na primeira metade do decênio de 1930. Por fim, na análise de Saga, todo o material da narrativa se origina da mente de Vasco, que corresponde ao narradorprotagonista e percebe-se que a forma como ele rememora suas vivências em Jacarecanga, em Porto Alegre e na Espanha se atrelam ao conceito de história empreendido por ele e no romance em questão. Ao cabo, chega-se à consideração de que ao primo de Clarissa é indissociável a virtualidade de um “intelectual em contínua formação”, pois sua constante atitude de análise do espaço que o cerca, das pessoas e do pretérito, bem como seus deslocamentos geográficos, constituem atos estéticos através dos quais propõe dar continuidade à sua formação intelectual, de modo a, por meio de sua arte, empregar visibilidade aos fatos e pessoas negligenciados e negligenciáveis por uma vigente visão histórica conformista.This paper has as a guide to understand how, starting from the point of view of the different narrators of the novels Distant Music, A Place in the sun and Saga, by Erico Verissimo, the personal identity of Vasco Bruno is defined, associating it with the concept of history to be undertaken and investigated in the 3 narratives cited. For this purpose, this bibliographic research is based on Norman Friedman's studies on the point of view in the narration, as well as on the literary category of the implicit author, delimited by Wayne C. Booth. Regarding the ways of understanding the concept of history in narratives, the dissertation is concerned with Walter Benjamin's conceptions on the subject. The work is divided into four moments; the first being a theoretical resumption of elements related to the conceptual field of narratology in the twentieth century. In subsequent moments, the novels are analyzed. In the chapter corresponding to Distant Music, from Clarissa's thoughts, by her sieve as narratorprotagonist or the omniscient narrator, she doubts of the conceptions of tradition, culture and history for her family, aspect that is present in the narrative conduction of the novel, especially with regard to the cousin. In the following chapter, we study the effects of the multiplicity of narrators in A Place in the Sun; meanwhile, after his arrival in Porto Alegre, he finds himself in a position of in the liminality, finding similarities with the baudelairian flaneur; he distances himself from it due to his unemployed situation, as well as the social injustices present in the state capital in the first half of the decade of 1930 Finally, in the analysis of Saga, all the material of the narrative originates in Vasco's mind, which corresponds to the narrator-protagonist, and it can be seen that the way he recalls his experiences in Jacarecanga, Porto Alegre and Spain are linked to the concept of history undertaken by him and in the novel in question. In the end, we arrive at the consideration that Clarissa's cousin is inseparable from the virtuality of an "intellectual in continuous formation", since his uninterrupted attitude of analyzing the space that surrounds him, the people and the past, as well as his geographic displacements, constitute aesthetic acts through which he proposes to give continuity to his intellectual formation, in order to, through his art, employ visibility to facts and people neglected and neglectable by a current conformist historical vision.application/pdfporVeríssimo, Érico, 1905-1975Ponto de vistaNarrador na literaturaAutor implicito na literatura (narrativa)HistóriaLiteraturaPoint of ViewNarratorImplied authorHistoryDe gato do mato a combatente em terras estrangeiras : o ponto de vista sobre Vasco Bruno na obra de Erico Veríssimoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136647.pdf.txt001136647.pdf.txtExtracted Texttext/plain302990http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238832/2/001136647.pdf.txt1758c47c0359a2ab5fb59d6a607e5fa6MD52ORIGINAL001136647.pdfTexto completoapplication/pdf875991http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238832/1/001136647.pdf55f5ec69831fb322e58505196f61b081MD5110183/2388322022-05-25 04:41:03.984138oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238832Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-05-25T07:41:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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