Governança associativa e coordenação de um novo mercado : o caso da Associação Gaúcha de Agências Digitais (AGADI/ABRADI-RS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontella, Odil Matheus
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/24015
Resumo: Este estudo tem como objetivo principal avaliar a formação do mercado de agências digitais no Rio Grande do Sul a partir de relações sociais e econômicas desencadeadas pelo empreendedorismo institucional coletivo de empresários, reunidos em uma associação de negócios (business association). O estudo fundamenta-se teoricamente nos pressupostos da Sociologia Econômica dos Mercados. A tese busca evidenciar a relevância de estudos sociológicos sobre a atividade empresarial, notadamente das associações de negócios, com ênfase sobre as ações que uma organização do tipo desenvolve na tentativa de conferir identidade, normas, padrões e fronteiras de atuação comercial e também profissional a um mercado de origem recente, isto é, o mercado de serviços de empresas designadas como agências digitais e que possuem matriz em território gaúcho. Por agências digitais entendemos todas aquelas companhias que têm projetos de Internet como atividade-fim, bem como conteúdo para outras mídias/plataformas digitais (celulares, TV digital e games), e que se situam na interseção de áreas de criação e Comunicação Social, como a Publicidade e Propaganda, e de base técnica, no caso de Tecnologia da Informação (TI). Como resultado desta tese, apontamos qual papel que uma associação de negócios (Agadi / Abradi-RS) desempenha no mercado de agências digitais do Rio Grande do Sul e qual o estágio em que se encontra a formação desse mercado, que possui caráter híbrido, reunindo mais de uma expertise.
id URGS_bf9e87d190ee73af7f08d56287010e16
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/24015
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Fontella, Odil MatheusGuimarães, Sonia Maria Karam2010-06-22T04:18:26Z2010http://hdl.handle.net/10183/24015000741933Este estudo tem como objetivo principal avaliar a formação do mercado de agências digitais no Rio Grande do Sul a partir de relações sociais e econômicas desencadeadas pelo empreendedorismo institucional coletivo de empresários, reunidos em uma associação de negócios (business association). O estudo fundamenta-se teoricamente nos pressupostos da Sociologia Econômica dos Mercados. A tese busca evidenciar a relevância de estudos sociológicos sobre a atividade empresarial, notadamente das associações de negócios, com ênfase sobre as ações que uma organização do tipo desenvolve na tentativa de conferir identidade, normas, padrões e fronteiras de atuação comercial e também profissional a um mercado de origem recente, isto é, o mercado de serviços de empresas designadas como agências digitais e que possuem matriz em território gaúcho. Por agências digitais entendemos todas aquelas companhias que têm projetos de Internet como atividade-fim, bem como conteúdo para outras mídias/plataformas digitais (celulares, TV digital e games), e que se situam na interseção de áreas de criação e Comunicação Social, como a Publicidade e Propaganda, e de base técnica, no caso de Tecnologia da Informação (TI). Como resultado desta tese, apontamos qual papel que uma associação de negócios (Agadi / Abradi-RS) desempenha no mercado de agências digitais do Rio Grande do Sul e qual o estágio em que se encontra a formação desse mercado, que possui caráter híbrido, reunindo mais de uma expertise.This study aims at evaluating the market creation of digital agencies in Rio Grande do Sul privileging the social and economic relations triggered by the collective institutional entrepreneurship within a business association. The study is based on theoretical assumptions of the Economic Sociology of Markets. The study seeks to demonstrate the relevance of sociological research on entrepreneurial activity, particularly related to a business associations, emphasizing the actions of an organization created to give identity, norms, standards and boundaries for the commercial operations as well as to a recent professional market, that is, the market for services companies designated as digital agencies with headquarters in RS. For digital agencies it is understood all those companies that work with Internet projects, as well as with content for other media / digital platforms (mobile phones, digital TV and games), and which lie at the intersection of areas of creation and the Media, as Advertising and Propaganda, and technical basis, in the case of Information Technology (IT). The study examines the role the association plays for the creation of the market for digital agencies do Rio Grande do Sul and the stage it is in the formation of this market, which has hybrid character, gathering more than one expertise.application/pdfporAssociação Gaúcha das Agências Digitais (AGADI)Sociologia econômicaRelações sociaisRelações econômicasEmpreendedorismoMídia digitalInternetNovas tecnologiasTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Business associationMarketsEntrepreneursCollective institutional entrepreneurshipEconomic sociologyInternetDigital mediaGovernança associativa e coordenação de um novo mercado : o caso da Associação Gaúcha de Agências Digitais (AGADI/ABRADI-RS)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaPorto Alegre, BR-RS2010doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000741933.pdf000741933.pdfTexto completoapplication/pdf716992http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24015/1/000741933.pdf5661dd0f5f975dc86b2b6e96d349fb5fMD51TEXT000741933.pdf.txt000741933.pdf.txtExtracted Texttext/plain612733http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24015/2/000741933.pdf.txt571bd5bbecd0b6ac8b69471654d166aeMD52THUMBNAIL000741933.pdf.jpg000741933.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1094http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24015/3/000741933.pdf.jpgdffe052d20ba43353aeb49c7043890f8MD5310183/240152018-10-19 10:50:56.015oai:www.lume.ufrgs.br:10183/24015Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-19T13:50:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Governança associativa e coordenação de um novo mercado : o caso da Associação Gaúcha de Agências Digitais (AGADI/ABRADI-RS)
title Governança associativa e coordenação de um novo mercado : o caso da Associação Gaúcha de Agências Digitais (AGADI/ABRADI-RS)
spellingShingle Governança associativa e coordenação de um novo mercado : o caso da Associação Gaúcha de Agências Digitais (AGADI/ABRADI-RS)
Fontella, Odil Matheus
Associação Gaúcha das Agências Digitais (AGADI)
Sociologia econômica
Relações sociais
Relações econômicas
Empreendedorismo
Mídia digital
Internet
Novas tecnologias
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Business association
Markets
Entrepreneurs
Collective institutional entrepreneurship
Economic sociology
Internet
Digital media
title_short Governança associativa e coordenação de um novo mercado : o caso da Associação Gaúcha de Agências Digitais (AGADI/ABRADI-RS)
title_full Governança associativa e coordenação de um novo mercado : o caso da Associação Gaúcha de Agências Digitais (AGADI/ABRADI-RS)
title_fullStr Governança associativa e coordenação de um novo mercado : o caso da Associação Gaúcha de Agências Digitais (AGADI/ABRADI-RS)
title_full_unstemmed Governança associativa e coordenação de um novo mercado : o caso da Associação Gaúcha de Agências Digitais (AGADI/ABRADI-RS)
title_sort Governança associativa e coordenação de um novo mercado : o caso da Associação Gaúcha de Agências Digitais (AGADI/ABRADI-RS)
author Fontella, Odil Matheus
author_facet Fontella, Odil Matheus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontella, Odil Matheus
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guimarães, Sonia Maria Karam
contributor_str_mv Guimarães, Sonia Maria Karam
dc.subject.por.fl_str_mv Associação Gaúcha das Agências Digitais (AGADI)
Sociologia econômica
Relações sociais
Relações econômicas
Empreendedorismo
Mídia digital
Internet
Novas tecnologias
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
topic Associação Gaúcha das Agências Digitais (AGADI)
Sociologia econômica
Relações sociais
Relações econômicas
Empreendedorismo
Mídia digital
Internet
Novas tecnologias
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Business association
Markets
Entrepreneurs
Collective institutional entrepreneurship
Economic sociology
Internet
Digital media
dc.subject.eng.fl_str_mv Business association
Markets
Entrepreneurs
Collective institutional entrepreneurship
Economic sociology
Internet
Digital media
description Este estudo tem como objetivo principal avaliar a formação do mercado de agências digitais no Rio Grande do Sul a partir de relações sociais e econômicas desencadeadas pelo empreendedorismo institucional coletivo de empresários, reunidos em uma associação de negócios (business association). O estudo fundamenta-se teoricamente nos pressupostos da Sociologia Econômica dos Mercados. A tese busca evidenciar a relevância de estudos sociológicos sobre a atividade empresarial, notadamente das associações de negócios, com ênfase sobre as ações que uma organização do tipo desenvolve na tentativa de conferir identidade, normas, padrões e fronteiras de atuação comercial e também profissional a um mercado de origem recente, isto é, o mercado de serviços de empresas designadas como agências digitais e que possuem matriz em território gaúcho. Por agências digitais entendemos todas aquelas companhias que têm projetos de Internet como atividade-fim, bem como conteúdo para outras mídias/plataformas digitais (celulares, TV digital e games), e que se situam na interseção de áreas de criação e Comunicação Social, como a Publicidade e Propaganda, e de base técnica, no caso de Tecnologia da Informação (TI). Como resultado desta tese, apontamos qual papel que uma associação de negócios (Agadi / Abradi-RS) desempenha no mercado de agências digitais do Rio Grande do Sul e qual o estágio em que se encontra a formação desse mercado, que possui caráter híbrido, reunindo mais de uma expertise.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-06-22T04:18:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/24015
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000741933
url http://hdl.handle.net/10183/24015
identifier_str_mv 000741933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24015/1/000741933.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24015/2/000741933.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24015/3/000741933.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5661dd0f5f975dc86b2b6e96d349fb5f
571bd5bbecd0b6ac8b69471654d166ae
dffe052d20ba43353aeb49c7043890f8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085175452762112