A repetição em situações de prática pianística de estudantes em diferentes níveis acadêmicos : três estudos de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Paloma Felicio
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236550
Resumo: A literatura em prática instrumental evidencia que a repetição se apresenta como um procedimento recorrente. No entanto, não foram estudadas suas nuanças de realização e o seu papel durante a prática. Assim, o objetivo desta dissertação foi investigar a natureza e a finalidade da repetição em situações de prática de estudantes em diferentes níveis acadêmicos. Como recurso metodológico utilizou-se estratégia de uso de dados secundários, anteriormente coletados por Mantovani (2018). Os dados compreenderam registros de prática de movimentos de sonatas clássicas de três estudantes de piano. Tipologias para natureza foram mapeadas, a saber: errática, circunstancial, técnico-motora, cinestésica e reprodutiva (elucidativa ou elocutiva), bem como as finalidades: executivas (manutenção ou refinamento), manipulativas (correção ou retenção topográfica) e operacionais (clareza ou fluência). Resultados apontam que os participantes selecionaram trechos relacionados à estrutura formal da obra e com o aumento do nível acadêmico houve maior número de repetições, diminuição da extensão dos trechos selecionados para repetir, diminuição das repetições erráticas e circunstanciais, enquanto as de natureza reprodutivas elocutivas com finalidade de refinamento aumentaram.
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