Proposta de uma sequência didática para o ensino da termoquímica no contexto da aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Dioni de Mello
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/231892
Resumo: Este trabalho apresenta a proposta de uma Sequência Didática (SD) para o ensino da Termoquímica como produto educacional para o Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI/UFRGS). A linha de pesquisa do programa em que esta dissertação se encaixa é Química Ambiental e Energia. A sequência didática é direcionada para os estudantes da 2ª série do Ensino Médio. A escolha do tema e a construção do produto surgiram a partir de algumas observações feitas na minha prática docente. Muitos estudantes não conseguiam relacionar o estudo da Termoquímica com situações aplicadas no cotidiano e apresentavam uma linguagem incorreta dos conceitos científicos básicos. Além de não conseguir relacionar a Termoquímica como sendo um ramo da Termodinâmica. A pesquisa aborda o estudo da Termoquímica com foco na teoria da Aprendizagem Significativa fundamentada em David Ausubel e Marco Antonio Moreira. Através dessa SD pretendemos promover um ensino de Termoquímica com contextualização e que levará em consideração os conhecimentos prévios dos estudantes. Ela está estruturada e apresenta seis aulas para o seu desenvolvimento. Propomos um material com diferentes metodologias de ensino, como aulas expositivas, aulas experimentais, sala invertida, apresentação oral, mapa conceitual e vídeo, enfim, diversas atividades que fazem o uso de organizadores prévios e subsunçores para promover a reconstrução daquele conhecimento que o estudante já carrega consigo. Um contraponto ao simples ensino da memorização mecânica. Para a elaboração do produto educacional, foram pesquisados diversos trabalhos na literatura para escolher os objetivos de avaliação e as estratégias de ensino que tivessem algum diferencial do que já foi realizado. Consideramos ser possível o desenvolvimento de novos saberes valorizando o conhecimento prévio dos estudantes. Ela está estruturada e apresenta seis aulas para o seu desenvolvimento. Propomos um material com diferentes metodologias de ensino, como aulas expositivas, aulas experimentais, sala invertida, apresentação oral, mapa conceitual e vídeo, enfim, diversas atividades que fazem o uso de organizadores prévios e subsunçores para promover a reconstrução daquele conhecimento que o estudante já carrega consigo. Um contraponto ao simples ensino da memorização mecânica. Para a elaboração do produto educacional, foram pesquisados diversos trabalhos na literatura para escolher os objetivos de avaliação e as estratégias de ensino que tivessem algum diferencial do que já foi realizado. Consideramos ser possível o desenvolvimento de novos saberes valorizando o conhecimento prévio dos estudantes. As atividades apresentam-se com ações diversificadas e embasadas em abordagens teóricas e contextualizadas. A contribuição deste trabalho é fornecer aos docentes do Ensino Médio uma sequência didática que possa auxiliá-los nas aulas de termoquímica, bem como, proporcionar aos seus estudantes a construção de uma aprendizagem significativa.
id URGS_bb2776592faa0abdfcd41e46d423c25e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231892
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Machado, Dioni de MelloGregório, José Ribeiro2021-11-18T04:23:20Z2021http://hdl.handle.net/10183/231892001133313Este trabalho apresenta a proposta de uma Sequência Didática (SD) para o ensino da Termoquímica como produto educacional para o Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI/UFRGS). A linha de pesquisa do programa em que esta dissertação se encaixa é Química Ambiental e Energia. A sequência didática é direcionada para os estudantes da 2ª série do Ensino Médio. A escolha do tema e a construção do produto surgiram a partir de algumas observações feitas na minha prática docente. Muitos estudantes não conseguiam relacionar o estudo da Termoquímica com situações aplicadas no cotidiano e apresentavam uma linguagem incorreta dos conceitos científicos básicos. Além de não conseguir relacionar a Termoquímica como sendo um ramo da Termodinâmica. A pesquisa aborda o estudo da Termoquímica com foco na teoria da Aprendizagem Significativa fundamentada em David Ausubel e Marco Antonio Moreira. Através dessa SD pretendemos promover um ensino de Termoquímica com contextualização e que levará em consideração os conhecimentos prévios dos estudantes. Ela está estruturada e apresenta seis aulas para o seu desenvolvimento. Propomos um material com diferentes metodologias de ensino, como aulas expositivas, aulas experimentais, sala invertida, apresentação oral, mapa conceitual e vídeo, enfim, diversas atividades que fazem o uso de organizadores prévios e subsunçores para promover a reconstrução daquele conhecimento que o estudante já carrega consigo. Um contraponto ao simples ensino da memorização mecânica. Para a elaboração do produto educacional, foram pesquisados diversos trabalhos na literatura para escolher os objetivos de avaliação e as estratégias de ensino que tivessem algum diferencial do que já foi realizado. Consideramos ser possível o desenvolvimento de novos saberes valorizando o conhecimento prévio dos estudantes. Ela está estruturada e apresenta seis aulas para o seu desenvolvimento. Propomos um material com diferentes metodologias de ensino, como aulas expositivas, aulas experimentais, sala invertida, apresentação oral, mapa conceitual e vídeo, enfim, diversas atividades que fazem o uso de organizadores prévios e subsunçores para promover a reconstrução daquele conhecimento que o estudante já carrega consigo. Um contraponto ao simples ensino da memorização mecânica. Para a elaboração do produto educacional, foram pesquisados diversos trabalhos na literatura para escolher os objetivos de avaliação e as estratégias de ensino que tivessem algum diferencial do que já foi realizado. Consideramos ser possível o desenvolvimento de novos saberes valorizando o conhecimento prévio dos estudantes. As atividades apresentam-se com ações diversificadas e embasadas em abordagens teóricas e contextualizadas. A contribuição deste trabalho é fornecer aos docentes do Ensino Médio uma sequência didática que possa auxiliá-los nas aulas de termoquímica, bem como, proporcionar aos seus estudantes a construção de uma aprendizagem significativa.This paper presents the proposal of a Didactic Sequence (SD) for the teaching of Thermochemistry as an educational product for the Professional Master's Degree Program in Chemistry in National Network (PROFQUI/UFRGS). The line of research of the program to which this dissertation belongs is Environmental Chemistry and Energy. The didactic sequence is directed to students in the second grade of high school. The choice of the theme and the construction of the product arose from some observations made in my teaching practice. Many students could not relate the study of thermochemistry to situations applied in everyday life and presented an incorrect language of basic scientific concepts. Besides not being able to relate Thermochemistry as a branch of Thermodynamics. The research approaches the study of Thermochemistry with a focus on the Meaningful Learning theory based on David Ausubel and Marco Antonio Moreira. Through this SD we intend to promote a teaching of Thermochemistry with contextualization and that will consider the students' previous knowledge. It is structured and presents six lessons for its development. We propose a material with different teaching methodologies, such as lectures, experimental classes, flipped classroom, oral presentation, concept map and video, in short, several activities that make use of previous organizers and subsumers to promote the reconstruction of that knowledge that the student already carries with him. A counterpoint to the simple teaching of mechanical memorization. For the elaboration of the educational product, several works in the literature were researched to choose the evaluation objectives and the teaching strategies that were different from what has already been done. We believe that it is possible to develop new knowledge by valuing the students' previous knowledge. The activities are presented with diversified actions based on theoretical and contextualized approaches. The contribution of this work is to provide high school teachers with a didactic sequence that can help them in thermochemistry classes, as well as provide their students with the construction of meaningful learning.application/pdfporEnsino de quimicaTermoquímicaSequência didáticaAprendizagem significativaChemistryTeaching of chemistryThermochemistryDidactic sequenceMeaningful learningProposta de uma sequência didática para o ensino da termoquímica no contexto da aprendizagem significativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaMestrado Profissional em Química em Rede NacionalPorto Alegre, BR-RS2021mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133313.pdf.txt001133313.pdf.txtExtracted Texttext/plain161290http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231892/2/001133313.pdf.txtd4747307065a06ee1449bbfb57dcc6ffMD52ORIGINAL001133313.pdfTexto completoapplication/pdf4929864http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231892/1/001133313.pdf921d75d3bd358fd1c0e8f71c4563c24bMD5110183/2318922021-11-20 05:41:20.96799oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231892Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-11-20T07:41:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de uma sequência didática para o ensino da termoquímica no contexto da aprendizagem significativa
title Proposta de uma sequência didática para o ensino da termoquímica no contexto da aprendizagem significativa
spellingShingle Proposta de uma sequência didática para o ensino da termoquímica no contexto da aprendizagem significativa
Machado, Dioni de Mello
Ensino de quimica
Termoquímica
Sequência didática
Aprendizagem significativa
Chemistry
Teaching of chemistry
Thermochemistry
Didactic sequence
Meaningful learning
title_short Proposta de uma sequência didática para o ensino da termoquímica no contexto da aprendizagem significativa
title_full Proposta de uma sequência didática para o ensino da termoquímica no contexto da aprendizagem significativa
title_fullStr Proposta de uma sequência didática para o ensino da termoquímica no contexto da aprendizagem significativa
title_full_unstemmed Proposta de uma sequência didática para o ensino da termoquímica no contexto da aprendizagem significativa
title_sort Proposta de uma sequência didática para o ensino da termoquímica no contexto da aprendizagem significativa
author Machado, Dioni de Mello
author_facet Machado, Dioni de Mello
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Dioni de Mello
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gregório, José Ribeiro
contributor_str_mv Gregório, José Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de quimica
Termoquímica
Sequência didática
Aprendizagem significativa
topic Ensino de quimica
Termoquímica
Sequência didática
Aprendizagem significativa
Chemistry
Teaching of chemistry
Thermochemistry
Didactic sequence
Meaningful learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Chemistry
Teaching of chemistry
Thermochemistry
Didactic sequence
Meaningful learning
description Este trabalho apresenta a proposta de uma Sequência Didática (SD) para o ensino da Termoquímica como produto educacional para o Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI/UFRGS). A linha de pesquisa do programa em que esta dissertação se encaixa é Química Ambiental e Energia. A sequência didática é direcionada para os estudantes da 2ª série do Ensino Médio. A escolha do tema e a construção do produto surgiram a partir de algumas observações feitas na minha prática docente. Muitos estudantes não conseguiam relacionar o estudo da Termoquímica com situações aplicadas no cotidiano e apresentavam uma linguagem incorreta dos conceitos científicos básicos. Além de não conseguir relacionar a Termoquímica como sendo um ramo da Termodinâmica. A pesquisa aborda o estudo da Termoquímica com foco na teoria da Aprendizagem Significativa fundamentada em David Ausubel e Marco Antonio Moreira. Através dessa SD pretendemos promover um ensino de Termoquímica com contextualização e que levará em consideração os conhecimentos prévios dos estudantes. Ela está estruturada e apresenta seis aulas para o seu desenvolvimento. Propomos um material com diferentes metodologias de ensino, como aulas expositivas, aulas experimentais, sala invertida, apresentação oral, mapa conceitual e vídeo, enfim, diversas atividades que fazem o uso de organizadores prévios e subsunçores para promover a reconstrução daquele conhecimento que o estudante já carrega consigo. Um contraponto ao simples ensino da memorização mecânica. Para a elaboração do produto educacional, foram pesquisados diversos trabalhos na literatura para escolher os objetivos de avaliação e as estratégias de ensino que tivessem algum diferencial do que já foi realizado. Consideramos ser possível o desenvolvimento de novos saberes valorizando o conhecimento prévio dos estudantes. Ela está estruturada e apresenta seis aulas para o seu desenvolvimento. Propomos um material com diferentes metodologias de ensino, como aulas expositivas, aulas experimentais, sala invertida, apresentação oral, mapa conceitual e vídeo, enfim, diversas atividades que fazem o uso de organizadores prévios e subsunçores para promover a reconstrução daquele conhecimento que o estudante já carrega consigo. Um contraponto ao simples ensino da memorização mecânica. Para a elaboração do produto educacional, foram pesquisados diversos trabalhos na literatura para escolher os objetivos de avaliação e as estratégias de ensino que tivessem algum diferencial do que já foi realizado. Consideramos ser possível o desenvolvimento de novos saberes valorizando o conhecimento prévio dos estudantes. As atividades apresentam-se com ações diversificadas e embasadas em abordagens teóricas e contextualizadas. A contribuição deste trabalho é fornecer aos docentes do Ensino Médio uma sequência didática que possa auxiliá-los nas aulas de termoquímica, bem como, proporcionar aos seus estudantes a construção de uma aprendizagem significativa.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-18T04:23:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/231892
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001133313
url http://hdl.handle.net/10183/231892
identifier_str_mv 001133313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231892/2/001133313.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231892/1/001133313.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d4747307065a06ee1449bbfb57dcc6ff
921d75d3bd358fd1c0e8f71c4563c24b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085567932661760