Nelson Rodrigues : o revolucionário reacionário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Seleste Michels da
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/14956
Resumo: Nossa pesquisa insere-se em um grande grupo de críticas que propõe leituras para a obra rodrigueana, que, desde o surgimento dos primeiros textos, tem criado discussão e tem sido por isso analisada através das mais diversas teorias. Queremos propor a análise de quatro das mais controversas peças de Nelson Rodrigues e, já que isso esbarra em aspectos políticos, analisar a posição intelectual do autor, bastante polêmica em um momento de divisão política muito clara. Primeiro mostramos o contexto em que a obra insere-se, considerando: a intelectualidade, a sociedade e a recepção da obra. Depois, lembramos da posição manifesta do autor através das crônicas culturais, nas quais se afirma reacionário. Em seguida, a fim de mostrar a qualidade revolucionária dos textos de Rodrigues, escolhemos o grupo de peças míticas: Álbum de família (1946), Anjo negro (1947), Senhora dos afogados (1947) e Dorotéia (1949). Esse grupo nos pareceu mais interessante porque nele o autor busca uma aproximação ao modelo grego de tragédia e foge da ambientação direta, como acontece nas tragédias cariocas. Nossa análise enfatiza uma perspectiva histórico-antropológica através de Freyre (2004), Holanda (1977) e DaMatta (1985 e 1990), que revelam os problemas sociais e culturais do Brasil apontados criticamente por Nelson Rodrigues; e uma perspectiva filosófica e psicanalítica da moral, através de Nietzsche (1998) e Freud (1974), que esclarecem os conflitos morais assinalados pelo autor. Por fim, mostramos que através da fórmula trágica, que também traz um componente político, o autor revela sua face revolucionária, pondo em debate no teatro justamente os pontos que a sociedade brasileira mais tentou ocultar em seu processo civilizatório.
id URGS_864ad26757720c80766f1096b110bcd0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14956
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Rosa, Seleste Michels daTettamanzy, Ana Lúcia Liberato2009-01-09T04:12:36Z2008http://hdl.handle.net/10183/14956000672762Nossa pesquisa insere-se em um grande grupo de críticas que propõe leituras para a obra rodrigueana, que, desde o surgimento dos primeiros textos, tem criado discussão e tem sido por isso analisada através das mais diversas teorias. Queremos propor a análise de quatro das mais controversas peças de Nelson Rodrigues e, já que isso esbarra em aspectos políticos, analisar a posição intelectual do autor, bastante polêmica em um momento de divisão política muito clara. Primeiro mostramos o contexto em que a obra insere-se, considerando: a intelectualidade, a sociedade e a recepção da obra. Depois, lembramos da posição manifesta do autor através das crônicas culturais, nas quais se afirma reacionário. Em seguida, a fim de mostrar a qualidade revolucionária dos textos de Rodrigues, escolhemos o grupo de peças míticas: Álbum de família (1946), Anjo negro (1947), Senhora dos afogados (1947) e Dorotéia (1949). Esse grupo nos pareceu mais interessante porque nele o autor busca uma aproximação ao modelo grego de tragédia e foge da ambientação direta, como acontece nas tragédias cariocas. Nossa análise enfatiza uma perspectiva histórico-antropológica através de Freyre (2004), Holanda (1977) e DaMatta (1985 e 1990), que revelam os problemas sociais e culturais do Brasil apontados criticamente por Nelson Rodrigues; e uma perspectiva filosófica e psicanalítica da moral, através de Nietzsche (1998) e Freud (1974), que esclarecem os conflitos morais assinalados pelo autor. Por fim, mostramos que através da fórmula trágica, que também traz um componente político, o autor revela sua face revolucionária, pondo em debate no teatro justamente os pontos que a sociedade brasileira mais tentou ocultar em seu processo civilizatório.Our research project is part of a larger group which proposes readings of the works of Nelson Rodrigues. Since they were published, these works have generated a lot of discussion and thus have been analyzed through a set of different theories. We aim at providing one more little piece for this infinite puzzle, proposing an analysis of four of the most controversial plays by Nelson Rodrigues and taking into account the intellectual position of the author, which was very polemic at a time of very clear political disunion.We first set the work in context, considering intellectuals, society and the reception of the work. Then, we recollect the manifest position of the author on his cultural chronicles, in which he states that he is politically conservative. After that, in order to highlight the revolutionary quality of the texts by Nelson Rodrigues, we select a group of mythic plays: Álbum de família (1946), Anjo negro (1947), Senhora dos afogados (1947) and Dorotéia (1949). This group of plays has called our attention once it shows the attempt of the author in coming closer to the model of the Greek tragedy and in escaping from the direct setting, as it normally happens in the “carioca” tragedies. Our analysis mainly tries to provide a historic-anthropological perspective, based on Freyre (2004), Holanda (1977) and Damatta (1985 e 1990), who reveal the social and cultural problems in Brazil which were critically pointed out by Nelson Rodrigues. It also tries to provide a philosophical and psychoanalytical perspective of the moral based on Nietzsche (1998) and Freud (1974), who clear up the moral conflicts pointed out by the author. By using the tragic formula, which also brings about a political component, the author shows his revolutionary face, opening debate at the theatre exactly about the points which the Brazilian society has mostly tried to omit in its civilizatory process.application/pdfporRodrigues, Nelson, 1912-1980Literatura comparadaCritica e interpretacaoCrítica socialLiteratura e sociedadeConflito moralTeatroTragédiaLiteratura brasileiraTragedyBrazilian societyNelson Rodrigues : o revolucionário reacionárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2008mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000672762.pdf000672762.pdfTexto completoapplication/pdf443130http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14956/1/000672762.pdff7e94c53642ca5f2c83b033d1b7fcb00MD51TEXT000672762.pdf.txt000672762.pdf.txtExtracted Texttext/plain210618http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14956/2/000672762.pdf.txt6d1e0c1b50ba858d33cace14dc10cf1fMD52THUMBNAIL000672762.pdf.jpg000672762.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg908http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14956/3/000672762.pdf.jpgc1277a027e2f4598c8f17215c4a98cceMD5310183/149562018-10-17 07:36:38.538oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14956Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T10:36:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Nelson Rodrigues : o revolucionário reacionário
title Nelson Rodrigues : o revolucionário reacionário
spellingShingle Nelson Rodrigues : o revolucionário reacionário
Rosa, Seleste Michels da
Rodrigues, Nelson, 1912-1980
Literatura comparada
Critica e interpretacao
Crítica social
Literatura e sociedade
Conflito moral
Teatro
Tragédia
Literatura brasileira
Tragedy
Brazilian society
title_short Nelson Rodrigues : o revolucionário reacionário
title_full Nelson Rodrigues : o revolucionário reacionário
title_fullStr Nelson Rodrigues : o revolucionário reacionário
title_full_unstemmed Nelson Rodrigues : o revolucionário reacionário
title_sort Nelson Rodrigues : o revolucionário reacionário
author Rosa, Seleste Michels da
author_facet Rosa, Seleste Michels da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Seleste Michels da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tettamanzy, Ana Lúcia Liberato
contributor_str_mv Tettamanzy, Ana Lúcia Liberato
dc.subject.por.fl_str_mv Rodrigues, Nelson, 1912-1980
Literatura comparada
Critica e interpretacao
Crítica social
Literatura e sociedade
Conflito moral
Teatro
Tragédia
Literatura brasileira
topic Rodrigues, Nelson, 1912-1980
Literatura comparada
Critica e interpretacao
Crítica social
Literatura e sociedade
Conflito moral
Teatro
Tragédia
Literatura brasileira
Tragedy
Brazilian society
dc.subject.eng.fl_str_mv Tragedy
Brazilian society
description Nossa pesquisa insere-se em um grande grupo de críticas que propõe leituras para a obra rodrigueana, que, desde o surgimento dos primeiros textos, tem criado discussão e tem sido por isso analisada através das mais diversas teorias. Queremos propor a análise de quatro das mais controversas peças de Nelson Rodrigues e, já que isso esbarra em aspectos políticos, analisar a posição intelectual do autor, bastante polêmica em um momento de divisão política muito clara. Primeiro mostramos o contexto em que a obra insere-se, considerando: a intelectualidade, a sociedade e a recepção da obra. Depois, lembramos da posição manifesta do autor através das crônicas culturais, nas quais se afirma reacionário. Em seguida, a fim de mostrar a qualidade revolucionária dos textos de Rodrigues, escolhemos o grupo de peças míticas: Álbum de família (1946), Anjo negro (1947), Senhora dos afogados (1947) e Dorotéia (1949). Esse grupo nos pareceu mais interessante porque nele o autor busca uma aproximação ao modelo grego de tragédia e foge da ambientação direta, como acontece nas tragédias cariocas. Nossa análise enfatiza uma perspectiva histórico-antropológica através de Freyre (2004), Holanda (1977) e DaMatta (1985 e 1990), que revelam os problemas sociais e culturais do Brasil apontados criticamente por Nelson Rodrigues; e uma perspectiva filosófica e psicanalítica da moral, através de Nietzsche (1998) e Freud (1974), que esclarecem os conflitos morais assinalados pelo autor. Por fim, mostramos que através da fórmula trágica, que também traz um componente político, o autor revela sua face revolucionária, pondo em debate no teatro justamente os pontos que a sociedade brasileira mais tentou ocultar em seu processo civilizatório.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-01-09T04:12:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/14956
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000672762
url http://hdl.handle.net/10183/14956
identifier_str_mv 000672762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14956/1/000672762.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14956/2/000672762.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14956/3/000672762.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f7e94c53642ca5f2c83b033d1b7fcb00
6d1e0c1b50ba858d33cace14dc10cf1f
c1277a027e2f4598c8f17215c4a98cce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085136897671168