Proposta de um modelo para avaliação das relações causais entre métricas de modelos de avaliação de desempenho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/8536 |
Resumo: | Os indicadores de desempenho têm papel fundamental na gestão das organizações, pois mostram aos decisores a situação da organização e como ela se encontra em relação a seus objetivos. Entre os sistemas de indicadores de desempenho utilizado nas organizações, têm tido destaque a conjugação de métricas financeiras e não financeiras, baseada na crença de que a melhora nos resultados não financeiros irá ocasionar a melhora nos índices financeiros. Entretanto, não há uma metodologia consagrada para testar se esses relacionamentos (relações de causa-e-efeito) existem na realidade. O objetivo desse trabalho foi propor e validar parcialmente uma metodologia para testar e quantificar as relações causais entre indicadores de desempenho. A seqüência de passos foi definida a partir da literatura através da implementação de ferramentas do Desdobramento da Função Qualidade, Gerenciamento pelas Diretrizes, Pensamento Sistêmico e Ferramenta para Seleção de Planos de Ação. O método escolhido para sua validação parcial foi o estudo de caso. A unidade de análise foi uma organização que já utiliza métricas financeiras e não financeiras e possui base histórica de dados. A pesquisa utilizou como fontes de evidência a observação participante e entrevista estruturada. Para a análise dos dados foram utilizadas técnicas estatísticas e representação escrita. Os resultados permitem concluir que a metodologia consegue quantificar as relações causais entre métricas de desempenho. A aplicação também gerou grande aprendizado organizacional. A principal contribuição desse trabalho é o modelo conceitual parcialmente validado o qual pode ser utilizado para transformar o sistema de indicadores de desempenho em fonte de informações para a tomada de decisão através da quantificação das relações de causa-e-efeito. |
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Fiterman, LucianoKliemann Neto, Francisco Jose2007-06-06T19:16:50Z2006http://hdl.handle.net/10183/8536000579511Os indicadores de desempenho têm papel fundamental na gestão das organizações, pois mostram aos decisores a situação da organização e como ela se encontra em relação a seus objetivos. Entre os sistemas de indicadores de desempenho utilizado nas organizações, têm tido destaque a conjugação de métricas financeiras e não financeiras, baseada na crença de que a melhora nos resultados não financeiros irá ocasionar a melhora nos índices financeiros. Entretanto, não há uma metodologia consagrada para testar se esses relacionamentos (relações de causa-e-efeito) existem na realidade. O objetivo desse trabalho foi propor e validar parcialmente uma metodologia para testar e quantificar as relações causais entre indicadores de desempenho. A seqüência de passos foi definida a partir da literatura através da implementação de ferramentas do Desdobramento da Função Qualidade, Gerenciamento pelas Diretrizes, Pensamento Sistêmico e Ferramenta para Seleção de Planos de Ação. O método escolhido para sua validação parcial foi o estudo de caso. A unidade de análise foi uma organização que já utiliza métricas financeiras e não financeiras e possui base histórica de dados. A pesquisa utilizou como fontes de evidência a observação participante e entrevista estruturada. Para a análise dos dados foram utilizadas técnicas estatísticas e representação escrita. Os resultados permitem concluir que a metodologia consegue quantificar as relações causais entre métricas de desempenho. A aplicação também gerou grande aprendizado organizacional. A principal contribuição desse trabalho é o modelo conceitual parcialmente validado o qual pode ser utilizado para transformar o sistema de indicadores de desempenho em fonte de informações para a tomada de decisão através da quantificação das relações de causa-e-efeito.Performance metrics have a fundamental role in organizations, because they show to decision makers the situation of the organization in relation to its objectives. Most of the metrics systems used have financial and non-financial indicators, based on the belief that if a non-financial performance is increased, it will cause the same behavior in financial results. On the other hand, there is not a consecrated methodology to test if these relationships (causal relations) exist in the real world. The objective of this paper is to propose and partially validate a methodology to test and quantify the causal relations among performance metrics. A sequence of steps was defined from literature research, using tools from Quality Function Deployment, Policy Deployment, System Dynamics and Tool for Action Planning Selection. The research method chosen was case study. The research unit was an organization that already uses financial and non-financial metrics and has historic data of it. As font of evidences, were used participant observation and structure interviews. Data analysis was made with statistical techniques and written representation. From the results, it can be concluded using the methodology it’s possible to quantify the causal relations between performance metrics. The application of this methodology also contributed the organizations learning. The mainly contribution of this paper is the partially validated conceptual methodology, that can be used to make the performance metric system a information source to decision making, trough the quantification of causal relations.application/pdfporIndicadores de desempenhoGestãoSistemas de produçãoPerformance metricsCausal relationsQuantificationProposta de um modelo para avaliação das relações causais entre métricas de modelos de avaliação de desempenhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2006mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000579511.pdf000579511.pdfTexto completoapplication/pdf3755804http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8536/1/000579511.pdf46833e92460b3e3d76b590b479dfd907MD51TEXT000579511.pdf.txt000579511.pdf.txtExtracted Texttext/plain280768http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8536/2/000579511.pdf.txt90b1ca942a24cb1ad24a99efe9039ff7MD52THUMBNAIL000579511.pdf.jpg000579511.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1060http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8536/3/000579511.pdf.jpg89d4b10a6914ddf48ac277e309c84f9fMD5310183/85362018-10-18 07:28:30.881oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8536Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T10:28:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Os indicadores de desempenho têm papel fundamental na gestão das organizações, pois mostram aos decisores a situação da organização e como ela se encontra em relação a seus objetivos. Entre os sistemas de indicadores de desempenho utilizado nas organizações, têm tido destaque a conjugação de métricas financeiras e não financeiras, baseada na crença de que a melhora nos resultados não financeiros irá ocasionar a melhora nos índices financeiros. Entretanto, não há uma metodologia consagrada para testar se esses relacionamentos (relações de causa-e-efeito) existem na realidade. O objetivo desse trabalho foi propor e validar parcialmente uma metodologia para testar e quantificar as relações causais entre indicadores de desempenho. A seqüência de passos foi definida a partir da literatura através da implementação de ferramentas do Desdobramento da Função Qualidade, Gerenciamento pelas Diretrizes, Pensamento Sistêmico e Ferramenta para Seleção de Planos de Ação. O método escolhido para sua validação parcial foi o estudo de caso. A unidade de análise foi uma organização que já utiliza métricas financeiras e não financeiras e possui base histórica de dados. A pesquisa utilizou como fontes de evidência a observação participante e entrevista estruturada. Para a análise dos dados foram utilizadas técnicas estatísticas e representação escrita. Os resultados permitem concluir que a metodologia consegue quantificar as relações causais entre métricas de desempenho. A aplicação também gerou grande aprendizado organizacional. A principal contribuição desse trabalho é o modelo conceitual parcialmente validado o qual pode ser utilizado para transformar o sistema de indicadores de desempenho em fonte de informações para a tomada de decisão através da quantificação das relações de causa-e-efeito. |
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