Ensino Médio Politécnico e a relação dos alunos com o saber

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schu, Angela Maria Pacini
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/119751
Resumo: Esta dissertação apresenta reflexões relativas a uma experiência de orientação de pesquisas desenvolvidas por alunos do chamado Ensino Médio Politécnico, em implantação na rede estadual do Rio Grande do Sul. Os registros, coletados em 2013, integram um estudo etnográfico que enfoca o cotidiano dos encontros do componente curricular Seminário Integrado em duas turmas de Ensino Médio - uma de primeiro ano diurno, outra de segundo ano noturno – de uma escola do interior do Estado. Os instrumentos de coleta de dados são registros de observação de aulas, reuniões de professores e outros eventos escolares, gravações em áudio, extratos de diálogo através do Facebook, produções dos alunos, entrevistas semiestruturadas com um professor de Seminário Integrado e com treze estudantes das duas turmas. Procurou-se analisar como os alunos se mobilizaram em situações em que podiam escolher o tema de pesquisa e sua abordagem, o que os ajudou nessa produção e também o que os entravou, e a presença da Matemática. Buscou-se refletir sobre a relação dos alunos com a escola e com o saber, considerando suas vivências e sua relação com o trabalho. Nas pesquisas dos alunos, foi observado que evitaram usar Matemática e que a Matemática utilizada foi trivial. Suas aprendizagens, no Seminário Integrado, estiveram mais relacionadas às atividades de escrever, pesquisar, entrevistar e apresentar do que ao conteúdo de suas pesquisas.
id URGS_845c780fabbe09fe155f3278acc046e4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/119751
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Schu, Angela Maria PaciniBurigo, Elisabete Zardo2015-07-30T02:02:35Z2015http://hdl.handle.net/10183/119751000969395Esta dissertação apresenta reflexões relativas a uma experiência de orientação de pesquisas desenvolvidas por alunos do chamado Ensino Médio Politécnico, em implantação na rede estadual do Rio Grande do Sul. Os registros, coletados em 2013, integram um estudo etnográfico que enfoca o cotidiano dos encontros do componente curricular Seminário Integrado em duas turmas de Ensino Médio - uma de primeiro ano diurno, outra de segundo ano noturno – de uma escola do interior do Estado. Os instrumentos de coleta de dados são registros de observação de aulas, reuniões de professores e outros eventos escolares, gravações em áudio, extratos de diálogo através do Facebook, produções dos alunos, entrevistas semiestruturadas com um professor de Seminário Integrado e com treze estudantes das duas turmas. Procurou-se analisar como os alunos se mobilizaram em situações em que podiam escolher o tema de pesquisa e sua abordagem, o que os ajudou nessa produção e também o que os entravou, e a presença da Matemática. Buscou-se refletir sobre a relação dos alunos com a escola e com o saber, considerando suas vivências e sua relação com o trabalho. Nas pesquisas dos alunos, foi observado que evitaram usar Matemática e que a Matemática utilizada foi trivial. Suas aprendizagens, no Seminário Integrado, estiveram mais relacionadas às atividades de escrever, pesquisar, entrevistar e apresentar do que ao conteúdo de suas pesquisas.This work presents reflections on a students' research orientation experience developed within so-called Polytechnic High School, set up in the educational state system of Rio Grande do Sul. The records comprise data collected through an ethnographic study developed in 2013 that focuses on the meetings of the Integrated Seminar curriculum component in two high school classes. We collected data through observation of lessons, teacher meetings and other school events, audio recordings, extracts of dialogues in Facebook, pupils productions, semi-structured interviews with a school teacher and thirteen students from both classes. We tried to analyse how the students mobilised in situations where they could choose the subject of research and its approach. We also focused on the presence of mathematics in their productions. We tried to reflect on the relationship of students to school and knowledge, considering their experiences and their relationship to work. We observed that the students avoided using mathematics and the mathematics used in their researches was trivial. Their learning in the Integrated Seminar was more related to the activities of writing, researching, interviewing and presenting than to the content of their research.application/pdfporEducação MatemáticaEnsino PolitécnicoEnsino médioHigh schoolPolytechnic educationMathematics educationIntegrated seminarRelationship with knowledgeEnsino Médio Politécnico e a relação dos alunos com o saberinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000969395.pdf000969395.pdfTexto completoapplication/pdf9855013http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119751/1/000969395.pdf39c5b96333bfcfb09daacb87bfbee0b5MD51TEXT000969395.pdf.txt000969395.pdf.txtExtracted Texttext/plain560111http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119751/2/000969395.pdf.txt2142742e37c3634fdbc386d65d9cdfb5MD52THUMBNAIL000969395.pdf.jpg000969395.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1121http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119751/3/000969395.pdf.jpgb602a39185c09b6a225b9cb2c66fc3f5MD5310183/1197512018-10-08 08:34:20.688oai:www.lume.ufrgs.br:10183/119751Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:34:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino Médio Politécnico e a relação dos alunos com o saber
title Ensino Médio Politécnico e a relação dos alunos com o saber
spellingShingle Ensino Médio Politécnico e a relação dos alunos com o saber
Schu, Angela Maria Pacini
Educação Matemática
Ensino Politécnico
Ensino médio
High school
Polytechnic education
Mathematics education
Integrated seminar
Relationship with knowledge
title_short Ensino Médio Politécnico e a relação dos alunos com o saber
title_full Ensino Médio Politécnico e a relação dos alunos com o saber
title_fullStr Ensino Médio Politécnico e a relação dos alunos com o saber
title_full_unstemmed Ensino Médio Politécnico e a relação dos alunos com o saber
title_sort Ensino Médio Politécnico e a relação dos alunos com o saber
author Schu, Angela Maria Pacini
author_facet Schu, Angela Maria Pacini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schu, Angela Maria Pacini
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Burigo, Elisabete Zardo
contributor_str_mv Burigo, Elisabete Zardo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Ensino Politécnico
Ensino médio
topic Educação Matemática
Ensino Politécnico
Ensino médio
High school
Polytechnic education
Mathematics education
Integrated seminar
Relationship with knowledge
dc.subject.eng.fl_str_mv High school
Polytechnic education
Mathematics education
Integrated seminar
Relationship with knowledge
description Esta dissertação apresenta reflexões relativas a uma experiência de orientação de pesquisas desenvolvidas por alunos do chamado Ensino Médio Politécnico, em implantação na rede estadual do Rio Grande do Sul. Os registros, coletados em 2013, integram um estudo etnográfico que enfoca o cotidiano dos encontros do componente curricular Seminário Integrado em duas turmas de Ensino Médio - uma de primeiro ano diurno, outra de segundo ano noturno – de uma escola do interior do Estado. Os instrumentos de coleta de dados são registros de observação de aulas, reuniões de professores e outros eventos escolares, gravações em áudio, extratos de diálogo através do Facebook, produções dos alunos, entrevistas semiestruturadas com um professor de Seminário Integrado e com treze estudantes das duas turmas. Procurou-se analisar como os alunos se mobilizaram em situações em que podiam escolher o tema de pesquisa e sua abordagem, o que os ajudou nessa produção e também o que os entravou, e a presença da Matemática. Buscou-se refletir sobre a relação dos alunos com a escola e com o saber, considerando suas vivências e sua relação com o trabalho. Nas pesquisas dos alunos, foi observado que evitaram usar Matemática e que a Matemática utilizada foi trivial. Suas aprendizagens, no Seminário Integrado, estiveram mais relacionadas às atividades de escrever, pesquisar, entrevistar e apresentar do que ao conteúdo de suas pesquisas.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-07-30T02:02:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/119751
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000969395
url http://hdl.handle.net/10183/119751
identifier_str_mv 000969395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119751/1/000969395.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119751/2/000969395.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/119751/3/000969395.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 39c5b96333bfcfb09daacb87bfbee0b5
2142742e37c3634fdbc386d65d9cdfb5
b602a39185c09b6a225b9cb2c66fc3f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085328692707328