A formação de docentes do ensino superior : trajetória e identidade de professores de universidades federais na região sul do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Jéssica Maria Dias de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/272016
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo principal compreender a formação docente, considerando os elementos de trajetória e identidade (Dubar, 2005). Considerando a lacuna desse tema no âmbito do ensino superior (De la Fare et al. 2016), em especial, na pós graduação, a escolha foi pela realização de uma pesquisa empírica através de entrevistas. A amostra final foi constituída de pessoas docentes adjuntas e titulares de Programas de Pós graduação da área de Sociologia de três universidades: UFPR, UFSC e UFPEL. De um universo de 41 pessoas docentes, foram realizadas 10 entrevistas – 6 com docentes adjuntas e 4 com titulares. A pesquisa teve como base os conceitos de identidade pessoal e profissional, trajetória e saberes docentes (Dubar, 2005; 2006; 2012; Tardif, 2011; Pimenta e Anastasiou, 2014). Como principais resultados, foi observado: i) a rotina da pessoa docente na pós-graduação exige um escopo variado de atividades; ii) a prática docente é a maior fonte para o aprendizado da docência; iii) outras experiências de vida, conectadas ou não com a docência, foram fatores que contribuíram na formação da identidade docente; iv) quando questionado às pessoas docentes se tinham tido conversas com suas pessoas orientadoras sobre a docência, a maioria disse que o tópico não foi abordado de forma específica; v) quando questionadas sobre as mudanças na prática docente desde o ingresso na carreira, algumas pessoas apontaram que foram realizadas mudanças (como critérios de avaliação) e vi) quando questionadas sobre planos futuros, a maioria respondeu que queria realizar um projeto ou atividade relacionada à pesquisa envolvendo instituições de ensino internacionais. Como perspectivas para próximos estudos, pode-se explorar a ideia de como a formação docente envolve também elementos externos à formação acadêmica e como a proposta de novos modelos de pós-graduação, principalmente, a maior aproximação com a docência, pode ocorrer sem necessariamente a incorporação de mais disciplinas, tendo em vista a carga horária já existente.
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Como principais resultados, foi observado: i) a rotina da pessoa docente na pós-graduação exige um escopo variado de atividades; ii) a prática docente é a maior fonte para o aprendizado da docência; iii) outras experiências de vida, conectadas ou não com a docência, foram fatores que contribuíram na formação da identidade docente; iv) quando questionado às pessoas docentes se tinham tido conversas com suas pessoas orientadoras sobre a docência, a maioria disse que o tópico não foi abordado de forma específica; v) quando questionadas sobre as mudanças na prática docente desde o ingresso na carreira, algumas pessoas apontaram que foram realizadas mudanças (como critérios de avaliação) e vi) quando questionadas sobre planos futuros, a maioria respondeu que queria realizar um projeto ou atividade relacionada à pesquisa envolvendo instituições de ensino internacionais. Como perspectivas para próximos estudos, pode-se explorar a ideia de como a formação docente envolve também elementos externos à formação acadêmica e como a proposta de novos modelos de pós-graduação, principalmente, a maior aproximação com a docência, pode ocorrer sem necessariamente a incorporação de mais disciplinas, tendo em vista a carga horária já existente.The main aim of this research is to understand teacher training, considering the elements of trajectory and identity (Dubar, 2005). Considering the gap in this topic in higher education (De la Fare et al, 2016), especially in postgraduate studies, the choice was made to carry out empirical research through interviews. The final sample was made up of adjunct and full professors from graduate programs in Sociology at three universities: UFPR, UFSC and UFPEL. From a universe of 41 professors, 10 interviews were conducted - 6 adjunct professors and 4 full professors. The research was based on the concepts of personal and professional identity, trajectory and teaching knowledge (Dubar, 2005; 2006; 2012; Tardif, 2014; Pimenta and Anastasiou, 2014). The main results observed were: i) the teaching person's routine in postgraduate education requires a varied scope of activities; ii) teaching practice is the greatest source for learning teaching; iii) other life experiences, connected or not with teaching, were factors that contributed to the formation of teaching identity; iv) when teachers were asked if they had talked to their supervisors about teaching, the majority said that the topic had not been addressed in any specific way; v) when asked about changes in teaching practice since entering the career, some people pointed out that changes had been made (such as assessment criteria); and vi) when asked about changes in teaching practice since entering the career, some said that changes had been made (such as assessment criteria). As prospects for future research, we can explore the idea of how teacher training also involves elements external to academic training and how the proposal of new postgraduate models, especially closer ties with teaching, can occur without necessarily incorporating more subjects, given the existing workload.application/pdfporDocênciaPós-GraduaçãoIdentidadeTrajetóriaTeachingPost-graduationIdentityTrajectoryA formação de docentes do ensino superior : trajetória e identidade de professores de universidades federais na região sul do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001195438.pdf.txt001195438.pdf.txtExtracted Texttext/plain250904http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272016/2/001195438.pdf.txt9e32e095b34fdd827fa7b45219a4c6baMD52ORIGINAL001195438.pdfTexto completoapplication/pdf958973http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272016/1/001195438.pdf72e8b986826668b3306dbe0636bb70cbMD5110183/2720162024-02-17 05:56:04.274683oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272016Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-02-17T07:56:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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