Esculhambada : um modo bufo de criação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/248083 |
Resumo: | O trabalho reflete sobre o processo criativo do espetáculo solo Esculhambada, que propõe o cruzamento entre bufonaria e atuação em primeira pessoa, em um modo bufo de criação. Em cena, a atriz pesquisadora assume a primeira pessoa, em diferentes modulações do corpo-memória da atriz e em conexão com seu repertório de bufonaria. Sem fazer uso de recursos concretos convencionalmente envolvidos na construção do corpo-máscara do bufão, como enchimentos, maquiagens, acessórios, dialoga com as bagagens teórico-práticas que fazem parte de sua formação e trajetória. A atriz pesquisadora, seu corpo, sua vida e suas memórias na cena, em diálogo com os aportes da bufonaria e com referências e temas urgentes de nosso tempo. |
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Marques, Aline SchneiderFagundes, Silvia Patricia2022-08-27T05:07:40Z2022http://hdl.handle.net/10183/248083001148485O trabalho reflete sobre o processo criativo do espetáculo solo Esculhambada, que propõe o cruzamento entre bufonaria e atuação em primeira pessoa, em um modo bufo de criação. Em cena, a atriz pesquisadora assume a primeira pessoa, em diferentes modulações do corpo-memória da atriz e em conexão com seu repertório de bufonaria. Sem fazer uso de recursos concretos convencionalmente envolvidos na construção do corpo-máscara do bufão, como enchimentos, maquiagens, acessórios, dialoga com as bagagens teórico-práticas que fazem parte de sua formação e trajetória. A atriz pesquisadora, seu corpo, sua vida e suas memórias na cena, em diálogo com os aportes da bufonaria e com referências e temas urgentes de nosso tempo.The work reflects on the creative process of the solo theater performance Esculhambada, which proposes the crossing between buffoonery and first-person acting, in a buffoonery way of acting. On stage, the researching actress assumes the first person, in different modulations of the actress' body-memory and in connection with her repertory of buffoonery. Without using concrete resources conventionally involved in the construction of the buffoon's body-mask, such as fillers, make-up, accessories, she dialogues with the theoretical and practical experiences that is part of her education and professional trajectory. The researching actress, her body, her life, and her memories on stage, in dialogue with the contributions of buffoonery and with references and urgent themes of our time.application/pdfporProcesso de criação : TeatroTeatroAtuação teatralBufão : Personagem : TeatroTheatreActingMaskingBuffooneryBufoonEsculhambada : um modo bufo de criaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001148485.pdf.txt001148485.pdf.txtExtracted Texttext/plain194247http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248083/2/001148485.pdf.txt508d837ef4e09039f0dfd3f9084c04b4MD52ORIGINAL001148485.pdfTexto completoapplication/pdf2506683http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248083/1/001148485.pdf95b1833fd43c1b281254bb8d7bb72dc2MD5110183/2480832022-08-28 04:46:18.853615oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248083Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-28T07:46:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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