Desenvolvimento de instrumentos para a avaliação de coping em adolescentes brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antoniazzi, Adriane Scomazzon
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/2908
Resumo: Coping é o processo cognitivo utilizado pelos indivíduos para lidar com situações de estresse e inclui esforços para administrar problemas no seu cotidiano. Este conceito também tem sido amplamente estudado por estar associado à saúde e à adaptabilidade social. Coping apresenta, portanto, fundamental importância para estudos de vulnerabilidade e resiliência, indicando a necessidade da elaboração de instrumentos fidedignos e válidos para sua avaliação em populações brasileiras. O presente estudo visou desenvolver instrumentos para avaliar coping e prover uma contribuição teórica para seu estudo a partir do modelo de Aproximação-Evitação. O resultado deste trabalho consistiu na adaptação do Questionário de Coping em Diferentes Situações (Kavsek & Seiffge-Krenke, 1996) para o português e na elaboração do Inventário Multidimensional de Coping. Achados complementares deste estudo mostraram a influência de traços de personalidade e depressão sobre respostas de coping, bem como a relação entre o tipo de estratégia de coping utilizado e bem-estar subjetivo
id URGS_b0b09039c791b3a3b4120295266a8911
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2908
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Antoniazzi, Adriane ScomazzonHutz, Claudio Simon2007-06-06T17:24:43Z2000http://hdl.handle.net/10183/2908000283149Coping é o processo cognitivo utilizado pelos indivíduos para lidar com situações de estresse e inclui esforços para administrar problemas no seu cotidiano. Este conceito também tem sido amplamente estudado por estar associado à saúde e à adaptabilidade social. Coping apresenta, portanto, fundamental importância para estudos de vulnerabilidade e resiliência, indicando a necessidade da elaboração de instrumentos fidedignos e válidos para sua avaliação em populações brasileiras. O presente estudo visou desenvolver instrumentos para avaliar coping e prover uma contribuição teórica para seu estudo a partir do modelo de Aproximação-Evitação. O resultado deste trabalho consistiu na adaptação do Questionário de Coping em Diferentes Situações (Kavsek & Seiffge-Krenke, 1996) para o português e na elaboração do Inventário Multidimensional de Coping. Achados complementares deste estudo mostraram a influência de traços de personalidade e depressão sobre respostas de coping, bem como a relação entre o tipo de estratégia de coping utilizado e bem-estar subjetivoapplication/pdfporPsicologia : Testes e medidasEnfrentamentoEstresseAdolescenteDesenvolvimento de instrumentos para a avaliação de coping em adolescentes brasileirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaCurso de Pós-Graduação em Psicologia do DesenvolvimentoPorto Alegre, BR-RS2000doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000283149.pdf000283149.pdfTexto completoapplication/pdf161499http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2908/1/000283149.pdfa1fb09379178e279fcf7dec72a9a66d1MD51TEXT000283149.pdf.txt000283149.pdf.txtExtracted Texttext/plain170026http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2908/2/000283149.pdf.txt394828ecff80fb3794ae0ac0cc559d64MD52THUMBNAIL000283149.pdf.jpg000283149.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg961http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2908/3/000283149.pdf.jpg8047458d2b44d5912988fb97d8605d0eMD5310183/29082018-10-15 09:00:41.589oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2908Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T12:00:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento de instrumentos para a avaliação de coping em adolescentes brasileiros
title Desenvolvimento de instrumentos para a avaliação de coping em adolescentes brasileiros
spellingShingle Desenvolvimento de instrumentos para a avaliação de coping em adolescentes brasileiros
Antoniazzi, Adriane Scomazzon
Psicologia : Testes e medidas
Enfrentamento
Estresse
Adolescente
title_short Desenvolvimento de instrumentos para a avaliação de coping em adolescentes brasileiros
title_full Desenvolvimento de instrumentos para a avaliação de coping em adolescentes brasileiros
title_fullStr Desenvolvimento de instrumentos para a avaliação de coping em adolescentes brasileiros
title_full_unstemmed Desenvolvimento de instrumentos para a avaliação de coping em adolescentes brasileiros
title_sort Desenvolvimento de instrumentos para a avaliação de coping em adolescentes brasileiros
author Antoniazzi, Adriane Scomazzon
author_facet Antoniazzi, Adriane Scomazzon
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antoniazzi, Adriane Scomazzon
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hutz, Claudio Simon
contributor_str_mv Hutz, Claudio Simon
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia : Testes e medidas
Enfrentamento
Estresse
Adolescente
topic Psicologia : Testes e medidas
Enfrentamento
Estresse
Adolescente
description Coping é o processo cognitivo utilizado pelos indivíduos para lidar com situações de estresse e inclui esforços para administrar problemas no seu cotidiano. Este conceito também tem sido amplamente estudado por estar associado à saúde e à adaptabilidade social. Coping apresenta, portanto, fundamental importância para estudos de vulnerabilidade e resiliência, indicando a necessidade da elaboração de instrumentos fidedignos e válidos para sua avaliação em populações brasileiras. O presente estudo visou desenvolver instrumentos para avaliar coping e prover uma contribuição teórica para seu estudo a partir do modelo de Aproximação-Evitação. O resultado deste trabalho consistiu na adaptação do Questionário de Coping em Diferentes Situações (Kavsek & Seiffge-Krenke, 1996) para o português e na elaboração do Inventário Multidimensional de Coping. Achados complementares deste estudo mostraram a influência de traços de personalidade e depressão sobre respostas de coping, bem como a relação entre o tipo de estratégia de coping utilizado e bem-estar subjetivo
publishDate 2000
dc.date.issued.fl_str_mv 2000
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:24:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/2908
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000283149
url http://hdl.handle.net/10183/2908
identifier_str_mv 000283149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2908/1/000283149.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2908/2/000283149.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2908/3/000283149.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a1fb09379178e279fcf7dec72a9a66d1
394828ecff80fb3794ae0ac0cc559d64
8047458d2b44d5912988fb97d8605d0e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085022379540480