Os usos pedagógicos dos vídeos digitais indexados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/13293 |
Resumo: | A presente investigação pretende, de forma qualitativa, compreender se os vídeos indexados podem modificar o planejamento pedagógico do professor de escola municipal de Porto Alegre. Para atingir esse objetivo, buscamos embasamento em uma fundamentação teórica de fundo piagetiano, voltada para a construção do conhecimento e suas diversas possibilidades, além das teorias relativas às questões do vídeo e do computador no processo educativo, a partir do seu envolvimento como suporte pedagógico orientado na pedagogia de projetos. Inserido nesse contexto, propõe-se o SACCA (Sistema Automático de Catalogação de Conteúdo Audiovisual), que possibilita o processo de indexação de vídeos com a intermediação de um usuário que assiste ao vídeo e define as palavras-chaves que irão compor o índice. Posteriormente, poderá se navegar no interior desses vídeos permitindo ter uma visão rápida do que o vídeo trata. Foram acrescentados 49 vídeos da História do Brasil e disponibilizados para os professores de História do 3º Ciclo das Escolas da Rede Municipal de Porto Alegre participantes da pesquisa. Os dados foram coletados através de entrevistas. A partir das perguntas norteadoras da pesquisa e da investigação realizada, são definidas categorias de análise para as reflexões e as conclusões desta tese. Os resultados obtidos indicam que o uso dos vídeos indexados pode modificar o planejamento pedagógico do professor. |
id |
URGS_c81fb819cfa7f73f1f2e3f70dbf42814 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13293 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Dallacosta, AdrianaTarouco, Liane Margarida RockenbachFranco, Sérgio Roberto Kieling2008-07-03T04:11:54Z2007http://hdl.handle.net/10183/13293000643030A presente investigação pretende, de forma qualitativa, compreender se os vídeos indexados podem modificar o planejamento pedagógico do professor de escola municipal de Porto Alegre. Para atingir esse objetivo, buscamos embasamento em uma fundamentação teórica de fundo piagetiano, voltada para a construção do conhecimento e suas diversas possibilidades, além das teorias relativas às questões do vídeo e do computador no processo educativo, a partir do seu envolvimento como suporte pedagógico orientado na pedagogia de projetos. Inserido nesse contexto, propõe-se o SACCA (Sistema Automático de Catalogação de Conteúdo Audiovisual), que possibilita o processo de indexação de vídeos com a intermediação de um usuário que assiste ao vídeo e define as palavras-chaves que irão compor o índice. Posteriormente, poderá se navegar no interior desses vídeos permitindo ter uma visão rápida do que o vídeo trata. Foram acrescentados 49 vídeos da História do Brasil e disponibilizados para os professores de História do 3º Ciclo das Escolas da Rede Municipal de Porto Alegre participantes da pesquisa. Os dados foram coletados através de entrevistas. A partir das perguntas norteadoras da pesquisa e da investigação realizada, são definidas categorias de análise para as reflexões e as conclusões desta tese. Os resultados obtidos indicam que o uso dos vídeos indexados pode modificar o planejamento pedagógico do professor.The present investigation intends to understand in a qualitative way if the indexed videos can modify the teacher's pedagogical planning of a public school in Porto Alegre. We searched for a theoretical Piagetian approach, in order to achieve this purpose, turned to the construction of knowledge and its several possibilities, besides the theories related to the points of the video and computer in the educational process, starting from its involvement as a pedagogical support guided in the pedagogy of projects. Inserted in this context, SACCA (Automatic System of Cataloguing of Audiovisual Content) is proposed, which makes the process of indexation of videos possible, with the user's intermediation who sees the video and defines the key-words, which will compose the index. Later, one can navigate in the interior of these videos allowing a fast vision of what the video deals with. 49 videos of the Brazilian History were added and available for the History teachers of the 3rd Cycle of the Public Schools in Porto Alegre, participants in the research. The data were collected through interviews. Starting from the directed questions of the research and of the accomplished investigation, analysis categories for the reflections and the conclusions of this theory are defined. The obtained results indicate that the use of the indexed videos can modify the teacher's pedagogical planning.application/pdfporIndexaçãoVídeo educativoSala de aulaConstrução do conhecimentoPedagogiaProjetoTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Indexed videosDigital videoMPEG-7EducationPedagogy of learning projectsNew technologies of information and communicationOs usos pedagógicos dos vídeos digitais indexadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2007doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000643030.pdf000643030.pdfTexto completoapplication/pdf3195356http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13293/1/000643030.pdf7627d951b6a01153753bcf29429f44adMD51TEXT000643030.pdf.txt000643030.pdf.txtExtracted Texttext/plain304610http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13293/2/000643030.pdf.txte6d78e9c3334ecda22ff68a4a5745636MD52THUMBNAIL000643030.pdf.jpg000643030.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13293/3/000643030.pdf.jpg1c437e18ba04b26ae9ed04e674e7bb33MD5310183/132932018-10-08 07:52:55.539oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13293Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T10:52:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os usos pedagógicos dos vídeos digitais indexados |
title |
Os usos pedagógicos dos vídeos digitais indexados |
spellingShingle |
Os usos pedagógicos dos vídeos digitais indexados Dallacosta, Adriana Indexação Vídeo educativo Sala de aula Construção do conhecimento Pedagogia Projeto Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Indexed videos Digital video MPEG-7 Education Pedagogy of learning projects New technologies of information and communication |
title_short |
Os usos pedagógicos dos vídeos digitais indexados |
title_full |
Os usos pedagógicos dos vídeos digitais indexados |
title_fullStr |
Os usos pedagógicos dos vídeos digitais indexados |
title_full_unstemmed |
Os usos pedagógicos dos vídeos digitais indexados |
title_sort |
Os usos pedagógicos dos vídeos digitais indexados |
author |
Dallacosta, Adriana |
author_facet |
Dallacosta, Adriana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dallacosta, Adriana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Franco, Sérgio Roberto Kieling |
contributor_str_mv |
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach Franco, Sérgio Roberto Kieling |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indexação Vídeo educativo Sala de aula Construção do conhecimento Pedagogia Projeto Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
topic |
Indexação Vídeo educativo Sala de aula Construção do conhecimento Pedagogia Projeto Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Indexed videos Digital video MPEG-7 Education Pedagogy of learning projects New technologies of information and communication |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Indexed videos Digital video MPEG-7 Education Pedagogy of learning projects New technologies of information and communication |
description |
A presente investigação pretende, de forma qualitativa, compreender se os vídeos indexados podem modificar o planejamento pedagógico do professor de escola municipal de Porto Alegre. Para atingir esse objetivo, buscamos embasamento em uma fundamentação teórica de fundo piagetiano, voltada para a construção do conhecimento e suas diversas possibilidades, além das teorias relativas às questões do vídeo e do computador no processo educativo, a partir do seu envolvimento como suporte pedagógico orientado na pedagogia de projetos. Inserido nesse contexto, propõe-se o SACCA (Sistema Automático de Catalogação de Conteúdo Audiovisual), que possibilita o processo de indexação de vídeos com a intermediação de um usuário que assiste ao vídeo e define as palavras-chaves que irão compor o índice. Posteriormente, poderá se navegar no interior desses vídeos permitindo ter uma visão rápida do que o vídeo trata. Foram acrescentados 49 vídeos da História do Brasil e disponibilizados para os professores de História do 3º Ciclo das Escolas da Rede Municipal de Porto Alegre participantes da pesquisa. Os dados foram coletados através de entrevistas. A partir das perguntas norteadoras da pesquisa e da investigação realizada, são definidas categorias de análise para as reflexões e as conclusões desta tese. Os resultados obtidos indicam que o uso dos vídeos indexados pode modificar o planejamento pedagógico do professor. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2008-07-03T04:11:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/13293 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000643030 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/13293 |
identifier_str_mv |
000643030 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13293/1/000643030.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13293/2/000643030.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13293/3/000643030.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7627d951b6a01153753bcf29429f44ad e6d78e9c3334ecda22ff68a4a5745636 1c437e18ba04b26ae9ed04e674e7bb33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085122688417792 |