Práticas informacionais em perfil feminista do Instagram: entre letramentos e desinformação de gênero
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/265636 |
Resumo: | A presente pesquisa apresenta, sob a perspectiva da Ciência da Informação e áreas correlatas, conceitos e concepções relacionadas às práticas informacionais na web social, pós-verdade, desinformação e variantes, desinformação de gênero, violência contra a mulher, e uma breve contextualização dos feminismos. Considerando a desinformação de gênero (feminino) como um fenômeno prejudicial e nefasto para a sociedade, uma vez que perpetua as relações desiguais de poder, reforçando a marginalização da mulher como segundo sexo, entende-se a necessidade de compreender como são promovidas ações de letramento por meio das práticas informacionais do perfil Planeta Ella no Instagram (recorte da web social), de modo que possam também mitigar desinformações de gênero. Este estudo é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e de caráter exploratório-descritivo. Caracterizou-se por um levantamento bibliográfico e pela Análise de Conteúdo (AC) juntamente da Observação Assistemática a partir de posts no feed do perfil feminista Planeta Ella no Instagram. Desse modo, o corpus se constituiu em 158 postagens que datam do mês de abril de 2022 e do dia 04 de janeiro de 2023 a 23 de junho de 2022 (seguindo uma ordem cronológica inversa). As investigações dos dados revelaram sete categorias emergidas: ações de informação - práticas informacionais; fontes; hipermídias; ocorrência de desinformação de gênero; tipificação da desinformação; formas de desinformação de gênero; intencionalidade para letramentos. As práticas informacionais empiricamente identificadas estão fundamentadas tanto em quesitos instrumentais que se relacionam às facilidades tecnológicas, quanto em perspectivas que envolvem uma complexidade de temáticas abordadas nos posts, sendo elas: violência contra a mulher; representatividade da mulher em esferas da sociedade; empoderamento da mulher; desigualdade de gênero; saúde da mulher; maternidade; direitos e legislação da mulher; objetificação da mulher; estereótipo da mulher; combate ao machismo. A partir da análise, verificou-se que o perfil selecionado não tem como objetivo principal o combate à desinformação de gênero, porém ele fornece oportunidades de letramentos, que por meio da apropriação da informação, empoderam indivíduos, desconstroem estereótipos, promovem a igualdade e fomentam uma consciência crítica, oferecendo-lhes ferramentas para identificar, questionar e confrontar informações equivocadas, falsas e prejudiciais relacionadas a questões de gênero. |
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Acquolini, Nicole TirelloSousa, Rodrigo Silva Caxias de2023-10-03T03:36:17Z2023http://hdl.handle.net/10183/265636001178068A presente pesquisa apresenta, sob a perspectiva da Ciência da Informação e áreas correlatas, conceitos e concepções relacionadas às práticas informacionais na web social, pós-verdade, desinformação e variantes, desinformação de gênero, violência contra a mulher, e uma breve contextualização dos feminismos. Considerando a desinformação de gênero (feminino) como um fenômeno prejudicial e nefasto para a sociedade, uma vez que perpetua as relações desiguais de poder, reforçando a marginalização da mulher como segundo sexo, entende-se a necessidade de compreender como são promovidas ações de letramento por meio das práticas informacionais do perfil Planeta Ella no Instagram (recorte da web social), de modo que possam também mitigar desinformações de gênero. Este estudo é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e de caráter exploratório-descritivo. Caracterizou-se por um levantamento bibliográfico e pela Análise de Conteúdo (AC) juntamente da Observação Assistemática a partir de posts no feed do perfil feminista Planeta Ella no Instagram. Desse modo, o corpus se constituiu em 158 postagens que datam do mês de abril de 2022 e do dia 04 de janeiro de 2023 a 23 de junho de 2022 (seguindo uma ordem cronológica inversa). As investigações dos dados revelaram sete categorias emergidas: ações de informação - práticas informacionais; fontes; hipermídias; ocorrência de desinformação de gênero; tipificação da desinformação; formas de desinformação de gênero; intencionalidade para letramentos. As práticas informacionais empiricamente identificadas estão fundamentadas tanto em quesitos instrumentais que se relacionam às facilidades tecnológicas, quanto em perspectivas que envolvem uma complexidade de temáticas abordadas nos posts, sendo elas: violência contra a mulher; representatividade da mulher em esferas da sociedade; empoderamento da mulher; desigualdade de gênero; saúde da mulher; maternidade; direitos e legislação da mulher; objetificação da mulher; estereótipo da mulher; combate ao machismo. A partir da análise, verificou-se que o perfil selecionado não tem como objetivo principal o combate à desinformação de gênero, porém ele fornece oportunidades de letramentos, que por meio da apropriação da informação, empoderam indivíduos, desconstroem estereótipos, promovem a igualdade e fomentam uma consciência crítica, oferecendo-lhes ferramentas para identificar, questionar e confrontar informações equivocadas, falsas e prejudiciais relacionadas a questões de gênero.This research presents concepts and conceptions related to informational practices on the social web, post-truth, disinformation and variants, gender disinformation, violence against women from the perspective of Information Science and related areas, and a brief contextualization of feminisms. Considering gender (female) disinformation as a harmful and disastrous phenomenon for society since it perpetuates unequal power relations and reinforces the marginalization of women as the second sex, it is understood the need to understand how literacy actions are developed through the informational practices of the Planeta Ella profile on Instagram (from the social web), so that it can also mitigate gender disinformation. This applied nature study has a qualitative approach and exploratory-descriptive character. It is characterized by a bibliographical survey, Content Analysis (CA) with the “Unsystematic Observation” of posts from the feed of the profile Planeta Ella on Instagram. It was studied a total of 158 posts dating from april 2022 and from january 4, 2023 to june 23, 2022 (following reverse chronological order). Data investigation revealed seven emerging categories: information actions - informational practices; sources; hypermedia; occurrence of gender disinformation; typification of disinformation; forms of gender disinformation; intentionality for literacies. The empirically identified informational practices are based both on instrumental questions that relate to technological convenience, and perspectives that involve a complexity of themes addressed in the posts, namely: violence against women; representativeness of women in spheres of society; women's empowerment; gender inequality; women's health; maternity; women's rights and legislation; objectification of women; woman stereotype; fight against misogyny. The analysis demonstrates that selected profile does not primarily aim combating gender disinformation, but it provides literacy opportunities, which through the appropriation of information, empower individuals, deconstruct stereotypes, promote equality and foster critical awareness, offering them tools to identify, question and confront misguided, false and harmful information related to gender issues.application/pdfporDesinformaçãoPráticas informacionaisViolência de gêneroGender disinformationInformational practicesLiteraciesInstagramPráticas informacionais em perfil feminista do Instagram: entre letramentos e desinformação de gêneroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001178068.pdf.txt001178068.pdf.txtExtracted Texttext/plain221568http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265636/2/001178068.pdf.txt443b80569f17be1ad2203594f5dab262MD52ORIGINAL001178068.pdfTexto completoapplication/pdf2356491http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265636/1/001178068.pdfe3b617a6082fa4ccb307717a67f314f8MD5110183/2656362023-10-06 03:42:11.875053oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265636Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-10-06T06:42:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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