O currículo e o ensino de história nos anos finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria, Noemi Antonio
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/69925
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar o currículo e o ensino de História na realidade educacional brasileira tomando como objeto de estudo as turmas de sétima e oitava séries do Ensino Fundamental de oito anos de uma escola pública pertencente à rede estadual de ensino na periferia de São Leopoldo/RS. Busquei, com este estudo, compreender o currículo e o ensino de História que se desenvolvem na escola e qual a importância os estudantes atribuem a esta disciplina e, ainda, quais as relações que estes estabelecem entre o que é ensinado em sala de aula, na disciplina de História, e as suas vivências sociais. A opção por realizar esta pesquisa está ligada à minha prática docente em escola pública, como professora de História. Como perspectiva teórica busco referência no materialismo histórico e dialético que permite analisar os fenômenos partindo da realidade em que se encontram e preconiza que é possível chegar ao conhecimento da essência dos fenômenos. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso que permite aprofundar alguns elementos que constituem este fenômeno identificando a possibilidade de que este represente outros casos semelhantes de mesma natureza. O principal instrumento de pesquisa para coletar os dados foi à entrevista semi-estruturada bem como a realização de grupos de discussão com os estudantes. Tomo como mediações para chegar à essência deste fenômeno o conteúdo e a concepção de história adotada pelas professoras na sua prática; qual o sentido de história para os estudantes e professoras e o livro didático de História adotado pela escola para o triênio 2011-2013. Ao final apresento uma possibilidade para o ensino de História: a História Local.
id URGS_bfff74b5837f91e518b5ff60da7634c1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69925
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Maria, Noemi AntonioFonseca, Laura Souza2013-04-03T01:42:41Z2012http://hdl.handle.net/10183/69925000875480Esta dissertação tem como objetivo analisar o currículo e o ensino de História na realidade educacional brasileira tomando como objeto de estudo as turmas de sétima e oitava séries do Ensino Fundamental de oito anos de uma escola pública pertencente à rede estadual de ensino na periferia de São Leopoldo/RS. Busquei, com este estudo, compreender o currículo e o ensino de História que se desenvolvem na escola e qual a importância os estudantes atribuem a esta disciplina e, ainda, quais as relações que estes estabelecem entre o que é ensinado em sala de aula, na disciplina de História, e as suas vivências sociais. A opção por realizar esta pesquisa está ligada à minha prática docente em escola pública, como professora de História. Como perspectiva teórica busco referência no materialismo histórico e dialético que permite analisar os fenômenos partindo da realidade em que se encontram e preconiza que é possível chegar ao conhecimento da essência dos fenômenos. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso que permite aprofundar alguns elementos que constituem este fenômeno identificando a possibilidade de que este represente outros casos semelhantes de mesma natureza. O principal instrumento de pesquisa para coletar os dados foi à entrevista semi-estruturada bem como a realização de grupos de discussão com os estudantes. Tomo como mediações para chegar à essência deste fenômeno o conteúdo e a concepção de história adotada pelas professoras na sua prática; qual o sentido de história para os estudantes e professoras e o livro didático de História adotado pela escola para o triênio 2011-2013. Ao final apresento uma possibilidade para o ensino de História: a História Local.Esta disertación tiene como objetivo analizar el currículo y la enseñanza de Historia en la realidad educacional brasilera tomando como objeto de estudio grupos de séptimo y octavo grados de la Enseñanza Fundamental, de ocho años, de una escuela pública perteneciente a la red estadual de enseñanza en las afueras de São Leopoldo/RS. Busqué, con este estudio, comprender el currículo y la enseñanza de Historia que se desarrollan en la escuela y cuál es la importancia que los estudiantes atribuyen a esta disciplina y, además, cuales son las relaciones que estos establecen entre lo que es enseñado en sala de clase, en la disciplina de Historia, y sus vivencias sociales. La opción por realizar esta pesquisa está conectada a mi práctica docente en escuela pública, como profesora de Historia. Como perspectiva teórica busco referencia en el materialismo histórico y dialéctico que permite analizar los fenómenos partiendo de la realidad en la que se encuentran y preconiza que es posible llegar al conocimiento de la esencia de los fenómenos. La metodología utilizada fue el Estudio de Caso que permite profundizar algunos elementos que constituyen este fenómeno identificando la posibilidad de que este represente otros casos semejantes de la misma naturaleza. El principal instrumento de pesquisa para colectar los datos fue la entrevista semiestructurada, así como la realización de grupos de discusión con los estudiantes. Tomo como mediaciones para llegar a la esencia de este fenómeno el contenido y la concepción de historia adoptada por las profesoras en su práctica; cuál es el sentido de historia para los estudiantes y profesoras y el libro didáctico de Historia adoptado por la escuela para el trienio 2011-2013. Al final presento una posibilidad para la enseñanza de Historia: la Historia Local.application/pdfporEnsino fundamentalCurrículoHistóriaCurrículoHistoriaEnseñanza fundamentalConocimientoSala de claseO currículo e o ensino de história nos anos finais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000875480.pdf000875480.pdfTexto completoapplication/pdf1096250http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69925/1/000875480.pdfe9cbb39754dd50c316533e03ddd24fa8MD51TEXT000875480.pdf.txt000875480.pdf.txtExtracted Texttext/plain255737http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69925/2/000875480.pdf.txt0d8cee28b4642b17a4be095a2bfc1a25MD52THUMBNAIL000875480.pdf.jpg000875480.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg910http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69925/3/000875480.pdf.jpg52aee73770d5bc5be0109e48f3fa0507MD5310183/699252018-10-15 08:11:58.87oai:www.lume.ufrgs.br:10183/69925Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T11:11:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O currículo e o ensino de história nos anos finais do ensino fundamental
title O currículo e o ensino de história nos anos finais do ensino fundamental
spellingShingle O currículo e o ensino de história nos anos finais do ensino fundamental
Maria, Noemi Antonio
Ensino fundamental
Currículo
História
Currículo
Historia
Enseñanza fundamental
Conocimiento
Sala de clase
title_short O currículo e o ensino de história nos anos finais do ensino fundamental
title_full O currículo e o ensino de história nos anos finais do ensino fundamental
title_fullStr O currículo e o ensino de história nos anos finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed O currículo e o ensino de história nos anos finais do ensino fundamental
title_sort O currículo e o ensino de história nos anos finais do ensino fundamental
author Maria, Noemi Antonio
author_facet Maria, Noemi Antonio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria, Noemi Antonio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, Laura Souza
contributor_str_mv Fonseca, Laura Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Currículo
História
topic Ensino fundamental
Currículo
História
Currículo
Historia
Enseñanza fundamental
Conocimiento
Sala de clase
dc.subject.spa.fl_str_mv Currículo
Historia
Enseñanza fundamental
Conocimiento
Sala de clase
description Esta dissertação tem como objetivo analisar o currículo e o ensino de História na realidade educacional brasileira tomando como objeto de estudo as turmas de sétima e oitava séries do Ensino Fundamental de oito anos de uma escola pública pertencente à rede estadual de ensino na periferia de São Leopoldo/RS. Busquei, com este estudo, compreender o currículo e o ensino de História que se desenvolvem na escola e qual a importância os estudantes atribuem a esta disciplina e, ainda, quais as relações que estes estabelecem entre o que é ensinado em sala de aula, na disciplina de História, e as suas vivências sociais. A opção por realizar esta pesquisa está ligada à minha prática docente em escola pública, como professora de História. Como perspectiva teórica busco referência no materialismo histórico e dialético que permite analisar os fenômenos partindo da realidade em que se encontram e preconiza que é possível chegar ao conhecimento da essência dos fenômenos. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso que permite aprofundar alguns elementos que constituem este fenômeno identificando a possibilidade de que este represente outros casos semelhantes de mesma natureza. O principal instrumento de pesquisa para coletar os dados foi à entrevista semi-estruturada bem como a realização de grupos de discussão com os estudantes. Tomo como mediações para chegar à essência deste fenômeno o conteúdo e a concepção de história adotada pelas professoras na sua prática; qual o sentido de história para os estudantes e professoras e o livro didático de História adotado pela escola para o triênio 2011-2013. Ao final apresento uma possibilidade para o ensino de História: a História Local.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-03T01:42:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/69925
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000875480
url http://hdl.handle.net/10183/69925
identifier_str_mv 000875480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69925/1/000875480.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69925/2/000875480.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/69925/3/000875480.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e9cbb39754dd50c316533e03ddd24fa8
0d8cee28b4642b17a4be095a2bfc1a25
52aee73770d5bc5be0109e48f3fa0507
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085251990421504