Repolhômetro e fotorrepolhômetro : phmetros de baixo custo para uso no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Josoe Borba da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218077
Resumo: Um dispositivo tecnológico, capaz de medir o pH de produtos químicos diversos, foi associado a uma sequência didática e utilizado no ensino contextual de ácidos, bases e pH para alunos do ensino médio. A primeira versão do dispositivo foi construída com base em uma plataforma de prototipagem chamada Arduino®. Ela é responsável pela leitura digital das cores obtidas pela mistura de soluções problemas com o extrato aquoso do repolho roxo, transformando esses dados em valores de pH. A segunda versão do dispositivo consiste de um aplicativo elaborado a partir da plataforma gratuita MIT app inventors 2, que é instalado no smartphone do próprio aluno. A partir do dispositivo desenvolvido, foi criada uma sequência didática baseada na abordagem CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente) e nos pressupostos da aprendizagem significativa de Ausubel. Os resultados da utilização da sequência didática foram analisados qualitativamente. Os grupos de alunos que participaram da sequência didática elaborada foram capazes de identificar o pH de saneantes de uso doméstico, como um detergente para lavar louça, um desengraxante e um limpador pós-obra. Através dos valores obtidos, eles conseguiram associar o pH de produtos de limpeza com os potenciais perigos aos quais as pessoas são expostas durante o manuseio destas misturas, demonstrando que este dispositivo de baixo custo pode ser usado com uma ferramenta potencialmente significativa no ensino de química. A descrição completa da confecção e aplicação deste dispositivo no ensino de química deu origem a um Produto Educacional, disponibilizado na forma de um “Guia para o Professor”.
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