Ler para aprender : uma proposta didática de leitura para o ensino médio a partir do Enem sob a perspectiva da LSF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Izabel Maria da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230003
Resumo: Atualmente, as aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio são motivadas, de certa forma, pela realização do ENEM. Entretanto, a leitura entra, nas aulas de Língua Portuguesa, como estratégia didático-pedagógica, não como objeto de aprendizagem. Logo, pensar estratégias de leitura, no âmbito escolar brasileiro, é fundamental. Neste viés, a presente pesquisa justifica-se pela necessidade de buscar metodologias que ampliem a qualidade do ensino de leitura para alunos do Ensino Médio a partir da construção de tarefas de leitura que tenham um propósito mais concreto, vinculando linguagem e realidade. Assim, esta dissertação tem como objetivo apresentar uma proposta didática a partir da formulação de tarefas de leitura com base na prova de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias do ENEM e orientadas pela Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) (HALLIDAY, 1978/2001; HALLIDAY; HASAN, 1985; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004/2014) e pela Pedagogia de Gêneros da Escola de Sydney (ROSE; MARTIN, 2012; ROSE; MARTIN, 2018). A LSF se baseia na ideia de que todo comportamento linguístico é determinado por fatores sociais e culturais; em que o gênero é considerado como um processo social. Nesse sentido, tais teorias são relevantes para demonstrar de que maneira os gêneros se organizam e se realizam em relação aos propósitos sociais e linguísticos, bem como desenvolver as habilidades de leitura por meio do ensino guiado dos ciclos de interação. Para tanto, parte-se da análise das provas de Linguagens, Códigos e Suas tecnologias que integram o conjunto de provas do ENEM dos anos 2010 a 2019. Cada prova é composta por 45 questões que abordam conteúdos de Língua Portuguesa, Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação, Literatura e Inglês/Espanhol. Entretanto, para análise, foram consideradas apenas as questões em Língua Portuguesa. Como aporte metodológico, optou-se por uma abordagem qualiquantitativa, a partir de recorrências quantitativas – aspectos numéricos relacionados à sistematização dos gêneros encontrados na prova de LCT do ENEM – e de uma interpretação qualitativa dos dados – relacionada à proposta didática de atividades de leitura, considerando, assim, as múltiplas construções da realidade possíveis para a área de linguística. Desta forma, os resultados indicam que a prova do ENEM propõe uma abordagem bem diversificada de gêneros textuais. Assim, as análises dos textos da prova auxiliaram na construção de tarefas de leitura que tenham um propósito mais concreto, revelando que as atividades de leitura em sala de aula podem fazer parte de práticas sociais mais amplas. Ademais, reconhecer de que forma os significados são construídos no texto em relação ao contexto promove uma compreensão mais tangível de como se realiza o processo de construção de sentidos tanto na leitura quando na escrita. Por meio desta pesquisa, procura-se contribuir para discussões acerca do ensino e da aprendizagem de leitura no ensino médio, bem como sobre o Ciclo de Ensino e Aprendizagem ainda pouco abordado nos estudos acadêmicos, unindo, assim, a teoria e a prática em sala de aula.
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spelling Lopes, Izabel Maria da SilvaRottava, Lucia2021-09-22T04:23:38Z2021http://hdl.handle.net/10183/230003001130946Atualmente, as aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio são motivadas, de certa forma, pela realização do ENEM. Entretanto, a leitura entra, nas aulas de Língua Portuguesa, como estratégia didático-pedagógica, não como objeto de aprendizagem. Logo, pensar estratégias de leitura, no âmbito escolar brasileiro, é fundamental. Neste viés, a presente pesquisa justifica-se pela necessidade de buscar metodologias que ampliem a qualidade do ensino de leitura para alunos do Ensino Médio a partir da construção de tarefas de leitura que tenham um propósito mais concreto, vinculando linguagem e realidade. Assim, esta dissertação tem como objetivo apresentar uma proposta didática a partir da formulação de tarefas de leitura com base na prova de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias do ENEM e orientadas pela Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) (HALLIDAY, 1978/2001; HALLIDAY; HASAN, 1985; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004/2014) e pela Pedagogia de Gêneros da Escola de Sydney (ROSE; MARTIN, 2012; ROSE; MARTIN, 2018). A LSF se baseia na ideia de que todo comportamento linguístico é determinado por fatores sociais e culturais; em que o gênero é considerado como um processo social. Nesse sentido, tais teorias são relevantes para demonstrar de que maneira os gêneros se organizam e se realizam em relação aos propósitos sociais e linguísticos, bem como desenvolver as habilidades de leitura por meio do ensino guiado dos ciclos de interação. Para tanto, parte-se da análise das provas de Linguagens, Códigos e Suas tecnologias que integram o conjunto de provas do ENEM dos anos 2010 a 2019. Cada prova é composta por 45 questões que abordam conteúdos de Língua Portuguesa, Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação, Literatura e Inglês/Espanhol. Entretanto, para análise, foram consideradas apenas as questões em Língua Portuguesa. Como aporte metodológico, optou-se por uma abordagem qualiquantitativa, a partir de recorrências quantitativas – aspectos numéricos relacionados à sistematização dos gêneros encontrados na prova de LCT do ENEM – e de uma interpretação qualitativa dos dados – relacionada à proposta didática de atividades de leitura, considerando, assim, as múltiplas construções da realidade possíveis para a área de linguística. Desta forma, os resultados indicam que a prova do ENEM propõe uma abordagem bem diversificada de gêneros textuais. Assim, as análises dos textos da prova auxiliaram na construção de tarefas de leitura que tenham um propósito mais concreto, revelando que as atividades de leitura em sala de aula podem fazer parte de práticas sociais mais amplas. Ademais, reconhecer de que forma os significados são construídos no texto em relação ao contexto promove uma compreensão mais tangível de como se realiza o processo de construção de sentidos tanto na leitura quando na escrita. Por meio desta pesquisa, procura-se contribuir para discussões acerca do ensino e da aprendizagem de leitura no ensino médio, bem como sobre o Ciclo de Ensino e Aprendizagem ainda pouco abordado nos estudos acadêmicos, unindo, assim, a teoria e a prática em sala de aula.Actualmente, las clases de Lengua Portuguesa en la Enseñanza Secundaria son motivadas, de cierta manera, por la realización del ENEM. Pero, la lectura entra en el aula como estrategia didáctico-pedagógica y no como objeto de aprendizaje. Luego, en el ámbito escolar brasileño, pensar en estrategias de lectura es fundamental. En este aspecto, esta investigación se justifica por la necesidad de buscar metodologías que amplíen la calidad de la enseñanza de lectura para alumnos de la Enseñanza Secundaria, a partir de la construcción de tareas de lectura que tengan un propósito más concreto, vinculando lenguaje y realidad. En este sentido, esta tesis tiene por objetivo presentar una propuesta didáctica a partir de la formulación de tareas de lectura basadas en la prueba de Lenguaje, Códigos y sus Tecnologías del ENEM y orientadas por la Lingüística Sistémico Funcional (LSF) (HALLIDAY, 1978/2001; HALLIDAY; HASAN, 1985; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004/2014) y por la Pedagogía de Géneros de la Escuela de Sydney (ROSE; MARTIN, 2012; ROSE; MARTIN, 2018). La LSF se fundamenta en la idea de que todo comportamiento lingüístico es determinado por factores sociales y culturales; en el que el género es considerado como un proceso social. En este sentido, esas teorías son relevantes para demonstrar de qué manera los géneros se organizan y se realizan en relación con los propósitos sociales y lingüísticos, así como para desarrollar las habilidades de lectura por medio de la enseñanza guiada de los ciclos de interacción. Por lo tanto, la investigación empieza por el análisis de las pruebas del ENEM de los años 2010 a 2019. Cada prueba es compuesta por 45 cuestiones que abordan contenidos de Lengua Portuguesa, Literatura e Inglés/Español. Sin embargo, en el análisis, fueron consideradas apenas cuestiones en Lengua Portuguesa. Como aporte metodológico, se optó por un abordaje cualicuantitativo, a partir de recurrencias cuantitativas – aspectos numéricos relacionados con la sistematización de los géneros encontrados en la prueba de LCT del ENEM – y de una interpretación cualitativa de los datos – relacionada con la propuesta didáctica de actividades de lectura, considerando, así, las múltiples construcciones posibles de la realidad para el área de lingüística. De esta manera, los resultados indican que la prueba del ENEM propone un abordaje bien diversificado de géneros textuales. Luego, los análisis de los textos de la prueba auxilian en la construcción de las tareas de lectura con propósitos más concretos, revelando que las actividades de lectura en el aula pueden hacer parte de prácticas sociales más amplias. Además, reconocer de qué forma los significados son construidos en el texto, en relación con el contexto, promueve una comprensión más concreta de cómo se realiza el proceso de construcción de sentidos tanto en la lectura como en la escritura. Por medio de esta investigación, se busca contribuir para las discusiones sobre la enseñanza y aprendizaje de lectura en la Enseñanza Secundaria, bien como sobre el Ciclo de Aprendizaje todavía poco abordado en los estudios académicos, uniendo, así, la teoría y la práctica en el aula.application/pdfporLeituraLinguística sistêmico-funcionalEnsinoEnsino-aprendizagemExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)Linguagem e línguasLecturaEnseñanzaLingüística Sistémico FuncionalCiclo de AprendizajeENEMLer para aprender : uma proposta didática de leitura para o ensino médio a partir do Enem sob a perspectiva da LSFinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130946.pdf.txt001130946.pdf.txtExtracted Texttext/plain230603http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230003/2/001130946.pdf.txt31530687ff1b6e5193f62b7bb67c92a1MD52ORIGINAL001130946.pdfTexto completoapplication/pdf3767494http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230003/1/001130946.pdf006fc39874a6f39706f847fdbfe18bc1MD5110183/2300032023-03-10 03:32:43.089oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230003Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-10T06:32:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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