O turismo e a diplomacia : na Espanha e no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lumertz, Juliane Santos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/17533
Resumo: A globalização modificou o mundo, aproximando as nações. O turismo também foi influenciado pelo processo de globalização, transformando-se, evoluindo e tornando-se acessível a um maior número de pessoas. Com as mudanças ocorridas, principalmente nos meios de transporte e de comunicação, as notícias, as realidades e os problemas nacionais, cada vez mais, difundem-se pelos continentes, já que tais dados tornaram-se acessíveis à grande parte da população. Devido à profusão de informações e visando a estimular a aproximação dos povos, algumas nações preocupam-se com suas imagens país no exterior. Assim, esses países desenvolvem ações para aumentar a comunicação entre eles, seduzir as sociedades, atrair turistas, empresas e investimentos e estreitar as relações de confiança e de cooperação com outros Estados. Essa estratégia, lançada pela diplomacia pública e, sobretudo, defendida pela nova diplomacia pública, valoriza a opinião pública internacional - diferentemente da diplomacia tradicional - dada a relevância por ela alcançada em meio às relações internacionais contemporâneas. Nesse campo, na atualidade, novos atores adquiriram importância internacional, além dos Estados - e, portanto, merecem atenção especial das diplomacias nacionais. Formatos diplomáticos diferenciados (de diplomacia cultural, de diplomacia pública e de nova diplomacia pública) são empregados na promoção do diálogo com os diversos atores internacionais. O turismo pode ser um importante instrumento de diplomacia, contribuindo para o aumento do conhecimento entre os povos e para o aprofundamento dos relacionamentos entre as nações. Desta maneira, o turismo, além de ser uma atividade econômica em expansão, deve desempenhar um papel relevante na política externa dos países. Os dois casos estudados - Espanha e Brasil - são exemplos dessas duas formas de considerar o turismo: como instrumento diplomático, fonte de captação de divisas e de desenvolvimento econômico e meio de divulgação da realidade do país no exterior (no caso da Espanha) ou, somente, como atividade comercial (no caso do Brasil).
id URGS_a870c1572d018c042d6f65736773260e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17533
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Lumertz, Juliane SantosSoares, Maria Susana Arrosa2009-10-21T04:17:40Z2009http://hdl.handle.net/10183/17533000717860A globalização modificou o mundo, aproximando as nações. O turismo também foi influenciado pelo processo de globalização, transformando-se, evoluindo e tornando-se acessível a um maior número de pessoas. Com as mudanças ocorridas, principalmente nos meios de transporte e de comunicação, as notícias, as realidades e os problemas nacionais, cada vez mais, difundem-se pelos continentes, já que tais dados tornaram-se acessíveis à grande parte da população. Devido à profusão de informações e visando a estimular a aproximação dos povos, algumas nações preocupam-se com suas imagens país no exterior. Assim, esses países desenvolvem ações para aumentar a comunicação entre eles, seduzir as sociedades, atrair turistas, empresas e investimentos e estreitar as relações de confiança e de cooperação com outros Estados. Essa estratégia, lançada pela diplomacia pública e, sobretudo, defendida pela nova diplomacia pública, valoriza a opinião pública internacional - diferentemente da diplomacia tradicional - dada a relevância por ela alcançada em meio às relações internacionais contemporâneas. Nesse campo, na atualidade, novos atores adquiriram importância internacional, além dos Estados - e, portanto, merecem atenção especial das diplomacias nacionais. Formatos diplomáticos diferenciados (de diplomacia cultural, de diplomacia pública e de nova diplomacia pública) são empregados na promoção do diálogo com os diversos atores internacionais. O turismo pode ser um importante instrumento de diplomacia, contribuindo para o aumento do conhecimento entre os povos e para o aprofundamento dos relacionamentos entre as nações. Desta maneira, o turismo, além de ser uma atividade econômica em expansão, deve desempenhar um papel relevante na política externa dos países. Os dois casos estudados - Espanha e Brasil - são exemplos dessas duas formas de considerar o turismo: como instrumento diplomático, fonte de captação de divisas e de desenvolvimento econômico e meio de divulgação da realidade do país no exterior (no caso da Espanha) ou, somente, como atividade comercial (no caso do Brasil).Globalization has changed the world, bringing nations closer to each other. Tourism has also been influenced by the globalization process, modifying itself, evolving and becoming available to a higher number of people. Through these modifications, especially in terms of means of transportation and communication, news, realities and national problems have spread more among the continents, since such data have become accessible to a great part of the population. Due to the profusion of information and aiming to stimulate the proximity of peoples, some nations worry about their national brandings abroad. Thus, these countries develop actions to increase communication among them, to seduce societies, to attract tourists, companies and investments and to reinforce their confidence and cooperation relationships with other States. This strategy, launched by the public diplomacy and, above all, defended by the new public diplomacy, prizes the international public opinion - differently from the traditional diplomacy - owing to the relevance it has reached in the contemporary international relations area. Within this field, nowadays, new actors have acquired international importance, besides the States - and, therefore, they deserve a special attention from the national diplomacies. Different diplomatic forms (of cultural diplomacy, public diplomacy and new public diplomacy) are used in order to establish the dialogue with these various international actors. Tourism can be an important instrument of diplomacy, contributing to the increase of the knowledge among peoples and to deepen the relationships among nations. So, in this sense, tourism, besides being an economic activity in expansion, must perform a relevant role in the external politics of the countries. Both studied cases - Spain and Brazil - are examples of these two forms of considering tourism: as a diplomatic instrument, source of fund-raising possibilities and economic development as well as a way of spreading the reality of the country abroad (as in Spain), or merely as a comercial activity (as it happens in Brazil).La globalización ha modificado el mundo, aproximando las naciones. El turismo también ha sufrido influencia del proceso de globalización, transformándose, evolucionando y tornándolo accesible a un mayor número de personas. Con los cambios ocurridos, principalmente, en los medios de transporte y comunicaciones, las noticias, las realidades y los problemas nacionales, cada vez más, se propagan por los continentes, ya que tales datos se han hecho accesibles a gran parte de las poblaciones. Debido a la profusión de informaciones y para estimular la aproximación de los países, algunas naciones se preocupan con sus imágenes país en el exterior. Así, esos países desarrollan acciones para aumentar las comunicaciones entre ellos, seducir las sociedades, atraer turistas, empresas e inversiones y estrechar las relaciones de confianza y de cooperación con otros Estados. Esa estrategia lanzada por la diplomacia pública y, sobretodo, defendida por la nueva diplomacia pública valora la opinión pública extranjera - diferentemente de la diplomacia tradicional -, a través de su relevancia alcanzada en las relaciones internacionales contemporáneas. En ese campo, en la actualidad, nuevos actores han adquirido importancia internacional, además de los Estados - y, por consiguiente, merecen atención especial de las diplomacias nacionales. Configuraciones diplomáticas diferenciadas (de diplomacia cultural, de diplomacia pública y de nueva diplomacia pública) son empleadas en la promoción del diálogo con los diversos actores internacionales. El turismo puede ser un importante instrumento de diplomacia, contribuyendo al incremento del conocimiento entre los pueblos y para la profundización de las relaciones entre las naciones. De esta manera, el turismo, además de ser una actividad económica en expansión, debe desempeñar un papel relevante en la política externa de los países. Los dos casos estudiados - España y Brasil - son ejemplos de esas dos formas de considerar el turismo: como instrumento de diplomacia, fuente de captación de divisas y de desarrollo económico, así como medio de divulgación de la realidad del país en el exterior (en el caso de España) o, solamente, como actividad comercial (en el caso de Brasil).application/pdfporRelações internacionaisTurismoDiplomaciaDiplomacia culturalDiplomacia públicaGlobalizaçãoBrasilEspanhaTourismInternational relationsSoft powerDiplomacySpainRelaciones internacionalesPoder blandoO turismo e a diplomacia : na Espanha e no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Relações InternacionaisPorto Alegre, BR-RS2009mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000717860.pdf000717860.pdfTexto completoapplication/pdf12083137http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17533/1/000717860.pdf8001b5aa88babde5d8919be4b368710bMD51TEXT000717860.pdf.txt000717860.pdf.txtExtracted Texttext/plain497745http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17533/2/000717860.pdf.txt480be4afcaafae2842b29e75dc7292d1MD52THUMBNAIL000717860.pdf.jpg000717860.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1030http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17533/3/000717860.pdf.jpg3e8cbe7de1cfe4b719c7f9fd76bd2689MD5310183/175332018-10-09 09:02:30.958oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17533Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T12:02:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O turismo e a diplomacia : na Espanha e no Brasil
title O turismo e a diplomacia : na Espanha e no Brasil
spellingShingle O turismo e a diplomacia : na Espanha e no Brasil
Lumertz, Juliane Santos
Relações internacionais
Turismo
Diplomacia
Diplomacia cultural
Diplomacia pública
Globalização
Brasil
Espanha
Tourism
International relations
Soft power
Diplomacy
Spain
Relaciones internacionales
Poder blando
title_short O turismo e a diplomacia : na Espanha e no Brasil
title_full O turismo e a diplomacia : na Espanha e no Brasil
title_fullStr O turismo e a diplomacia : na Espanha e no Brasil
title_full_unstemmed O turismo e a diplomacia : na Espanha e no Brasil
title_sort O turismo e a diplomacia : na Espanha e no Brasil
author Lumertz, Juliane Santos
author_facet Lumertz, Juliane Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lumertz, Juliane Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares, Maria Susana Arrosa
contributor_str_mv Soares, Maria Susana Arrosa
dc.subject.por.fl_str_mv Relações internacionais
Turismo
Diplomacia
Diplomacia cultural
Diplomacia pública
Globalização
Brasil
Espanha
topic Relações internacionais
Turismo
Diplomacia
Diplomacia cultural
Diplomacia pública
Globalização
Brasil
Espanha
Tourism
International relations
Soft power
Diplomacy
Spain
Relaciones internacionales
Poder blando
dc.subject.eng.fl_str_mv Tourism
International relations
Soft power
Diplomacy
Spain
dc.subject.spa.fl_str_mv Relaciones internacionales
Poder blando
description A globalização modificou o mundo, aproximando as nações. O turismo também foi influenciado pelo processo de globalização, transformando-se, evoluindo e tornando-se acessível a um maior número de pessoas. Com as mudanças ocorridas, principalmente nos meios de transporte e de comunicação, as notícias, as realidades e os problemas nacionais, cada vez mais, difundem-se pelos continentes, já que tais dados tornaram-se acessíveis à grande parte da população. Devido à profusão de informações e visando a estimular a aproximação dos povos, algumas nações preocupam-se com suas imagens país no exterior. Assim, esses países desenvolvem ações para aumentar a comunicação entre eles, seduzir as sociedades, atrair turistas, empresas e investimentos e estreitar as relações de confiança e de cooperação com outros Estados. Essa estratégia, lançada pela diplomacia pública e, sobretudo, defendida pela nova diplomacia pública, valoriza a opinião pública internacional - diferentemente da diplomacia tradicional - dada a relevância por ela alcançada em meio às relações internacionais contemporâneas. Nesse campo, na atualidade, novos atores adquiriram importância internacional, além dos Estados - e, portanto, merecem atenção especial das diplomacias nacionais. Formatos diplomáticos diferenciados (de diplomacia cultural, de diplomacia pública e de nova diplomacia pública) são empregados na promoção do diálogo com os diversos atores internacionais. O turismo pode ser um importante instrumento de diplomacia, contribuindo para o aumento do conhecimento entre os povos e para o aprofundamento dos relacionamentos entre as nações. Desta maneira, o turismo, além de ser uma atividade econômica em expansão, deve desempenhar um papel relevante na política externa dos países. Os dois casos estudados - Espanha e Brasil - são exemplos dessas duas formas de considerar o turismo: como instrumento diplomático, fonte de captação de divisas e de desenvolvimento econômico e meio de divulgação da realidade do país no exterior (no caso da Espanha) ou, somente, como atividade comercial (no caso do Brasil).
publishDate 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-10-21T04:17:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/17533
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000717860
url http://hdl.handle.net/10183/17533
identifier_str_mv 000717860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17533/1/000717860.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17533/2/000717860.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17533/3/000717860.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8001b5aa88babde5d8919be4b368710b
480be4afcaafae2842b29e75dc7292d1
3e8cbe7de1cfe4b719c7f9fd76bd2689
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085157370068992