Geometria dinâmica no ensino de transformações no plano : uma experiência com professores da educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/54888 |
Resumo: | Nesta dissertação apresentamos a concepção, implementação e validação de uma proposta para o ensino de transformações geométricas no plano usando o ambiente de geometria dinâmica GeoGebra. A proposta integra Geometria e Arte através da construção de pavimentações do plano e de mosaicos de Escher e foi dirigida para professores do ensino fundamental, tendo como objetivo apresentar uma nova alternativa de trabalho na Geometria escolar e também capacitá-los para o uso de mídias digitais nas suas salas de aula. O trabalho foi desenvolvido dentro dos princípios da Engenharia Didática. Na análise e validação da implementação da proposta tomamos como base a teoria Sócio-Histórica, cuja referência principal é a obra de Vygotsky; também utilizamos o trabalho de Duval sobre registros de representação semiótica no processo de aprendizagem da Matemática. A partir das análises a priori e a posteriori observamos que os professores participantes da oficina, através do uso do GeoGebra, se apropriaram dos princípios da geometria dinâmica e dos conceitos da geometria das transformações. |
id |
URGS_aaba061e2710bbb2579ed2932569bb30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/54888 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Medeiros, Margarete FariasGravina, Maria Alice2012-09-01T01:37:25Z2012http://hdl.handle.net/10183/54888000855641Nesta dissertação apresentamos a concepção, implementação e validação de uma proposta para o ensino de transformações geométricas no plano usando o ambiente de geometria dinâmica GeoGebra. A proposta integra Geometria e Arte através da construção de pavimentações do plano e de mosaicos de Escher e foi dirigida para professores do ensino fundamental, tendo como objetivo apresentar uma nova alternativa de trabalho na Geometria escolar e também capacitá-los para o uso de mídias digitais nas suas salas de aula. O trabalho foi desenvolvido dentro dos princípios da Engenharia Didática. Na análise e validação da implementação da proposta tomamos como base a teoria Sócio-Histórica, cuja referência principal é a obra de Vygotsky; também utilizamos o trabalho de Duval sobre registros de representação semiótica no processo de aprendizagem da Matemática. A partir das análises a priori e a posteriori observamos que os professores participantes da oficina, através do uso do GeoGebra, se apropriaram dos princípios da geometria dinâmica e dos conceitos da geometria das transformações.This work presents the conception, implementation and validation of an experiment to teach geometric transformations in the plane using the dynamic geometry environment GeoGebra. The proposal integrates geometry and art through the construction of tessellations of the plane, including Escher's mosaics, and it was directed to elementary school teachers, aiming to present a new alternative to work with geometry using digital media. The work used the principles of Didactic Engineering and the analysis of the experiment was based on the Socio-Historical theory, whose main reference is the work of Vygotsky and on the work of Duval about registers of semiotic representation in the process of mathematics learning. The analysis a priori and a posteriori showed that the teachers, through the use of GeoGebra, learned the principles of dynamic geometry and the concepts of geometry transformations.application/pdfporTransformações geométricasGeometria dinâmicaGeometric transformationDynamic geometry environmentArtTessellationMosaics of escherGeometria dinâmica no ensino de transformações no plano : uma experiência com professores da educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2012mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000855641.pdf000855641.pdfTexto completoapplication/pdf7546091http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54888/1/000855641.pdf1e6abc9961dd6459e4bf2b1fb657c35eMD51TEXT000855641.pdf.txt000855641.pdf.txtExtracted Texttext/plain288826http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54888/2/000855641.pdf.txte9287edd1f50b0b1b2165028ee6948d6MD52THUMBNAIL000855641.pdf.jpg000855641.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg954http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54888/3/000855641.pdf.jpg29d14cc775290605a8f8d100e81a1bfeMD5310183/548882018-10-09 09:06:36.887oai:www.lume.ufrgs.br:10183/54888Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T12:06:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Geometria dinâmica no ensino de transformações no plano : uma experiência com professores da educação básica |
title |
Geometria dinâmica no ensino de transformações no plano : uma experiência com professores da educação básica |
spellingShingle |
Geometria dinâmica no ensino de transformações no plano : uma experiência com professores da educação básica Medeiros, Margarete Farias Transformações geométricas Geometria dinâmica Geometric transformation Dynamic geometry environment Art Tessellation Mosaics of escher |
title_short |
Geometria dinâmica no ensino de transformações no plano : uma experiência com professores da educação básica |
title_full |
Geometria dinâmica no ensino de transformações no plano : uma experiência com professores da educação básica |
title_fullStr |
Geometria dinâmica no ensino de transformações no plano : uma experiência com professores da educação básica |
title_full_unstemmed |
Geometria dinâmica no ensino de transformações no plano : uma experiência com professores da educação básica |
title_sort |
Geometria dinâmica no ensino de transformações no plano : uma experiência com professores da educação básica |
author |
Medeiros, Margarete Farias |
author_facet |
Medeiros, Margarete Farias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Margarete Farias |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gravina, Maria Alice |
contributor_str_mv |
Gravina, Maria Alice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transformações geométricas Geometria dinâmica |
topic |
Transformações geométricas Geometria dinâmica Geometric transformation Dynamic geometry environment Art Tessellation Mosaics of escher |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Geometric transformation Dynamic geometry environment Art Tessellation Mosaics of escher |
description |
Nesta dissertação apresentamos a concepção, implementação e validação de uma proposta para o ensino de transformações geométricas no plano usando o ambiente de geometria dinâmica GeoGebra. A proposta integra Geometria e Arte através da construção de pavimentações do plano e de mosaicos de Escher e foi dirigida para professores do ensino fundamental, tendo como objetivo apresentar uma nova alternativa de trabalho na Geometria escolar e também capacitá-los para o uso de mídias digitais nas suas salas de aula. O trabalho foi desenvolvido dentro dos princípios da Engenharia Didática. Na análise e validação da implementação da proposta tomamos como base a teoria Sócio-Histórica, cuja referência principal é a obra de Vygotsky; também utilizamos o trabalho de Duval sobre registros de representação semiótica no processo de aprendizagem da Matemática. A partir das análises a priori e a posteriori observamos que os professores participantes da oficina, através do uso do GeoGebra, se apropriaram dos princípios da geometria dinâmica e dos conceitos da geometria das transformações. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-09-01T01:37:25Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/54888 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000855641 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/54888 |
identifier_str_mv |
000855641 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54888/1/000855641.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54888/2/000855641.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/54888/3/000855641.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1e6abc9961dd6459e4bf2b1fb657c35e e9287edd1f50b0b1b2165028ee6948d6 29d14cc775290605a8f8d100e81a1bfe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1816736865116487680 |