Diálogo de estudantes do ensino fundamental em aulas matemática com o software de programação Scratch

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bitencourt, Agner Lopes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254395
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar como ocorre o diálogo entre alunos dos anos finais do Ensino Fundamental durante o desenvolvimento de atividades de cunho exploratório investigativo ao utilizarem o software de programação Scratch em aulas de matemática. Os participantes da pesquisa foram alunos de duas turmas de oitavo ano dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal da região metropolitana de Porto Alegre/RS. O software Scratch apresenta conceitos matemáticos no processo de programar bem como propicia a ocorrência de diálogo entre os estudantes, tendo em vista a abertura para que suas criatividades entrem em ação durante o desenvolvimento de diferentes projetos, tais como animações, jogos, histórias, dentre outros. O diálogo, nesta pesquisa, é embasado teoricamente em Alrø e Skovsmose (2018) e em Milani (2015) e é compreendido como uma qualidade da comunicação, ou seja, existem palavras, gestos, entonações, dentre outros modos de comunicação que transparecem aspectos de respeito e consideração para com o próximo quando trabalham em conjunto. Os dados foram produzidos durante três aulas regulares da disciplina de matemática e suas coletas ocorreram por meio de gravações feitas em computadores (chromebooks), de modo que as conversações realizadas durante o desenvolvimento das tarefas foram transcritas tornando-se o corpus de análise da pesquisa. Também foi aplicado um questionário respondido individualmente pelos estudantes. Como resultados, pôde-se perceber que o diálogo ocorre quando os estudantes trabalham em conjunto, compartilhando entre si suas ideias em aulas de matemática que lhes proporcionem liberdade para conversar. Foi por meio do diálogo que a criatividade individual se manifestou, permitindo aos grupos fazerem escolhas, incrementando novas ideias ao projeto à medida em que este era desenvolvido, assim como refletir sobre a matemática presente no processo de programar.
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O diálogo, nesta pesquisa, é embasado teoricamente em Alrø e Skovsmose (2018) e em Milani (2015) e é compreendido como uma qualidade da comunicação, ou seja, existem palavras, gestos, entonações, dentre outros modos de comunicação que transparecem aspectos de respeito e consideração para com o próximo quando trabalham em conjunto. Os dados foram produzidos durante três aulas regulares da disciplina de matemática e suas coletas ocorreram por meio de gravações feitas em computadores (chromebooks), de modo que as conversações realizadas durante o desenvolvimento das tarefas foram transcritas tornando-se o corpus de análise da pesquisa. Também foi aplicado um questionário respondido individualmente pelos estudantes. Como resultados, pôde-se perceber que o diálogo ocorre quando os estudantes trabalham em conjunto, compartilhando entre si suas ideias em aulas de matemática que lhes proporcionem liberdade para conversar. Foi por meio do diálogo que a criatividade individual se manifestou, permitindo aos grupos fazerem escolhas, incrementando novas ideias ao projeto à medida em que este era desenvolvido, assim como refletir sobre a matemática presente no processo de programar.This research aims to investigate how the dialogue between students of the final years of Elementary School occurs during the development of exploratory investigative activities when using the Scratch programming software in math classes. The research participants were students from two eighth grade classes in the final years of Elementary School at a municipal public school in the metropolitan region of Porto Alegre/RS. The Scratch software introduces mathematical concepts in the programming process as well as promotes the occurrence of dialogue between students, in order to allow their creativity to come into action during the development of different projects, such as animations, games, stories, among others. Dialogue, in this research, is theoretically based on Alrø and Skovsmose (2018) and Milani (2015) and is understood as a quality of communication, that is, there are words, gestures, intonations, among other modes of communication that show aspects of respect and consideration for others when working together. The data were produced during three regular classes of the mathematics discipline and their collection took place through recordings made on computers (chromebooks), so that the conversations carried out during the development of the tasks were transcribed, becoming the corpus of research analysis. A questionnaire answered individually by the students was also applied. As a result, it could be seen that dialogue occurs when students work together, sharing their ideas with each other in math classes that give them freedom to talk. It was through dialogue that individual creativity manifested itself, allowing groups to make choices, adding new ideas to the project as it was developed, as well as reflecting on the mathematics present in the programming process.application/pdfporEducação MatemáticaDiálogoAulasTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Linguagem de programaçãoDialogueMathematics classesExploratory-investigative activitiesScratch programming softwareDiálogo de estudantes do ensino fundamental em aulas matemática com o software de programação Scratchinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001161420.pdf.txt001161420.pdf.txtExtracted Texttext/plain316222http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254395/2/001161420.pdf.txt0f1e5bb6acf7e2c891fc6cda4b4dad93MD52ORIGINAL001161420.pdfTexto completoapplication/pdf3205045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254395/1/001161420.pdfd751c30a1c7a2d5696d4a27d34ddfbaaMD5110183/2543952023-02-09 05:55:05.167213oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254395Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-02-09T07:55:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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