A repetição em situações de prática pianística de estudantes em diferentes níveis acadêmicos : três estudos de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/236550 |
Resumo: | A literatura em prática instrumental evidencia que a repetição se apresenta como um procedimento recorrente. No entanto, não foram estudadas suas nuanças de realização e o seu papel durante a prática. Assim, o objetivo desta dissertação foi investigar a natureza e a finalidade da repetição em situações de prática de estudantes em diferentes níveis acadêmicos. Como recurso metodológico utilizou-se estratégia de uso de dados secundários, anteriormente coletados por Mantovani (2018). Os dados compreenderam registros de prática de movimentos de sonatas clássicas de três estudantes de piano. Tipologias para natureza foram mapeadas, a saber: errática, circunstancial, técnico-motora, cinestésica e reprodutiva (elucidativa ou elocutiva), bem como as finalidades: executivas (manutenção ou refinamento), manipulativas (correção ou retenção topográfica) e operacionais (clareza ou fluência). Resultados apontam que os participantes selecionaram trechos relacionados à estrutura formal da obra e com o aumento do nível acadêmico houve maior número de repetições, diminuição da extensão dos trechos selecionados para repetir, diminuição das repetições erráticas e circunstanciais, enquanto as de natureza reprodutivas elocutivas com finalidade de refinamento aumentaram. |
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Monteiro, Paloma FelicioSantos, Regina Antunes Teixeira dos2022-04-05T04:42:55Z2022http://hdl.handle.net/10183/236550001139446A literatura em prática instrumental evidencia que a repetição se apresenta como um procedimento recorrente. No entanto, não foram estudadas suas nuanças de realização e o seu papel durante a prática. Assim, o objetivo desta dissertação foi investigar a natureza e a finalidade da repetição em situações de prática de estudantes em diferentes níveis acadêmicos. Como recurso metodológico utilizou-se estratégia de uso de dados secundários, anteriormente coletados por Mantovani (2018). Os dados compreenderam registros de prática de movimentos de sonatas clássicas de três estudantes de piano. Tipologias para natureza foram mapeadas, a saber: errática, circunstancial, técnico-motora, cinestésica e reprodutiva (elucidativa ou elocutiva), bem como as finalidades: executivas (manutenção ou refinamento), manipulativas (correção ou retenção topográfica) e operacionais (clareza ou fluência). Resultados apontam que os participantes selecionaram trechos relacionados à estrutura formal da obra e com o aumento do nível acadêmico houve maior número de repetições, diminuição da extensão dos trechos selecionados para repetir, diminuição das repetições erráticas e circunstanciais, enquanto as de natureza reprodutivas elocutivas com finalidade de refinamento aumentaram.The literature on instrumental practice shows that repetition is the most recurrent procedure. However, its nuances of performance and its role during practice have not been studied. Thus, the aim of this dissertation was to investigate the nature and purpose of repetition in practice situations of students at different academic levels. As a methodological resource, a strategy of using secondary data, previously collected by Mantovani (2018), was used. The data comprised records of classical sonata movement practice by three piano students. Typologies for nature were mapped, namely: erratic, circumstantial, technical motor, kinesthetic and reproductive (elucidative or elocutive), as well as the purposes: executive (maintenance or refinement), manipulative (topographic correction or retention) and operational (clarity or fluency). Results show that the participants selected excerpts related to the formal structure of the work and with the increase of the academic level there was a greater number of repetitions, a decrease in the extension of the selected excerpts to repeat, a decrease in erratic and circumstantial repetitions while those of a reproductive nature elocutive for the purpose of refinement increased.application/pdfporPrática instrumentalRepetição (Música)PianoInstrumental practiceRepetitionMotor skillsA repetição em situações de prática pianística de estudantes em diferentes níveis acadêmicos : três estudos de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139446.pdf.txt001139446.pdf.txtExtracted Texttext/plain180053http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236550/2/001139446.pdf.txtdd3bafffd0815dcf00fc7fb2cb05fe0aMD52ORIGINAL001139446.pdfTexto completoapplication/pdf2762554http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236550/1/001139446.pdfba63b00c2a6bab592df96c7f8a9b9f5bMD5110183/2365502022-04-20 04:56:28.90578oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236550Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-04-20T07:56:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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