O sistema de avaliação das redações dos vestibulares do Brasil como objeto de investigação da linguística aplicada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/235568 |
Resumo: | Esta dissertação versará sobre o sistema de avaliação das universidades brasileiras referente à prova de redação, não considerando a avaliação conteudística, mas procurando entender, através dos documentos públicos divulgados nos sites e também por meio de questionário específico, como estas universidades pensam tal prova. A redação do vestibular é material de pesquisa desde a década de 30. Em 2010, confirma-se a impossibilidade de esgotar a temática que Maria Thereza Fraga Rocco já confirmava em 1981. As reflexões sobre o tema geral – redação do vestibular – levam a crer que ela demonstra a construção do saber do candidato e a forma de expressar esse conhecimento. Tais reflexões sobre a construção do saber têm como panorama um tempo de mudanças, incertezas e desordem enquadrado no vestibular e na sua avaliação. A questão geradora é saber como se constrói esse cenário. Esta pesquisa não traz textos de vestibulandos ou de alunos de ensino médio para serem exaustivamente discutidos, tampouco se pretende avaliar os critérios de avaliação das redações, neste momento, outro ponto de vista será aferido. O olhar deste estudo está voltado para as informações que as universidades brasileiras fornecem aos candidatos sobre a prova de redação, buscando traçar um quadro tão completo quanto possível do tratamento que estas dão à questão da avaliação da redação do vestibular como um todo. Partindo do pressuposto de que a redação demonstra a construção do saber do candidato, por meio da produção de conhecimento, busca-se entender o que a universidade pensa sobre a redação do vestibular e como a valoriza. De acordo com o que configuram os dados, há vários pontos de vista que podem ser vislumbrados dentro de uma mesma Instituição. A leitura destes dados não possui uma única verdade. Uma delas é que as universidades, de uma forma ou de outra, valorizam a prova de redação, o que elas valorizam é que muda significativamente. |
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Silva, Betina Rubin daGuedes, Paulo Coimbra2022-03-04T04:40:27Z2011http://hdl.handle.net/10183/235568001137909Esta dissertação versará sobre o sistema de avaliação das universidades brasileiras referente à prova de redação, não considerando a avaliação conteudística, mas procurando entender, através dos documentos públicos divulgados nos sites e também por meio de questionário específico, como estas universidades pensam tal prova. A redação do vestibular é material de pesquisa desde a década de 30. Em 2010, confirma-se a impossibilidade de esgotar a temática que Maria Thereza Fraga Rocco já confirmava em 1981. As reflexões sobre o tema geral – redação do vestibular – levam a crer que ela demonstra a construção do saber do candidato e a forma de expressar esse conhecimento. Tais reflexões sobre a construção do saber têm como panorama um tempo de mudanças, incertezas e desordem enquadrado no vestibular e na sua avaliação. A questão geradora é saber como se constrói esse cenário. Esta pesquisa não traz textos de vestibulandos ou de alunos de ensino médio para serem exaustivamente discutidos, tampouco se pretende avaliar os critérios de avaliação das redações, neste momento, outro ponto de vista será aferido. O olhar deste estudo está voltado para as informações que as universidades brasileiras fornecem aos candidatos sobre a prova de redação, buscando traçar um quadro tão completo quanto possível do tratamento que estas dão à questão da avaliação da redação do vestibular como um todo. Partindo do pressuposto de que a redação demonstra a construção do saber do candidato, por meio da produção de conhecimento, busca-se entender o que a universidade pensa sobre a redação do vestibular e como a valoriza. De acordo com o que configuram os dados, há vários pontos de vista que podem ser vislumbrados dentro de uma mesma Instituição. A leitura destes dados não possui uma única verdade. Uma delas é que as universidades, de uma forma ou de outra, valorizam a prova de redação, o que elas valorizam é que muda significativamente.This dissertation addresses the evaluation system applied by Brazilian universities on essay exams. It primarily aims at understanding how the assessment information scenario available to applicants is constructed, i.e., the approach of this study is focused on the material provided to applicants by Brazilian universities regarding the essay exam, intending on painting the full picture of how universities handle the evaluation of essays from university entrance exams as a whole. On the assumption that the essay indicates the applicant’s knowledge construction process, through knowledge production, an effort is made at last to understand the thoughts universities have on essays proposed in university entrance exams and the value granted to them. Information was gathered from public documents published on websites and also through specific questionnaire. The analysis of this data showed more than a single result. One attitude observed is that the universities, in one way or another, value the essay exam, but the aspects valued change significantly. Moreover, there are many different criteria available to applicants, i.e., some institutions provide resources for a better exam preparation and others do not. This leads to the conclusion that both presence and absence of study material indicate to which degree Brazilian universities value the essay exam.application/pdfporRedaçãoVestibularUniversidadeLinguística aplicadaLinguísticaApplied LinguisticsUniversity entrance essay examBrazilian universitiesO sistema de avaliação das redações dos vestibulares do Brasil como objeto de investigação da linguística aplicadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137909.pdf.txt001137909.pdf.txtExtracted Texttext/plain185950http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235568/2/001137909.pdf.txt34f95040caf00d58bbb706f394dc7f74MD52ORIGINAL001137909.pdfTexto completoapplication/pdf1368390http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235568/1/001137909.pdfef501ca39b393ed25d75101e529e399fMD5110183/2355682022-03-26 05:04:50.126466oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235568Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-03-26T08:04:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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