Geometria dinâmica no ensino de transformações no plano : uma experiência com professores da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Margarete Farias
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/54888
Resumo: Nesta dissertação apresentamos a concepção, implementação e validação de uma proposta para o ensino de transformações geométricas no plano usando o ambiente de geometria dinâmica GeoGebra. A proposta integra Geometria e Arte através da construção de pavimentações do plano e de mosaicos de Escher e foi dirigida para professores do ensino fundamental, tendo como objetivo apresentar uma nova alternativa de trabalho na Geometria escolar e também capacitá-los para o uso de mídias digitais nas suas salas de aula. O trabalho foi desenvolvido dentro dos princípios da Engenharia Didática. Na análise e validação da implementação da proposta tomamos como base a teoria Sócio-Histórica, cuja referência principal é a obra de Vygotsky; também utilizamos o trabalho de Duval sobre registros de representação semiótica no processo de aprendizagem da Matemática. A partir das análises a priori e a posteriori observamos que os professores participantes da oficina, através do uso do GeoGebra, se apropriaram dos princípios da geometria dinâmica e dos conceitos da geometria das transformações.
id URGS_aaba061e2710bbb2579ed2932569bb30
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/54888
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Medeiros, Margarete FariasGravina, Maria Alice2012-09-01T01:37:25Z2012http://hdl.handle.net/10183/54888000855641Nesta dissertação apresentamos a concepção, implementação e validação de uma proposta para o ensino de transformações geométricas no plano usando o ambiente de geometria dinâmica GeoGebra. A proposta integra Geometria e Arte através da construção de pavimentações do plano e de mosaicos de Escher e foi dirigida para professores do ensino fundamental, tendo como objetivo apresentar uma nova alternativa de trabalho na Geometria escolar e também capacitá-los para o uso de mídias digitais nas suas salas de aula. O trabalho foi desenvolvido dentro dos princípios da Engenharia Didática. Na análise e validação da implementação da proposta tomamos como base a teoria Sócio-Histórica, cuja referência principal é a obra de Vygotsky; também utilizamos o trabalho de Duval sobre registros de representação semiótica no processo de aprendizagem da Matemática. A partir das análises a priori e a posteriori observamos que os professores participantes da oficina, através do uso do GeoGebra, se apropriaram dos princípios da geometria dinâmica e dos conceitos da geometria das transformações.This work presents the conception, implementation and validation of an experiment to teach geometric transformations in the plane using the dynamic geometry environment GeoGebra. The proposal integrates geometry and art through the construction of tessellations of the plane, including Escher's mosaics, and it was directed to elementary school teachers, aiming to present a new alternative to work with geometry using digital media. The work used the principles of Didactic Engineering and the analysis of the experiment was based on the Socio-Historical theory, whose main reference is the work of Vygotsky and on the work of Duval about registers of semiotic representation in the process of mathematics learning. The analysis a priori and a posteriori showed that the teachers, through the use of GeoGebra, learned the principles of dynamic geometry and the concepts of geometry transformations.application/pdfporTransformações geométricasGeometria dinâmicaGeometric transformationDynamic geometry environmentArtTessellationMosaics of escherGeometria dinâmica no ensino de transformações no plano : uma experiência com professores da educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2012mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000855641.pdf000855641.pdfTexto completoapplication/pdf7546091http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54888/1/000855641.pdf1e6abc9961dd6459e4bf2b1fb657c35eMD51TEXT000855641.pdf.txt000855641.pdf.txtExtracted Texttext/plain288826http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54888/2/000855641.pdf.txte9287edd1f50b0b1b2165028ee6948d6MD52THUMBNAIL000855641.pdf.jpg000855641.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg954http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54888/3/000855641.pdf.jpg29d14cc775290605a8f8d100e81a1bfeMD5310183/548882018-10-09 09:06:36.887oai:www.lume.ufrgs.br:10183/54888Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T12:06:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Geometria dinâmica no ensino de transformações no plano : uma experiência com professores da educação básica
title Geometria dinâmica no ensino de transformações no plano : uma experiência com professores da educação básica
spellingShingle Geometria dinâmica no ensino de transformações no plano : uma experiência com professores da educação básica
Medeiros, Margarete Farias
Transformações geométricas
Geometria dinâmica
Geometric transformation
Dynamic geometry environment
Art
Tessellation
Mosaics of escher
title_short Geometria dinâmica no ensino de transformações no plano : uma experiência com professores da educação básica
title_full Geometria dinâmica no ensino de transformações no plano : uma experiência com professores da educação básica
title_fullStr Geometria dinâmica no ensino de transformações no plano : uma experiência com professores da educação básica
title_full_unstemmed Geometria dinâmica no ensino de transformações no plano : uma experiência com professores da educação básica
title_sort Geometria dinâmica no ensino de transformações no plano : uma experiência com professores da educação básica
author Medeiros, Margarete Farias
author_facet Medeiros, Margarete Farias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Margarete Farias
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gravina, Maria Alice
contributor_str_mv Gravina, Maria Alice
dc.subject.por.fl_str_mv Transformações geométricas
Geometria dinâmica
topic Transformações geométricas
Geometria dinâmica
Geometric transformation
Dynamic geometry environment
Art
Tessellation
Mosaics of escher
dc.subject.eng.fl_str_mv Geometric transformation
Dynamic geometry environment
Art
Tessellation
Mosaics of escher
description Nesta dissertação apresentamos a concepção, implementação e validação de uma proposta para o ensino de transformações geométricas no plano usando o ambiente de geometria dinâmica GeoGebra. A proposta integra Geometria e Arte através da construção de pavimentações do plano e de mosaicos de Escher e foi dirigida para professores do ensino fundamental, tendo como objetivo apresentar uma nova alternativa de trabalho na Geometria escolar e também capacitá-los para o uso de mídias digitais nas suas salas de aula. O trabalho foi desenvolvido dentro dos princípios da Engenharia Didática. Na análise e validação da implementação da proposta tomamos como base a teoria Sócio-Histórica, cuja referência principal é a obra de Vygotsky; também utilizamos o trabalho de Duval sobre registros de representação semiótica no processo de aprendizagem da Matemática. A partir das análises a priori e a posteriori observamos que os professores participantes da oficina, através do uso do GeoGebra, se apropriaram dos princípios da geometria dinâmica e dos conceitos da geometria das transformações.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-09-01T01:37:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/54888
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000855641
url http://hdl.handle.net/10183/54888
identifier_str_mv 000855641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54888/1/000855641.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54888/2/000855641.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54888/3/000855641.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1e6abc9961dd6459e4bf2b1fb657c35e
e9287edd1f50b0b1b2165028ee6948d6
29d14cc775290605a8f8d100e81a1bfe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816736865116487680