Avaliação do impacto da usabilidade técnica e pedagógica no desempenho de aprendizes em e-learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reitz, Doris Simone
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18253
Resumo: O objetivo principal deste estudo é o de verificar se condições adequadas de usabilidade técnica e pedagógica interferem nos desempenhos das aprendizagens de alunos em e-learning. Para tanto, são propostos comparativos em duas condições distintas de experimentos. Em um experimento, os alunos interagem com um material de aprendizagem que não utiliza condições de usabilidade técnica e pedagógica; e em outro experimento, interagem com um material de aprendizagem que apresenta condições adequadas de usabilidade técnica e pedagógica implementadas. Na aplicação dos experimentos propostos pela metodologia, os alunos interagem com o material de aprendizagem, respondem ao teste de desempenho, e em seguida avaliam a usabilidade técnica e pedagógica através do questionário de avaliação da usabilidade. Este estudo proporciona uma base de questões de usabilidade técnica e pedagógica conforme categorias de usabilidade e critérios específicos para materiais em e-learning. Também são apresentados os pontos críticos e facilitadores de usabilidade conforme a avaliação dos alunos. No sentido de comprovar se a usabilidade técnica e pedagógica proporciona um desempenho significativo aos alunos em e-learning são analisadas as significâncias das diferenças entre as médias de desempenhos dos alunos entre os dois experimentos, entre as médias de desempenhos considerando-se somente as questões respondidas, a correlação entre a usabilidade e o desempenho, e as questões de usabilidade significativas ao desempenho. Através de tais análises pôde-se concluir por meio dos resultados obtidos que apesar de não ter sido comprovada a significância para todas as análises que abrangeram a avaliação do impacto da usabilidade técnica e pedagógica sobre o desempenho de aprendizes em e-learning, pôde-se comprovar que a usabilidade apresentou uma interferência significativa sobre o desempenho. Outras variáveis, tais como a idade, o gênero, o conhecimento prévio sobre o conteúdo proposto para o experimento e a opinião da importância do conteúdo para a aprendizagem também foram analisadas no sentido de verificar possíveis interferências quanto ao desempenho dos alunos. Verificou-se que as variáveis de gênero e experiência prévia do conteúdo proposto apresentaram interferência significativa sobre o desempenho para os alunos que utilizaram o material de aprendizagem sob condições adequadas de usabilidade técnica e pedagógica.
id URGS_c2666f59f9c74799089a81c74657166c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18253
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Reitz, Doris SimoneLima, Jose Valdeni deAxt, Margarete2010-01-09T04:14:43Z2009http://hdl.handle.net/10183/18253000727594O objetivo principal deste estudo é o de verificar se condições adequadas de usabilidade técnica e pedagógica interferem nos desempenhos das aprendizagens de alunos em e-learning. Para tanto, são propostos comparativos em duas condições distintas de experimentos. Em um experimento, os alunos interagem com um material de aprendizagem que não utiliza condições de usabilidade técnica e pedagógica; e em outro experimento, interagem com um material de aprendizagem que apresenta condições adequadas de usabilidade técnica e pedagógica implementadas. Na aplicação dos experimentos propostos pela metodologia, os alunos interagem com o material de aprendizagem, respondem ao teste de desempenho, e em seguida avaliam a usabilidade técnica e pedagógica através do questionário de avaliação da usabilidade. Este estudo proporciona uma base de questões de usabilidade técnica e pedagógica conforme categorias de usabilidade e critérios específicos para materiais em e-learning. Também são apresentados os pontos críticos e facilitadores de usabilidade conforme a avaliação dos alunos. No sentido de comprovar se a usabilidade técnica e pedagógica proporciona um desempenho significativo aos alunos em e-learning são analisadas as significâncias das diferenças entre as médias de desempenhos dos alunos entre os dois experimentos, entre as médias de desempenhos considerando-se somente as questões respondidas, a correlação entre a usabilidade e o desempenho, e as questões de usabilidade significativas ao desempenho. Através de tais análises pôde-se concluir por meio dos resultados obtidos que apesar de não ter sido comprovada a significância para todas as análises que abrangeram a avaliação do impacto da usabilidade técnica e pedagógica sobre o desempenho de aprendizes em e-learning, pôde-se comprovar que a usabilidade apresentou uma interferência significativa sobre o desempenho. Outras variáveis, tais como a idade, o gênero, o conhecimento prévio sobre o conteúdo proposto para o experimento e a opinião da importância do conteúdo para a aprendizagem também foram analisadas no sentido de verificar possíveis interferências quanto ao desempenho dos alunos. Verificou-se que as variáveis de gênero e experiência prévia do conteúdo proposto apresentaram interferência significativa sobre o desempenho para os alunos que utilizaram o material de aprendizagem sob condições adequadas de usabilidade técnica e pedagógica.The main purpose of this study is to verify whether appropriate conditions of technical and pedagogical usability interfere with students' performance in e-learning. Thus, comparisons are made with two distinct types of experiments. In one experiment, the student interacts with a learning material that does not feature any conditions of technical and pedagogical usability; in the other, the student interacts with the learning material with implemented conditions of technical and pedagogical usability. In the process of the experiments suggested by the methodology, the student interacts with the learning material, takes the performance test, and right after assesses the technical and pedagogical usability through the usability evaluation questionnaire. This study provides a basis for technical and pedagogical usability issues regarding categories of usability and specific criteria for e-learning material. Critical points and usability facilitators are also presented based on the students' assessment. Aiming to prove that the technological and pedagogical usability provides a significant performance to e-learning students, we analyzed the significance of the differences among students' performance averages between the two experiments, among performance averages taking into account only answered questions, the correlation between usability and performance, and usability questions significant to the performance. Based on such analyses, one could conclude from the results obtained that, although the significance of all analyses involving the evaluation of the impact of technical and pedagogical usability on performance had not been proven, one could actually prove that usability showed a significant interference with the performance. Other variables, such as age, gender, previous knowledge of the content proposed for the experiment and the opinion on the importance of the content for learning were also analyzed so as to verify possible interferences regarding the students' performance. The variables of gender and previous experience of the proposed content presented a significant interference with the performance of students who utilized the learning material under adequate conditions of technical and pedagogical usability.application/pdfporAmbiente de aprendizagemUsabilidade técnicaRelação usuário-computadorAlunoDesempenhoTechnical usabilityPedagogical usabilityE-learningStudent performanceHuman-computer interactionAvaliação do impacto da usabilidade técnica e pedagógica no desempenho de aprendizes em e-learninginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000727594.pdf000727594.pdfTexto completoapplication/pdf3457154http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18253/1/000727594.pdfbad29104db2ac2a878541c1ee61c3655MD51TEXT000727594.pdf.txt000727594.pdf.txtExtracted Texttext/plain364524http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18253/2/000727594.pdf.txt6eab61533e3238eac893f030ce147bccMD52THUMBNAIL000727594.pdf.jpg000727594.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg938http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18253/3/000727594.pdf.jpgc3f81a2e9416201ae884dde6146b3e9cMD5310183/182532018-10-18 07:17:31.081oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18253Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T10:17:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação do impacto da usabilidade técnica e pedagógica no desempenho de aprendizes em e-learning
title Avaliação do impacto da usabilidade técnica e pedagógica no desempenho de aprendizes em e-learning
spellingShingle Avaliação do impacto da usabilidade técnica e pedagógica no desempenho de aprendizes em e-learning
Reitz, Doris Simone
Ambiente de aprendizagem
Usabilidade técnica
Relação usuário-computador
Aluno
Desempenho
Technical usability
Pedagogical usability
E-learning
Student performance
Human-computer interaction
title_short Avaliação do impacto da usabilidade técnica e pedagógica no desempenho de aprendizes em e-learning
title_full Avaliação do impacto da usabilidade técnica e pedagógica no desempenho de aprendizes em e-learning
title_fullStr Avaliação do impacto da usabilidade técnica e pedagógica no desempenho de aprendizes em e-learning
title_full_unstemmed Avaliação do impacto da usabilidade técnica e pedagógica no desempenho de aprendizes em e-learning
title_sort Avaliação do impacto da usabilidade técnica e pedagógica no desempenho de aprendizes em e-learning
author Reitz, Doris Simone
author_facet Reitz, Doris Simone
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reitz, Doris Simone
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Jose Valdeni de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Axt, Margarete
contributor_str_mv Lima, Jose Valdeni de
Axt, Margarete
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente de aprendizagem
Usabilidade técnica
Relação usuário-computador
Aluno
Desempenho
topic Ambiente de aprendizagem
Usabilidade técnica
Relação usuário-computador
Aluno
Desempenho
Technical usability
Pedagogical usability
E-learning
Student performance
Human-computer interaction
dc.subject.eng.fl_str_mv Technical usability
Pedagogical usability
E-learning
Student performance
Human-computer interaction
description O objetivo principal deste estudo é o de verificar se condições adequadas de usabilidade técnica e pedagógica interferem nos desempenhos das aprendizagens de alunos em e-learning. Para tanto, são propostos comparativos em duas condições distintas de experimentos. Em um experimento, os alunos interagem com um material de aprendizagem que não utiliza condições de usabilidade técnica e pedagógica; e em outro experimento, interagem com um material de aprendizagem que apresenta condições adequadas de usabilidade técnica e pedagógica implementadas. Na aplicação dos experimentos propostos pela metodologia, os alunos interagem com o material de aprendizagem, respondem ao teste de desempenho, e em seguida avaliam a usabilidade técnica e pedagógica através do questionário de avaliação da usabilidade. Este estudo proporciona uma base de questões de usabilidade técnica e pedagógica conforme categorias de usabilidade e critérios específicos para materiais em e-learning. Também são apresentados os pontos críticos e facilitadores de usabilidade conforme a avaliação dos alunos. No sentido de comprovar se a usabilidade técnica e pedagógica proporciona um desempenho significativo aos alunos em e-learning são analisadas as significâncias das diferenças entre as médias de desempenhos dos alunos entre os dois experimentos, entre as médias de desempenhos considerando-se somente as questões respondidas, a correlação entre a usabilidade e o desempenho, e as questões de usabilidade significativas ao desempenho. Através de tais análises pôde-se concluir por meio dos resultados obtidos que apesar de não ter sido comprovada a significância para todas as análises que abrangeram a avaliação do impacto da usabilidade técnica e pedagógica sobre o desempenho de aprendizes em e-learning, pôde-se comprovar que a usabilidade apresentou uma interferência significativa sobre o desempenho. Outras variáveis, tais como a idade, o gênero, o conhecimento prévio sobre o conteúdo proposto para o experimento e a opinião da importância do conteúdo para a aprendizagem também foram analisadas no sentido de verificar possíveis interferências quanto ao desempenho dos alunos. Verificou-se que as variáveis de gênero e experiência prévia do conteúdo proposto apresentaram interferência significativa sobre o desempenho para os alunos que utilizaram o material de aprendizagem sob condições adequadas de usabilidade técnica e pedagógica.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-01-09T04:14:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/18253
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000727594
url http://hdl.handle.net/10183/18253
identifier_str_mv 000727594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18253/1/000727594.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18253/2/000727594.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18253/3/000727594.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bad29104db2ac2a878541c1ee61c3655
6eab61533e3238eac893f030ce147bcc
c3f81a2e9416201ae884dde6146b3e9c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085162766041088