Os usos pedagógicos dos vídeos digitais indexados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dallacosta, Adriana
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/13293
Resumo: A presente investigação pretende, de forma qualitativa, compreender se os vídeos indexados podem modificar o planejamento pedagógico do professor de escola municipal de Porto Alegre. Para atingir esse objetivo, buscamos embasamento em uma fundamentação teórica de fundo piagetiano, voltada para a construção do conhecimento e suas diversas possibilidades, além das teorias relativas às questões do vídeo e do computador no processo educativo, a partir do seu envolvimento como suporte pedagógico orientado na pedagogia de projetos. Inserido nesse contexto, propõe-se o SACCA (Sistema Automático de Catalogação de Conteúdo Audiovisual), que possibilita o processo de indexação de vídeos com a intermediação de um usuário que assiste ao vídeo e define as palavras-chaves que irão compor o índice. Posteriormente, poderá se navegar no interior desses vídeos permitindo ter uma visão rápida do que o vídeo trata. Foram acrescentados 49 vídeos da História do Brasil e disponibilizados para os professores de História do 3º Ciclo das Escolas da Rede Municipal de Porto Alegre participantes da pesquisa. Os dados foram coletados através de entrevistas. A partir das perguntas norteadoras da pesquisa e da investigação realizada, são definidas categorias de análise para as reflexões e as conclusões desta tese. Os resultados obtidos indicam que o uso dos vídeos indexados pode modificar o planejamento pedagógico do professor.
id URGS_c81fb819cfa7f73f1f2e3f70dbf42814
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13293
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Dallacosta, AdrianaTarouco, Liane Margarida RockenbachFranco, Sérgio Roberto Kieling2008-07-03T04:11:54Z2007http://hdl.handle.net/10183/13293000643030A presente investigação pretende, de forma qualitativa, compreender se os vídeos indexados podem modificar o planejamento pedagógico do professor de escola municipal de Porto Alegre. Para atingir esse objetivo, buscamos embasamento em uma fundamentação teórica de fundo piagetiano, voltada para a construção do conhecimento e suas diversas possibilidades, além das teorias relativas às questões do vídeo e do computador no processo educativo, a partir do seu envolvimento como suporte pedagógico orientado na pedagogia de projetos. Inserido nesse contexto, propõe-se o SACCA (Sistema Automático de Catalogação de Conteúdo Audiovisual), que possibilita o processo de indexação de vídeos com a intermediação de um usuário que assiste ao vídeo e define as palavras-chaves que irão compor o índice. Posteriormente, poderá se navegar no interior desses vídeos permitindo ter uma visão rápida do que o vídeo trata. Foram acrescentados 49 vídeos da História do Brasil e disponibilizados para os professores de História do 3º Ciclo das Escolas da Rede Municipal de Porto Alegre participantes da pesquisa. Os dados foram coletados através de entrevistas. A partir das perguntas norteadoras da pesquisa e da investigação realizada, são definidas categorias de análise para as reflexões e as conclusões desta tese. Os resultados obtidos indicam que o uso dos vídeos indexados pode modificar o planejamento pedagógico do professor.The present investigation intends to understand in a qualitative way if the indexed videos can modify the teacher's pedagogical planning of a public school in Porto Alegre. We searched for a theoretical Piagetian approach, in order to achieve this purpose, turned to the construction of knowledge and its several possibilities, besides the theories related to the points of the video and computer in the educational process, starting from its involvement as a pedagogical support guided in the pedagogy of projects. Inserted in this context, SACCA (Automatic System of Cataloguing of Audiovisual Content) is proposed, which makes the process of indexation of videos possible, with the user's intermediation who sees the video and defines the key-words, which will compose the index. Later, one can navigate in the interior of these videos allowing a fast vision of what the video deals with. 49 videos of the Brazilian History were added and available for the History teachers of the 3rd Cycle of the Public Schools in Porto Alegre, participants in the research. The data were collected through interviews. Starting from the directed questions of the research and of the accomplished investigation, analysis categories for the reflections and the conclusions of this theory are defined. The obtained results indicate that the use of the indexed videos can modify the teacher's pedagogical planning.application/pdfporIndexaçãoVídeo educativoSala de aulaConstrução do conhecimentoPedagogiaProjetoTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Indexed videosDigital videoMPEG-7EducationPedagogy of learning projectsNew technologies of information and communicationOs usos pedagógicos dos vídeos digitais indexadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2007doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000643030.pdf000643030.pdfTexto completoapplication/pdf3195356http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13293/1/000643030.pdf7627d951b6a01153753bcf29429f44adMD51TEXT000643030.pdf.txt000643030.pdf.txtExtracted Texttext/plain304610http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13293/2/000643030.pdf.txte6d78e9c3334ecda22ff68a4a5745636MD52THUMBNAIL000643030.pdf.jpg000643030.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13293/3/000643030.pdf.jpg1c437e18ba04b26ae9ed04e674e7bb33MD5310183/132932018-10-08 07:52:55.539oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13293Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T10:52:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os usos pedagógicos dos vídeos digitais indexados
title Os usos pedagógicos dos vídeos digitais indexados
spellingShingle Os usos pedagógicos dos vídeos digitais indexados
Dallacosta, Adriana
Indexação
Vídeo educativo
Sala de aula
Construção do conhecimento
Pedagogia
Projeto
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Indexed videos
Digital video
MPEG-7
Education
Pedagogy of learning projects
New technologies of information and communication
title_short Os usos pedagógicos dos vídeos digitais indexados
title_full Os usos pedagógicos dos vídeos digitais indexados
title_fullStr Os usos pedagógicos dos vídeos digitais indexados
title_full_unstemmed Os usos pedagógicos dos vídeos digitais indexados
title_sort Os usos pedagógicos dos vídeos digitais indexados
author Dallacosta, Adriana
author_facet Dallacosta, Adriana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dallacosta, Adriana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Franco, Sérgio Roberto Kieling
contributor_str_mv Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Franco, Sérgio Roberto Kieling
dc.subject.por.fl_str_mv Indexação
Vídeo educativo
Sala de aula
Construção do conhecimento
Pedagogia
Projeto
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
topic Indexação
Vídeo educativo
Sala de aula
Construção do conhecimento
Pedagogia
Projeto
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Indexed videos
Digital video
MPEG-7
Education
Pedagogy of learning projects
New technologies of information and communication
dc.subject.eng.fl_str_mv Indexed videos
Digital video
MPEG-7
Education
Pedagogy of learning projects
New technologies of information and communication
description A presente investigação pretende, de forma qualitativa, compreender se os vídeos indexados podem modificar o planejamento pedagógico do professor de escola municipal de Porto Alegre. Para atingir esse objetivo, buscamos embasamento em uma fundamentação teórica de fundo piagetiano, voltada para a construção do conhecimento e suas diversas possibilidades, além das teorias relativas às questões do vídeo e do computador no processo educativo, a partir do seu envolvimento como suporte pedagógico orientado na pedagogia de projetos. Inserido nesse contexto, propõe-se o SACCA (Sistema Automático de Catalogação de Conteúdo Audiovisual), que possibilita o processo de indexação de vídeos com a intermediação de um usuário que assiste ao vídeo e define as palavras-chaves que irão compor o índice. Posteriormente, poderá se navegar no interior desses vídeos permitindo ter uma visão rápida do que o vídeo trata. Foram acrescentados 49 vídeos da História do Brasil e disponibilizados para os professores de História do 3º Ciclo das Escolas da Rede Municipal de Porto Alegre participantes da pesquisa. Os dados foram coletados através de entrevistas. A partir das perguntas norteadoras da pesquisa e da investigação realizada, são definidas categorias de análise para as reflexões e as conclusões desta tese. Os resultados obtidos indicam que o uso dos vídeos indexados pode modificar o planejamento pedagógico do professor.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-07-03T04:11:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/13293
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000643030
url http://hdl.handle.net/10183/13293
identifier_str_mv 000643030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13293/1/000643030.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13293/2/000643030.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13293/3/000643030.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7627d951b6a01153753bcf29429f44ad
e6d78e9c3334ecda22ff68a4a5745636
1c437e18ba04b26ae9ed04e674e7bb33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085122688417792