A profissionalização dos blogs brasileiros : um estudo sobre as dinâmicas promocionais na blogosfera

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Honscha, Gisele Lopes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/17980
Resumo: Nos últimos anos, muitos blogs ganharam notoriedade e se tornaram referências em determinados nichos. Estes blogs atraem tanto a atenção do público assim como de empresas querendo desenvolver ações promocionais junto a esta audiência. Por outro lado, o desenvolvimento de serviços de publicidade online permitiu o surgimento de novos pequenos anunciantes, assim como novos pequenos veículos que dispostos a exibir anúncios. O objetivo deste trabalho é, portanto, compreender a profissionalização dos blogs brasileiros a partir de uma investigação sobre as dinâmicas promocionais na blogosfera. A pesquisa busca discutir a relação entre a cultura participativa (Jenkins, 2006b) da Internet, a virtualização da economia e o papel dos blogueiros neste contexto. Para tal, foi conduzido um estudo netnográfico que consistiu em: a) acompanhar os cem blogs brasileiros de maior autoridade do ranking do indexador Blogblogs, onde investigou-se a presença e o gerenciamento de publicidade e buscou-se outros indícios da profissionalização do meio; b) realizar uma observação participante no I Fórum de Mídias Digitais e Sociais FMDS e no BlogCamp Paraná.
id URGS_ca3d7cd739192ba8adb3c456e9407ecb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17980
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Honscha, Gisele LopesPrimo, Alessandra Teixeira2009-12-31T04:15:20Z2009http://hdl.handle.net/10183/17980000725353Nos últimos anos, muitos blogs ganharam notoriedade e se tornaram referências em determinados nichos. Estes blogs atraem tanto a atenção do público assim como de empresas querendo desenvolver ações promocionais junto a esta audiência. Por outro lado, o desenvolvimento de serviços de publicidade online permitiu o surgimento de novos pequenos anunciantes, assim como novos pequenos veículos que dispostos a exibir anúncios. O objetivo deste trabalho é, portanto, compreender a profissionalização dos blogs brasileiros a partir de uma investigação sobre as dinâmicas promocionais na blogosfera. A pesquisa busca discutir a relação entre a cultura participativa (Jenkins, 2006b) da Internet, a virtualização da economia e o papel dos blogueiros neste contexto. Para tal, foi conduzido um estudo netnográfico que consistiu em: a) acompanhar os cem blogs brasileiros de maior autoridade do ranking do indexador Blogblogs, onde investigou-se a presença e o gerenciamento de publicidade e buscou-se outros indícios da profissionalização do meio; b) realizar uma observação participante no I Fórum de Mídias Digitais e Sociais FMDS e no BlogCamp Paraná.In recent years, many blogs have gained notoriety and have become authorities in certain niches. These blogs attract both the attention of the public as well as companies aiming to develop promotional campaigns targeting blogs audience. Moreover, the development of online advertising services allows the emergence of new small advertisers, in addition to new small vehicles willing to display ads. Therefore, the objective of this study is to understand the professionalization of Brazilian blogs through an investigation of the promotional dynamics in the blogosphere. The research discusses the relationship between the participatory culture (Jenkins, 2006b) of the Internet, the virtualization of the economy and the role of bloggers in this context. In order to achieve this work's goals, a netnographic study was conducted and it consisted of: a) following the 100 most authoritative Brazilian blogs ranked in the Blogblogs index to investigate the presence and management of advertising and to find other evidences of the professionalization of the medium; b) conducting a participant observation in the I Digital and Social Media Forum (FMDS) and in the BlogCamp Paraná.application/pdfporPublicidade onlineBlogCiberculturaBlogsOnline advertisingPromotionProfessionalizationNetnographyA profissionalização dos blogs brasileiros : um estudo sobre as dinâmicas promocionais na blogosferainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e InformaçãoPorto Alegre, BR-RS2009mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000725353.pdf000725353.pdfTexto completoapplication/pdf5013114http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17980/1/000725353.pdffbeae67ebae0875cb001599887dab508MD51TEXT000725353.pdf.txt000725353.pdf.txtExtracted Texttext/plain293136http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17980/2/000725353.pdf.txtac3ab487de15e1b8bd8e4219f5c2e0c7MD52THUMBNAIL000725353.pdf.jpg000725353.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1061http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17980/3/000725353.pdf.jpgd72030898bbe0ecf15cf6eb670489c07MD5310183/179802024-04-14 06:45:47.469348oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17980Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-04-14T09:45:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A profissionalização dos blogs brasileiros : um estudo sobre as dinâmicas promocionais na blogosfera
title A profissionalização dos blogs brasileiros : um estudo sobre as dinâmicas promocionais na blogosfera
spellingShingle A profissionalização dos blogs brasileiros : um estudo sobre as dinâmicas promocionais na blogosfera
Honscha, Gisele Lopes
Publicidade online
Blog
Cibercultura
Blogs
Online advertising
Promotion
Professionalization
Netnography
title_short A profissionalização dos blogs brasileiros : um estudo sobre as dinâmicas promocionais na blogosfera
title_full A profissionalização dos blogs brasileiros : um estudo sobre as dinâmicas promocionais na blogosfera
title_fullStr A profissionalização dos blogs brasileiros : um estudo sobre as dinâmicas promocionais na blogosfera
title_full_unstemmed A profissionalização dos blogs brasileiros : um estudo sobre as dinâmicas promocionais na blogosfera
title_sort A profissionalização dos blogs brasileiros : um estudo sobre as dinâmicas promocionais na blogosfera
author Honscha, Gisele Lopes
author_facet Honscha, Gisele Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Honscha, Gisele Lopes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Primo, Alessandra Teixeira
contributor_str_mv Primo, Alessandra Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade online
Blog
Cibercultura
topic Publicidade online
Blog
Cibercultura
Blogs
Online advertising
Promotion
Professionalization
Netnography
dc.subject.eng.fl_str_mv Blogs
Online advertising
Promotion
Professionalization
Netnography
description Nos últimos anos, muitos blogs ganharam notoriedade e se tornaram referências em determinados nichos. Estes blogs atraem tanto a atenção do público assim como de empresas querendo desenvolver ações promocionais junto a esta audiência. Por outro lado, o desenvolvimento de serviços de publicidade online permitiu o surgimento de novos pequenos anunciantes, assim como novos pequenos veículos que dispostos a exibir anúncios. O objetivo deste trabalho é, portanto, compreender a profissionalização dos blogs brasileiros a partir de uma investigação sobre as dinâmicas promocionais na blogosfera. A pesquisa busca discutir a relação entre a cultura participativa (Jenkins, 2006b) da Internet, a virtualização da economia e o papel dos blogueiros neste contexto. Para tal, foi conduzido um estudo netnográfico que consistiu em: a) acompanhar os cem blogs brasileiros de maior autoridade do ranking do indexador Blogblogs, onde investigou-se a presença e o gerenciamento de publicidade e buscou-se outros indícios da profissionalização do meio; b) realizar uma observação participante no I Fórum de Mídias Digitais e Sociais FMDS e no BlogCamp Paraná.
publishDate 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-12-31T04:15:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/17980
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000725353
url http://hdl.handle.net/10183/17980
identifier_str_mv 000725353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17980/1/000725353.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17980/2/000725353.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17980/3/000725353.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fbeae67ebae0875cb001599887dab508
ac3ab487de15e1b8bd8e4219f5c2e0c7
d72030898bbe0ecf15cf6eb670489c07
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085161661890560