Dilemas relativos à maternidade e formação para a carreira acadêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andressa Friedrich Ferreira da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/207265
Resumo: Este estudo objetivou explorar a vivência de dilemas relativos à maternidade e formação para carreira acadêmica a partir de mulheres doutorandas em Administração. A fundamentação teórica se pautou nos conceitos de carreira (HALL, 2002), carreira caleidoscópica (MAINIERO E SULLIVAN, 2005) e dilemas (BAUMAN, 2003; 2005; 2007; 2008). A pesquisa caracterizou-se como exploratória qualitativa, contando com a participação de 12 mulheres doutorandas em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas e a análise se deu a partir da técnica de análise de conteúdo, proposta por Minayo (2002), que contempla as seguintes fases: pré análise, exploração do material, categorização dos resultados obtidos e interpretação, resultando nas seguintes categorias de análise: (i) carreira e carreira acadêmica; (ii) maternidade e carreira acadêmica e (iii) dilemas relativos à maternidade e carreira acadêmica. O estudo mostrou dois principais dilemas ambos relativos à passagem do tempo. Engravidar durante o doutorado ou aguardar a conclusão do mesmo para então iniciar o projeto de ser mãe o que acarreta inseguranças a respeito do dito relógio biológico; e para àquelas doutorandas que já possuem filhos, dedicar o tempo disponível à carreira acadêmica ou à família. Ressalta-se que tanto uma ou outra escolha acarreta insegurança e insatisfação. Os dilemas não se mostraram inusitados em relação ao que era esperado, mas sim no sentido de sua constância e persistência ao longo do tempo.
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