Descortinando a vivência emocional de mulheres em um centro obstétrico : uma investigação sobre o parto através da aplicação do método bick

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Donelli, Tagma Marina Schneider
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/17843
Resumo: O presente estudo aplicou o Método Bick, para fins de pesquisa, com o objetivo de desvendar e conhecer a vivência emocional da mulher sobre o parto. Foram realizadas observações sistemáticas em um Centro Obstétrico durante dezenove meses. As observações foram relatadas, supervisionadas e posteriormente analisadas. Os dados apontam o parto como um momento potencialmente desorganizador que, somado à condição regressiva das parturientes, foi capaz de produzir sobrecarga emocional e desencadear um estado de vulnerabilidade psíquica nas mulheres, mas que produziu impacto emocional também no observador e na equipe. Foi constatado o uso de mecanismos defensivos na equipe, que prejudicava a interação profissional-paciente. O Método Bick possibilitou a aproximação da vivência emocional do parto através da disponibilidade psíquica e da postura não-intrusiva do observador. O estudo sugere a necessidade de revisão das práticas relacionadas ao manejo dos aspectos emocionais das parturientes. Implicações clínicas e para a pesquisa também são abordadas.
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spelling Donelli, Tagma Marina SchneiderLopes, Rita de Cassia Sobreira2009-12-10T04:14:40Z2008http://hdl.handle.net/10183/17843000725559O presente estudo aplicou o Método Bick, para fins de pesquisa, com o objetivo de desvendar e conhecer a vivência emocional da mulher sobre o parto. Foram realizadas observações sistemáticas em um Centro Obstétrico durante dezenove meses. As observações foram relatadas, supervisionadas e posteriormente analisadas. Os dados apontam o parto como um momento potencialmente desorganizador que, somado à condição regressiva das parturientes, foi capaz de produzir sobrecarga emocional e desencadear um estado de vulnerabilidade psíquica nas mulheres, mas que produziu impacto emocional também no observador e na equipe. Foi constatado o uso de mecanismos defensivos na equipe, que prejudicava a interação profissional-paciente. O Método Bick possibilitou a aproximação da vivência emocional do parto através da disponibilidade psíquica e da postura não-intrusiva do observador. O estudo sugere a necessidade de revisão das práticas relacionadas ao manejo dos aspectos emocionais das parturientes. Implicações clínicas e para a pesquisa também são abordadas.The present study consisted of an application of the Bick method to research aiming to reveal and investigate women's emotional experience of delivery. Observations were carried out in an Obstetric Ward during nineteen months. They were written up, supervised and later analyzed. The results revealed that delivery is a potentially disorganizing moment. Due to women's regressive condition, it may produce emotional overload and trigger a state of psychic vulnerability in women, which had an emotional impact on the observer and the professionals. The use of defensive mechanisms in the professionals was observed which interfered in the professional-patient interaction. The observer's psychic availability and non intrusive position which characterize the Bick method enabled to get in contact with the emotional experience of delivery. The study suggests the need for revising professional practices related to the handling of the emotional aspects of delivery. Both clinical and research implications of the findings are also discussed.application/pdfporParto : PsicologiaMaternidadeEmoçãoBick methodDeliveryObstetric wardAssistance to deliveryDescortinando a vivência emocional de mulheres em um centro obstétrico : uma investigação sobre o parto através da aplicação do método bickUnveiling women's emotional experience in an obstetric ward: an investigation of delivery trough an application of the bick method info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaCurso de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2008doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000725559.pdf.txt000725559.pdf.txtExtracted Texttext/plain478914http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17843/2/000725559.pdf.txtfc2a928e138bdf70b504f54d69566d21MD52ORIGINAL000725559.pdf000725559.pdfTexto completoapplication/pdf746910http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17843/1/000725559.pdfd96c0a8d435b0b529d8c7a2699f24c5dMD51THUMBNAIL000725559.pdf.jpg000725559.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1053http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17843/3/000725559.pdf.jpgea0215bebe9795116ac79d1af565faaeMD5310183/178432018-10-17 08:35:33.486oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17843Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T11:35:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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