Modelo cooperativo construtivista para autoria de cursos a distância usando tecnologia de Workflow
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/14815 |
Resumo: | Este trabalho tem por fim especificar um modelo de descrição de tarefas, usando a tecnologia de workflow para representar a automação das atividades de autoria de cursos em ambientes distribuídos como a web, baseado em um modelo interacionista de cooperação. Busca, também, obter respostas relevantes às necessidades de especificação de workflow, tendo em vista a possibilidade de agregar ou modificar alguns elementos, para que possam expressar situações não previstas nos modelos atuais. O interesse deste trabalho em workflow devese ao fato de as tarefas nele desenvolvidas se relacionarem à autoria de documentos multimídia, tais como os utilizados em educação a distância, que compreendem não somente a construção, mas os processos cooperativos que sugerem as decisões, as escolhas, as preferências durante o processo de autoria. A abordagem proposta trata o problema da concepção do workflow de forma declarativa, através de um modelo que permita especificar tarefas, assim como sua ordenação temporal. A ordenação temporal pode ser obtida através do sequenciamento, seleção e interação de atividades, bem como através de propriedades que identificam o início e o fim de cada atividade. Por último, este trabalho visa estender as possibilidades da construção dos modelos de workflow, propondo uma técnica de planejamento que possibilite uma política de alocação dos autores associando a disponibilidade de tempo e as competências envolvidas na execução das atividades. Assim, o objetivo que se busca é um modelo de processo de autoria que possibilite expressar a interação e cooperação entre os autores, através de uma política de alocação que seja orientada pelas competências para execução de determinadas atividades. |
id |
URGS_b18cbff5c1a709f2de86a1d324f200c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14815 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Zeve, Carlos Mario Dal ColLima, Jose Valdeni deFranco, Sérgio Roberto Kieling2008-12-17T04:12:25Z2003http://hdl.handle.net/10183/14815000623753Este trabalho tem por fim especificar um modelo de descrição de tarefas, usando a tecnologia de workflow para representar a automação das atividades de autoria de cursos em ambientes distribuídos como a web, baseado em um modelo interacionista de cooperação. Busca, também, obter respostas relevantes às necessidades de especificação de workflow, tendo em vista a possibilidade de agregar ou modificar alguns elementos, para que possam expressar situações não previstas nos modelos atuais. O interesse deste trabalho em workflow devese ao fato de as tarefas nele desenvolvidas se relacionarem à autoria de documentos multimídia, tais como os utilizados em educação a distância, que compreendem não somente a construção, mas os processos cooperativos que sugerem as decisões, as escolhas, as preferências durante o processo de autoria. A abordagem proposta trata o problema da concepção do workflow de forma declarativa, através de um modelo que permita especificar tarefas, assim como sua ordenação temporal. A ordenação temporal pode ser obtida através do sequenciamento, seleção e interação de atividades, bem como através de propriedades que identificam o início e o fim de cada atividade. Por último, este trabalho visa estender as possibilidades da construção dos modelos de workflow, propondo uma técnica de planejamento que possibilite uma política de alocação dos autores associando a disponibilidade de tempo e as competências envolvidas na execução das atividades. Assim, o objetivo que se busca é um modelo de processo de autoria que possibilite expressar a interação e cooperação entre os autores, através de uma política de alocação que seja orientada pelas competências para execução de determinadas atividades.This work aims to specify a model of description of tasks, using workflow technology to represent the automation of e-learning authoring activities in a distributed environment as the web, based on an interacionist model of cooperation. It also has the objective of obtaining important answers to workflow specification needs, taking into consideration the possibility to add or modify some elements, so that they can express situations not foreseen in current models. The interest of this work in workflow relies in the fact that the developed tasks in are related to the multimedia documents authoring, such as those used in distance education. These comprise not only construction, but the cooperative processes that suggest decisions, choices, and preferences during the authoring process. The proposed approach deals with the workflow conception problem of the in a declarative way, through a model that allows the specification of tasks, as well as the temporary ordination. The temporary ordination can be obtained by the sequence, selection and interaction of activities, as well as, by the properties which identify the beginning and the end of each activity. Finally, this work seeks to extend the possibilities of workflow models construction, proposing a planning technique that makes possible an author’s allocation politic which associates time availability and the competences involved in the activities. Therefore, the objective of this work is an authorship process model that enables to express the interaction and cooperation among authors, by a competence for performing certain activities guided allocation politic.application/pdfporSoftware educacionalAmbiente de aprendizagemAmbiente virtualInformáticaComputador na educaçãoEducaçãoEnsino a distânciaE-learning authoringCooperative workComputeraided educationDistance educationWorkflowModelo cooperativo construtivista para autoria de cursos a distância usando tecnologia de WorkflowCooperative constructivist model for e-learning authoring using workflow technology info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdiciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2003doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000623753.pdf000623753.pdfTexto completoapplication/pdf1918828http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14815/1/000623753.pdfca2f7d3ea0be56db7f07c02aa3daa456MD51TEXT000623753.pdf.txt000623753.pdf.txtExtracted Texttext/plain294995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14815/2/000623753.pdf.txtb4e54fac3462280190198df0f4bd985eMD52THUMBNAIL000623753.pdf.jpg000623753.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1054http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14815/3/000623753.pdf.jpg262150582e99499a11033f222b42487dMD5310183/148152021-12-06 05:43:47.16871oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14815Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:43:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelo cooperativo construtivista para autoria de cursos a distância usando tecnologia de Workflow |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Cooperative constructivist model for e-learning authoring using workflow technology |
title |
Modelo cooperativo construtivista para autoria de cursos a distância usando tecnologia de Workflow |
spellingShingle |
Modelo cooperativo construtivista para autoria de cursos a distância usando tecnologia de Workflow Zeve, Carlos Mario Dal Col Software educacional Ambiente de aprendizagem Ambiente virtual Informática Computador na educação Educação Ensino a distância E-learning authoring Cooperative work Computeraided education Distance education Workflow |
title_short |
Modelo cooperativo construtivista para autoria de cursos a distância usando tecnologia de Workflow |
title_full |
Modelo cooperativo construtivista para autoria de cursos a distância usando tecnologia de Workflow |
title_fullStr |
Modelo cooperativo construtivista para autoria de cursos a distância usando tecnologia de Workflow |
title_full_unstemmed |
Modelo cooperativo construtivista para autoria de cursos a distância usando tecnologia de Workflow |
title_sort |
Modelo cooperativo construtivista para autoria de cursos a distância usando tecnologia de Workflow |
author |
Zeve, Carlos Mario Dal Col |
author_facet |
Zeve, Carlos Mario Dal Col |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zeve, Carlos Mario Dal Col |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lima, Jose Valdeni de |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Franco, Sérgio Roberto Kieling |
contributor_str_mv |
Lima, Jose Valdeni de Franco, Sérgio Roberto Kieling |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Software educacional Ambiente de aprendizagem Ambiente virtual Informática Computador na educação Educação Ensino a distância |
topic |
Software educacional Ambiente de aprendizagem Ambiente virtual Informática Computador na educação Educação Ensino a distância E-learning authoring Cooperative work Computeraided education Distance education Workflow |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
E-learning authoring Cooperative work Computeraided education Distance education Workflow |
description |
Este trabalho tem por fim especificar um modelo de descrição de tarefas, usando a tecnologia de workflow para representar a automação das atividades de autoria de cursos em ambientes distribuídos como a web, baseado em um modelo interacionista de cooperação. Busca, também, obter respostas relevantes às necessidades de especificação de workflow, tendo em vista a possibilidade de agregar ou modificar alguns elementos, para que possam expressar situações não previstas nos modelos atuais. O interesse deste trabalho em workflow devese ao fato de as tarefas nele desenvolvidas se relacionarem à autoria de documentos multimídia, tais como os utilizados em educação a distância, que compreendem não somente a construção, mas os processos cooperativos que sugerem as decisões, as escolhas, as preferências durante o processo de autoria. A abordagem proposta trata o problema da concepção do workflow de forma declarativa, através de um modelo que permita especificar tarefas, assim como sua ordenação temporal. A ordenação temporal pode ser obtida através do sequenciamento, seleção e interação de atividades, bem como através de propriedades que identificam o início e o fim de cada atividade. Por último, este trabalho visa estender as possibilidades da construção dos modelos de workflow, propondo uma técnica de planejamento que possibilite uma política de alocação dos autores associando a disponibilidade de tempo e as competências envolvidas na execução das atividades. Assim, o objetivo que se busca é um modelo de processo de autoria que possibilite expressar a interação e cooperação entre os autores, através de uma política de alocação que seja orientada pelas competências para execução de determinadas atividades. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2008-12-17T04:12:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/14815 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000623753 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/14815 |
identifier_str_mv |
000623753 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14815/1/000623753.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14815/2/000623753.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14815/3/000623753.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ca2f7d3ea0be56db7f07c02aa3daa456 b4e54fac3462280190198df0f4bd985e 262150582e99499a11033f222b42487d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085135464267776 |