Modelo cooperativo construtivista para autoria de cursos a distância usando tecnologia de Workflow

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zeve, Carlos Mario Dal Col
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/14815
Resumo: Este trabalho tem por fim especificar um modelo de descrição de tarefas, usando a tecnologia de workflow para representar a automação das atividades de autoria de cursos em ambientes distribuídos como a web, baseado em um modelo interacionista de cooperação. Busca, também, obter respostas relevantes às necessidades de especificação de workflow, tendo em vista a possibilidade de agregar ou modificar alguns elementos, para que possam expressar situações não previstas nos modelos atuais. O interesse deste trabalho em workflow devese ao fato de as tarefas nele desenvolvidas se relacionarem à autoria de documentos multimídia, tais como os utilizados em educação a distância, que compreendem não somente a construção, mas os processos cooperativos que sugerem as decisões, as escolhas, as preferências durante o processo de autoria. A abordagem proposta trata o problema da concepção do workflow de forma declarativa, através de um modelo que permita especificar tarefas, assim como sua ordenação temporal. A ordenação temporal pode ser obtida através do sequenciamento, seleção e interação de atividades, bem como através de propriedades que identificam o início e o fim de cada atividade. Por último, este trabalho visa estender as possibilidades da construção dos modelos de workflow, propondo uma técnica de planejamento que possibilite uma política de alocação dos autores associando a disponibilidade de tempo e as competências envolvidas na execução das atividades. Assim, o objetivo que se busca é um modelo de processo de autoria que possibilite expressar a interação e cooperação entre os autores, através de uma política de alocação que seja orientada pelas competências para execução de determinadas atividades.
id URGS_b18cbff5c1a709f2de86a1d324f200c9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14815
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Zeve, Carlos Mario Dal ColLima, Jose Valdeni deFranco, Sérgio Roberto Kieling2008-12-17T04:12:25Z2003http://hdl.handle.net/10183/14815000623753Este trabalho tem por fim especificar um modelo de descrição de tarefas, usando a tecnologia de workflow para representar a automação das atividades de autoria de cursos em ambientes distribuídos como a web, baseado em um modelo interacionista de cooperação. Busca, também, obter respostas relevantes às necessidades de especificação de workflow, tendo em vista a possibilidade de agregar ou modificar alguns elementos, para que possam expressar situações não previstas nos modelos atuais. O interesse deste trabalho em workflow devese ao fato de as tarefas nele desenvolvidas se relacionarem à autoria de documentos multimídia, tais como os utilizados em educação a distância, que compreendem não somente a construção, mas os processos cooperativos que sugerem as decisões, as escolhas, as preferências durante o processo de autoria. A abordagem proposta trata o problema da concepção do workflow de forma declarativa, através de um modelo que permita especificar tarefas, assim como sua ordenação temporal. A ordenação temporal pode ser obtida através do sequenciamento, seleção e interação de atividades, bem como através de propriedades que identificam o início e o fim de cada atividade. Por último, este trabalho visa estender as possibilidades da construção dos modelos de workflow, propondo uma técnica de planejamento que possibilite uma política de alocação dos autores associando a disponibilidade de tempo e as competências envolvidas na execução das atividades. Assim, o objetivo que se busca é um modelo de processo de autoria que possibilite expressar a interação e cooperação entre os autores, através de uma política de alocação que seja orientada pelas competências para execução de determinadas atividades.This work aims to specify a model of description of tasks, using workflow technology to represent the automation of e-learning authoring activities in a distributed environment as the web, based on an interacionist model of cooperation. It also has the objective of obtaining important answers to workflow specification needs, taking into consideration the possibility to add or modify some elements, so that they can express situations not foreseen in current models. The interest of this work in workflow relies in the fact that the developed tasks in are related to the multimedia documents authoring, such as those used in distance education. These comprise not only construction, but the cooperative processes that suggest decisions, choices, and preferences during the authoring process. The proposed approach deals with the workflow conception problem of the in a declarative way, through a model that allows the specification of tasks, as well as the temporary ordination. The temporary ordination can be obtained by the sequence, selection and interaction of activities, as well as, by the properties which identify the beginning and the end of each activity. Finally, this work seeks to extend the possibilities of workflow models construction, proposing a planning technique that makes possible an author’s allocation politic which associates time availability and the competences involved in the activities. Therefore, the objective of this work is an authorship process model that enables to express the interaction and cooperation among authors, by a competence for performing certain activities guided allocation politic.application/pdfporSoftware educacionalAmbiente de aprendizagemAmbiente virtualInformáticaComputador na educaçãoEducaçãoEnsino a distânciaE-learning authoringCooperative workComputeraided educationDistance educationWorkflowModelo cooperativo construtivista para autoria de cursos a distância usando tecnologia de WorkflowCooperative constructivist model for e-learning authoring using workflow technology info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdiciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2003doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000623753.pdf000623753.pdfTexto completoapplication/pdf1918828http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14815/1/000623753.pdfca2f7d3ea0be56db7f07c02aa3daa456MD51TEXT000623753.pdf.txt000623753.pdf.txtExtracted Texttext/plain294995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14815/2/000623753.pdf.txtb4e54fac3462280190198df0f4bd985eMD52THUMBNAIL000623753.pdf.jpg000623753.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1054http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14815/3/000623753.pdf.jpg262150582e99499a11033f222b42487dMD5310183/148152021-12-06 05:43:47.16871oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14815Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:43:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelo cooperativo construtivista para autoria de cursos a distância usando tecnologia de Workflow
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Cooperative constructivist model for e-learning authoring using workflow technology
title Modelo cooperativo construtivista para autoria de cursos a distância usando tecnologia de Workflow
spellingShingle Modelo cooperativo construtivista para autoria de cursos a distância usando tecnologia de Workflow
Zeve, Carlos Mario Dal Col
Software educacional
Ambiente de aprendizagem
Ambiente virtual
Informática
Computador na educação
Educação
Ensino a distância
E-learning authoring
Cooperative work
Computeraided education
Distance education
Workflow
title_short Modelo cooperativo construtivista para autoria de cursos a distância usando tecnologia de Workflow
title_full Modelo cooperativo construtivista para autoria de cursos a distância usando tecnologia de Workflow
title_fullStr Modelo cooperativo construtivista para autoria de cursos a distância usando tecnologia de Workflow
title_full_unstemmed Modelo cooperativo construtivista para autoria de cursos a distância usando tecnologia de Workflow
title_sort Modelo cooperativo construtivista para autoria de cursos a distância usando tecnologia de Workflow
author Zeve, Carlos Mario Dal Col
author_facet Zeve, Carlos Mario Dal Col
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zeve, Carlos Mario Dal Col
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Jose Valdeni de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Franco, Sérgio Roberto Kieling
contributor_str_mv Lima, Jose Valdeni de
Franco, Sérgio Roberto Kieling
dc.subject.por.fl_str_mv Software educacional
Ambiente de aprendizagem
Ambiente virtual
Informática
Computador na educação
Educação
Ensino a distância
topic Software educacional
Ambiente de aprendizagem
Ambiente virtual
Informática
Computador na educação
Educação
Ensino a distância
E-learning authoring
Cooperative work
Computeraided education
Distance education
Workflow
dc.subject.eng.fl_str_mv E-learning authoring
Cooperative work
Computeraided education
Distance education
Workflow
description Este trabalho tem por fim especificar um modelo de descrição de tarefas, usando a tecnologia de workflow para representar a automação das atividades de autoria de cursos em ambientes distribuídos como a web, baseado em um modelo interacionista de cooperação. Busca, também, obter respostas relevantes às necessidades de especificação de workflow, tendo em vista a possibilidade de agregar ou modificar alguns elementos, para que possam expressar situações não previstas nos modelos atuais. O interesse deste trabalho em workflow devese ao fato de as tarefas nele desenvolvidas se relacionarem à autoria de documentos multimídia, tais como os utilizados em educação a distância, que compreendem não somente a construção, mas os processos cooperativos que sugerem as decisões, as escolhas, as preferências durante o processo de autoria. A abordagem proposta trata o problema da concepção do workflow de forma declarativa, através de um modelo que permita especificar tarefas, assim como sua ordenação temporal. A ordenação temporal pode ser obtida através do sequenciamento, seleção e interação de atividades, bem como através de propriedades que identificam o início e o fim de cada atividade. Por último, este trabalho visa estender as possibilidades da construção dos modelos de workflow, propondo uma técnica de planejamento que possibilite uma política de alocação dos autores associando a disponibilidade de tempo e as competências envolvidas na execução das atividades. Assim, o objetivo que se busca é um modelo de processo de autoria que possibilite expressar a interação e cooperação entre os autores, através de uma política de alocação que seja orientada pelas competências para execução de determinadas atividades.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-12-17T04:12:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/14815
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000623753
url http://hdl.handle.net/10183/14815
identifier_str_mv 000623753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14815/1/000623753.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14815/2/000623753.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14815/3/000623753.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ca2f7d3ea0be56db7f07c02aa3daa456
b4e54fac3462280190198df0f4bd985e
262150582e99499a11033f222b42487d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085135464267776