Letramento digital : uma abordagem através das competências na formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/72140
Resumo: A presente dissertação aborda as competências do letramento digital e os fatores que influenciam na construção das mesmas. O objetivo é identificar os aspectos determinantes para que sejam construídos os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o desenvolvimento de competências para o letramento digital. Dessa forma, foram mapeadas as competências que tem potencial para contribuir para o letramento digital de professores da Educação Básica e, através de suas produções, foram observados os aspectos que poderiam influenciar na sua construção. Para tanto, foi realizado um estudo referente aos nativos digitais, suas características e habilidades, além da crescente diferença de práticas cotidianas que apresentam em relação aos seus professores, os imigrantes digitais. Algumas ferramentas disponíveis na web, como redes sociais e blogs, também foram analisadas de modo que fossem evidenciadas as suas contribuições para a construção dessas competências. Além disso, foi realizado um levantamento teórico sobre os diferentes letramentos e as aprendizagens necessárias para a utilização efetiva das tecnologias. Como metodologia propõe-se uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. A análise dos dados foi realizada através de categorias, partindo das produções dos alunos que participaram de um curso de extensão para observar os fatores que podem contribuir para a construção das competências. Entre as competências mapeadas, destaca-se a competência informacional, a multimídia, e computacional e a comunicacional. Essas competências, mapeadas em um primeiro curso de extensão, serviram de base para a realização de um segundo curso de extensão, que buscou analisar os fatores que tendem a contribuir e/ou dificultar a formação continuada dos professores na área das tecnologias.
id URGS_9a21ecd0fb6e01fa928ec254c581e652
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72140
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Ribeiro, Ana Carolina RibeiroBehar, Patrícia Alejandra2013-06-01T01:47:16Z2013http://hdl.handle.net/10183/72140000882108A presente dissertação aborda as competências do letramento digital e os fatores que influenciam na construção das mesmas. O objetivo é identificar os aspectos determinantes para que sejam construídos os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o desenvolvimento de competências para o letramento digital. Dessa forma, foram mapeadas as competências que tem potencial para contribuir para o letramento digital de professores da Educação Básica e, através de suas produções, foram observados os aspectos que poderiam influenciar na sua construção. Para tanto, foi realizado um estudo referente aos nativos digitais, suas características e habilidades, além da crescente diferença de práticas cotidianas que apresentam em relação aos seus professores, os imigrantes digitais. Algumas ferramentas disponíveis na web, como redes sociais e blogs, também foram analisadas de modo que fossem evidenciadas as suas contribuições para a construção dessas competências. Além disso, foi realizado um levantamento teórico sobre os diferentes letramentos e as aprendizagens necessárias para a utilização efetiva das tecnologias. Como metodologia propõe-se uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. A análise dos dados foi realizada através de categorias, partindo das produções dos alunos que participaram de um curso de extensão para observar os fatores que podem contribuir para a construção das competências. Entre as competências mapeadas, destaca-se a competência informacional, a multimídia, e computacional e a comunicacional. Essas competências, mapeadas em um primeiro curso de extensão, serviram de base para a realização de um segundo curso de extensão, que buscou analisar os fatores que tendem a contribuir e/ou dificultar a formação continuada dos professores na área das tecnologias.This dissertation addresses the competences of digital literacy and the factors that influence its construction. The goal is to identify the determining aspects so that the knowledge, skills and attitudes required for the skill development to digital literacy are built. Therefore, the competences that had the potential to contribute to the digital literacy of teachers of Basic Education were mapped and, through their productions, the aspects that could influence its construction were observed. In order to do so, a study was conducted regarding the digital natives, their characteristics and abilities, in addition to the increasing differences in daily practices when compared to their teachers, digital immigrants. Some tools available on the Web, such as social networks and blogs, were also analyzed so that their contributions to the construction of these skills were highlighted. In addition, a theoretical survey was conducted on the different literacies and learning processes necessaries for the effective use of these technologies. As a methodology, the dissertation proposes a qualitative approach of the case study. Data analysis was performed using categories, from the productions of the students who participated in an extension course to observe the factors that can contribute to the building of the skills. Among the competences mapped, the informational, multimedia, computational and communication capabilities are highlighted. These skills, mapped on a first extension course, served as basis for the realization of a second extension course, which sought to analyze the factors that tend to contribute to and/or hinder the continuing education of teachers in the area of technology.application/pdfporLetramentoTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)InfânciaProfessorFormaçãoDigital literacyCompetencesTeacher trainingCyberchildhoodInformationCommunication technologiesLetramento digital : uma abordagem através das competências na formação docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000882108.pdf000882108.pdfTexto completoapplication/pdf3028082http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72140/1/000882108.pdfa3019009ef96f176cdcac9692cf2829eMD51TEXT000882108.pdf.txt000882108.pdf.txtExtracted Texttext/plain321584http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72140/2/000882108.pdf.txtb2c0f87c2eb0859d59da470e531f8bc3MD52THUMBNAIL000882108.pdf.jpg000882108.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72140/3/000882108.pdf.jpg5af5d6746fb458572e63ec8e716927ceMD5310183/721402018-10-15 08:05:55.741oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72140Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T11:05:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Letramento digital : uma abordagem através das competências na formação docente
title Letramento digital : uma abordagem através das competências na formação docente
spellingShingle Letramento digital : uma abordagem através das competências na formação docente
Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro
Letramento
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Infância
Professor
Formação
Digital literacy
Competences
Teacher training
Cyberchildhood
Information
Communication technologies
title_short Letramento digital : uma abordagem através das competências na formação docente
title_full Letramento digital : uma abordagem através das competências na formação docente
title_fullStr Letramento digital : uma abordagem através das competências na formação docente
title_full_unstemmed Letramento digital : uma abordagem através das competências na formação docente
title_sort Letramento digital : uma abordagem através das competências na formação docente
author Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro
author_facet Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
contributor_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Infância
Professor
Formação
topic Letramento
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Infância
Professor
Formação
Digital literacy
Competences
Teacher training
Cyberchildhood
Information
Communication technologies
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital literacy
Competences
Teacher training
Cyberchildhood
Information
Communication technologies
description A presente dissertação aborda as competências do letramento digital e os fatores que influenciam na construção das mesmas. O objetivo é identificar os aspectos determinantes para que sejam construídos os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o desenvolvimento de competências para o letramento digital. Dessa forma, foram mapeadas as competências que tem potencial para contribuir para o letramento digital de professores da Educação Básica e, através de suas produções, foram observados os aspectos que poderiam influenciar na sua construção. Para tanto, foi realizado um estudo referente aos nativos digitais, suas características e habilidades, além da crescente diferença de práticas cotidianas que apresentam em relação aos seus professores, os imigrantes digitais. Algumas ferramentas disponíveis na web, como redes sociais e blogs, também foram analisadas de modo que fossem evidenciadas as suas contribuições para a construção dessas competências. Além disso, foi realizado um levantamento teórico sobre os diferentes letramentos e as aprendizagens necessárias para a utilização efetiva das tecnologias. Como metodologia propõe-se uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. A análise dos dados foi realizada através de categorias, partindo das produções dos alunos que participaram de um curso de extensão para observar os fatores que podem contribuir para a construção das competências. Entre as competências mapeadas, destaca-se a competência informacional, a multimídia, e computacional e a comunicacional. Essas competências, mapeadas em um primeiro curso de extensão, serviram de base para a realização de um segundo curso de extensão, que buscou analisar os fatores que tendem a contribuir e/ou dificultar a formação continuada dos professores na área das tecnologias.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-01T01:47:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/72140
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000882108
url http://hdl.handle.net/10183/72140
identifier_str_mv 000882108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72140/1/000882108.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72140/2/000882108.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72140/3/000882108.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a3019009ef96f176cdcac9692cf2829e
b2c0f87c2eb0859d59da470e531f8bc3
5af5d6746fb458572e63ec8e716927ce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085257948430336