ASTERIX : Aprendizagem significativa e tecnologias aplicadas no ensino de redes de computadores : integrando e explorando possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/4819 |
Resumo: | Por várias décadas os computadores têm sido utilizados no processo educacional e nem sempre da forma correta. E existe uma forma correta? Não existe consenso, são muitas as tentativas e experiências com inúmeros resultados positivos e negativos. Sabe-se de antemão que um dos fatores que levam ao fracasso alguns ensaios é a mera transposição do material didático tradicional para o meio informatizado, sem alterações na metodologia nem na postura do professor e do aluno. A questão é como a tecnologia pode ser utilizada para favorecer uma Aprendizagem Significativa. Para possibilitar esta pesquisa foi desenvolvido o Laboratório Virtual ASTERIX, utilizado na disciplina de Redes de Computadores do Curso de Ciências da Computação/UFSM. Esse trabalho apresenta os resultados da utilização do laboratório virtual ASTERIX, a metodologia de utilização dos recursos tecnológicos envolvidos (realidade virtual, inteligência artificial e animações/simulações) e avaliação da utilização desse laboratório virtual. A teoria educacional que fundamentou a criação e a utilização do laboratório virtual foi a Aprendizagem Significativa de D. Ausubel e D. Jonassen. |
id |
URGS_ae5c0aa80aa56ed4e4f3c0bb1e634a28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/4819 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Medina, Roseclea DuarteTarouco, Liane Margarida RockenbachAmoretti, Maria Suzana Marc2007-06-06T17:39:31Z2004http://hdl.handle.net/10183/4819000460485Por várias décadas os computadores têm sido utilizados no processo educacional e nem sempre da forma correta. E existe uma forma correta? Não existe consenso, são muitas as tentativas e experiências com inúmeros resultados positivos e negativos. Sabe-se de antemão que um dos fatores que levam ao fracasso alguns ensaios é a mera transposição do material didático tradicional para o meio informatizado, sem alterações na metodologia nem na postura do professor e do aluno. A questão é como a tecnologia pode ser utilizada para favorecer uma Aprendizagem Significativa. Para possibilitar esta pesquisa foi desenvolvido o Laboratório Virtual ASTERIX, utilizado na disciplina de Redes de Computadores do Curso de Ciências da Computação/UFSM. Esse trabalho apresenta os resultados da utilização do laboratório virtual ASTERIX, a metodologia de utilização dos recursos tecnológicos envolvidos (realidade virtual, inteligência artificial e animações/simulações) e avaliação da utilização desse laboratório virtual. A teoria educacional que fundamentou a criação e a utilização do laboratório virtual foi a Aprendizagem Significativa de D. Ausubel e D. Jonassen.application/pdfporLaboratório virtualAmbiente de aprendizagemRealidade virtualInteligência artificialComputador na educaçãoAprendizagem significativaMapa conceitualInformáticaEducaçãoEnsinoRedesComputadoresAmbiente virtualASTERIX : Aprendizagem significativa e tecnologias aplicadas no ensino de redes de computadores : integrando e explorando possibilidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2004doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000460485.pdf000460485.pdfTexto completoapplication/pdf1394733http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4819/1/000460485.pdf6a64e81a375396938e9dd5b1584f8be8MD51TEXT000460485.pdf.txt000460485.pdf.txtExtracted Texttext/plain265906http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4819/2/000460485.pdf.txt0bdbc0bf6874f2faa76e6a88d22bf460MD52THUMBNAIL000460485.pdf.jpg000460485.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1002http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4819/3/000460485.pdf.jpg96de89db412d1492d33156ffc70df505MD5310183/48192018-10-08 09:13:24.03oai:www.lume.ufrgs.br:10183/4819Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T12:13:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
ASTERIX : Aprendizagem significativa e tecnologias aplicadas no ensino de redes de computadores : integrando e explorando possibilidades |
title |
ASTERIX : Aprendizagem significativa e tecnologias aplicadas no ensino de redes de computadores : integrando e explorando possibilidades |
spellingShingle |
ASTERIX : Aprendizagem significativa e tecnologias aplicadas no ensino de redes de computadores : integrando e explorando possibilidades Medina, Roseclea Duarte Laboratório virtual Ambiente de aprendizagem Realidade virtual Inteligência artificial Computador na educação Aprendizagem significativa Mapa conceitual Informática Educação Ensino Redes Computadores Ambiente virtual |
title_short |
ASTERIX : Aprendizagem significativa e tecnologias aplicadas no ensino de redes de computadores : integrando e explorando possibilidades |
title_full |
ASTERIX : Aprendizagem significativa e tecnologias aplicadas no ensino de redes de computadores : integrando e explorando possibilidades |
title_fullStr |
ASTERIX : Aprendizagem significativa e tecnologias aplicadas no ensino de redes de computadores : integrando e explorando possibilidades |
title_full_unstemmed |
ASTERIX : Aprendizagem significativa e tecnologias aplicadas no ensino de redes de computadores : integrando e explorando possibilidades |
title_sort |
ASTERIX : Aprendizagem significativa e tecnologias aplicadas no ensino de redes de computadores : integrando e explorando possibilidades |
author |
Medina, Roseclea Duarte |
author_facet |
Medina, Roseclea Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medina, Roseclea Duarte |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Amoretti, Maria Suzana Marc |
contributor_str_mv |
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach Amoretti, Maria Suzana Marc |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Laboratório virtual Ambiente de aprendizagem Realidade virtual Inteligência artificial Computador na educação Aprendizagem significativa Mapa conceitual Informática Educação Ensino Redes Computadores Ambiente virtual |
topic |
Laboratório virtual Ambiente de aprendizagem Realidade virtual Inteligência artificial Computador na educação Aprendizagem significativa Mapa conceitual Informática Educação Ensino Redes Computadores Ambiente virtual |
description |
Por várias décadas os computadores têm sido utilizados no processo educacional e nem sempre da forma correta. E existe uma forma correta? Não existe consenso, são muitas as tentativas e experiências com inúmeros resultados positivos e negativos. Sabe-se de antemão que um dos fatores que levam ao fracasso alguns ensaios é a mera transposição do material didático tradicional para o meio informatizado, sem alterações na metodologia nem na postura do professor e do aluno. A questão é como a tecnologia pode ser utilizada para favorecer uma Aprendizagem Significativa. Para possibilitar esta pesquisa foi desenvolvido o Laboratório Virtual ASTERIX, utilizado na disciplina de Redes de Computadores do Curso de Ciências da Computação/UFSM. Esse trabalho apresenta os resultados da utilização do laboratório virtual ASTERIX, a metodologia de utilização dos recursos tecnológicos envolvidos (realidade virtual, inteligência artificial e animações/simulações) e avaliação da utilização desse laboratório virtual. A teoria educacional que fundamentou a criação e a utilização do laboratório virtual foi a Aprendizagem Significativa de D. Ausubel e D. Jonassen. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:39:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/4819 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000460485 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/4819 |
identifier_str_mv |
000460485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4819/1/000460485.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4819/2/000460485.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4819/3/000460485.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6a64e81a375396938e9dd5b1584f8be8 0bdbc0bf6874f2faa76e6a88d22bf460 96de89db412d1492d33156ffc70df505 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085044924973056 |