Identificação de habilidades não técnicas e de fatores para a composição de cenários de treinamento : um estudo de caso em uma distribuidora de energia elétrica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/34754 |
Resumo: | As habilidades não técnicas (HNT) complementam as habilidades técnicas, contribuindo para que o trabalho seja desempenhado de forma eficiente e segura. Sob a perspectiva da engenharia de resiliência (ER), o exercício das HNT não depende apenas da capacitação dos indivíduos, mas também do contexto organizacional. Esse trabalho aborda a capacitação baseada em cenários (CBC) como alternativa para a capacitação em HNT. A CBC apresenta cenários com problemas a serem solucionados pelos participantes, a partir de um contexto fidedigno ao encontrado na prática. Esta dissertação tem como objetivo principal identificar habilidades não técnicas e fatores para composição de cenários de treinamentos e como objetivos específicos: (a) identificar contribuições da organização do trabalho para o exercício das HNT; (b) identificar adaptações realizadas pelos eletricistas; (c) propor um programa de capacitação baseada em cenários com enfoque em habilidades não técnicas (HNT) de eletricistas que atuam em redes aéreas de distribuição. A aplicação prática do programa é ilustrada por meio de um estudo de caso em uma distribuidora de energia elétrica. O programa proposto é constituído por sete etapas: (0) Identificação das HNT; (1) Definição dos objetivos da capacitação; (2) Definição dos cenários de capacitação; (3) Definição do sistema de avaliação; (4) Refinamento da proposta para o programa de capacitação; (5) Capacitação dos instrutores; (6) Projeto Piloto; (7) Implantação da capacitação. |
id |
URGS_c7e8bc09c7220eac0303ae5902b59acb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/34754 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Wachs, PriscilaSaurin, Tarcísio Abreu2011-11-23T01:19:53Z2011http://hdl.handle.net/10183/34754000791006As habilidades não técnicas (HNT) complementam as habilidades técnicas, contribuindo para que o trabalho seja desempenhado de forma eficiente e segura. Sob a perspectiva da engenharia de resiliência (ER), o exercício das HNT não depende apenas da capacitação dos indivíduos, mas também do contexto organizacional. Esse trabalho aborda a capacitação baseada em cenários (CBC) como alternativa para a capacitação em HNT. A CBC apresenta cenários com problemas a serem solucionados pelos participantes, a partir de um contexto fidedigno ao encontrado na prática. Esta dissertação tem como objetivo principal identificar habilidades não técnicas e fatores para composição de cenários de treinamentos e como objetivos específicos: (a) identificar contribuições da organização do trabalho para o exercício das HNT; (b) identificar adaptações realizadas pelos eletricistas; (c) propor um programa de capacitação baseada em cenários com enfoque em habilidades não técnicas (HNT) de eletricistas que atuam em redes aéreas de distribuição. A aplicação prática do programa é ilustrada por meio de um estudo de caso em uma distribuidora de energia elétrica. O programa proposto é constituído por sete etapas: (0) Identificação das HNT; (1) Definição dos objetivos da capacitação; (2) Definição dos cenários de capacitação; (3) Definição do sistema de avaliação; (4) Refinamento da proposta para o programa de capacitação; (5) Capacitação dos instrutores; (6) Projeto Piloto; (7) Implantação da capacitação.The non-technical skills (HNT) complement the technical skills, contributing to the work to be performed efficiently and safely. From the perspective of resilience engineering (RE), the exercise of HNT not only depends on the training of individuals, but also the organizational context. One of the methods used for such training is scenario-based training (CBC). The CBC presents scenarios with challenges to be addressed by participants, from a real context. This study has as main objective to identify electricians non technical skilss and to identify factores to composse the training scenarios. This studies also aim: (a) to identify organizational contributions for the non technical skills exercise; (b) to identify work adaptations; (c) to propose a scenario-based training program focusing non-technical skills. The practical implementation of the program is illustrated through a case study in an electricity distribution company. Seven steps compose the program: (0) Non-technical skills identification; (1) Definition of the training objectives; (2) Definition of training scenarios; (3) Definition of the evaluation system; (4) Refinement of the proposal for the training program;; (5) Trainer’s training; (6) Pilot Study; (7) Implementation.application/pdfporEmpresa do setor elétricoEngenharia de resiliênciaErgonomia cognitivaCapacitaçãoSafetyNon-technical skillsScenario based trainingElectriciansIdentificação de habilidades não técnicas e de fatores para a composição de cenários de treinamento : um estudo de caso em uma distribuidora de energia elétricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000791006.pdf000791006.pdfTexto completoapplication/pdf4887682http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34754/1/000791006.pdf9ebf9ddfc8e93ab80db35e3c787594caMD51TEXT000791006.pdf.txt000791006.pdf.txtExtracted Texttext/plain320991http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34754/2/000791006.pdf.txt89d1e8046fa781f9244e9f97a8e55d4dMD52THUMBNAIL000791006.pdf.jpg000791006.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1056http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34754/3/000791006.pdf.jpgdbab1feebd995f1b060f560b0efe6dc0MD5310183/347542018-10-08 08:10:14.632oai:www.lume.ufrgs.br:10183/34754Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:10:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Identificação de habilidades não técnicas e de fatores para a composição de cenários de treinamento : um estudo de caso em uma distribuidora de energia elétrica |
title |
Identificação de habilidades não técnicas e de fatores para a composição de cenários de treinamento : um estudo de caso em uma distribuidora de energia elétrica |
spellingShingle |
Identificação de habilidades não técnicas e de fatores para a composição de cenários de treinamento : um estudo de caso em uma distribuidora de energia elétrica Wachs, Priscila Empresa do setor elétrico Engenharia de resiliência Ergonomia cognitiva Capacitação Safety Non-technical skills Scenario based training Electricians |
title_short |
Identificação de habilidades não técnicas e de fatores para a composição de cenários de treinamento : um estudo de caso em uma distribuidora de energia elétrica |
title_full |
Identificação de habilidades não técnicas e de fatores para a composição de cenários de treinamento : um estudo de caso em uma distribuidora de energia elétrica |
title_fullStr |
Identificação de habilidades não técnicas e de fatores para a composição de cenários de treinamento : um estudo de caso em uma distribuidora de energia elétrica |
title_full_unstemmed |
Identificação de habilidades não técnicas e de fatores para a composição de cenários de treinamento : um estudo de caso em uma distribuidora de energia elétrica |
title_sort |
Identificação de habilidades não técnicas e de fatores para a composição de cenários de treinamento : um estudo de caso em uma distribuidora de energia elétrica |
author |
Wachs, Priscila |
author_facet |
Wachs, Priscila |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wachs, Priscila |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Saurin, Tarcísio Abreu |
contributor_str_mv |
Saurin, Tarcísio Abreu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empresa do setor elétrico Engenharia de resiliência Ergonomia cognitiva Capacitação |
topic |
Empresa do setor elétrico Engenharia de resiliência Ergonomia cognitiva Capacitação Safety Non-technical skills Scenario based training Electricians |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Safety Non-technical skills Scenario based training Electricians |
description |
As habilidades não técnicas (HNT) complementam as habilidades técnicas, contribuindo para que o trabalho seja desempenhado de forma eficiente e segura. Sob a perspectiva da engenharia de resiliência (ER), o exercício das HNT não depende apenas da capacitação dos indivíduos, mas também do contexto organizacional. Esse trabalho aborda a capacitação baseada em cenários (CBC) como alternativa para a capacitação em HNT. A CBC apresenta cenários com problemas a serem solucionados pelos participantes, a partir de um contexto fidedigno ao encontrado na prática. Esta dissertação tem como objetivo principal identificar habilidades não técnicas e fatores para composição de cenários de treinamentos e como objetivos específicos: (a) identificar contribuições da organização do trabalho para o exercício das HNT; (b) identificar adaptações realizadas pelos eletricistas; (c) propor um programa de capacitação baseada em cenários com enfoque em habilidades não técnicas (HNT) de eletricistas que atuam em redes aéreas de distribuição. A aplicação prática do programa é ilustrada por meio de um estudo de caso em uma distribuidora de energia elétrica. O programa proposto é constituído por sete etapas: (0) Identificação das HNT; (1) Definição dos objetivos da capacitação; (2) Definição dos cenários de capacitação; (3) Definição do sistema de avaliação; (4) Refinamento da proposta para o programa de capacitação; (5) Capacitação dos instrutores; (6) Projeto Piloto; (7) Implantação da capacitação. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-11-23T01:19:53Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/34754 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000791006 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/34754 |
identifier_str_mv |
000791006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34754/1/000791006.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34754/2/000791006.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/34754/3/000791006.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9ebf9ddfc8e93ab80db35e3c787594ca 89d1e8046fa781f9244e9f97a8e55d4d dbab1feebd995f1b060f560b0efe6dc0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085214437769216 |