Criança na Internet : constituindo a coletividade em ambientes virtuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Silvia Meirelles
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/4160
Resumo: Nesta dissertação, proponho-me investigar o processo de interações interindividuais de crianças em ambientes virtuais, a fim de acompanhar a constituição da coletividade nos mesmos. Para tanto, fundamentei-me no interacionismo piagetiano, tecendo também com o dialogismo bakhtiniano e as reflexões de Pierre Lévy sobre as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação. Com esses pressupostos, constituiu-se um olhar que possibilitou realizar as análises apresentadas no presente trabalho. Em um primeiro momento, foi feito um estudo exploratório sobre a interação de crianças na Internet, no qual acompanhou-se o acesso às ferramentas e às produções dos colegas. A partir desse estudo, desenvolveu-se um protótipo de plataforma de software denominado CRIANET (CRIAnça na interNET). Este é um espaço que integra ferramentas para a comunicação síncrona e assíncrona e oportuniza o encontro dos participantes através da rede. Posteriormente, foi realizado um trabalho com alunos do ensino fundamental voltado à coletividade, no qual acompanhou-se a efetivação das trocas entre os sujeitos. A leitura desse processo contribuiu para o entendimento da inserção de crianças na Internet, consolidando-a enquanto um meio de comunicação que favorece a transversalidade e a reciprocidade.
id URGS_ce12df557be183d8d34f7d2233ca7e3c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/4160
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Leite, Silvia MeirellesBehar, Patrícia Alejandra2007-06-06T17:33:23Z2003http://hdl.handle.net/10183/4160000408229Nesta dissertação, proponho-me investigar o processo de interações interindividuais de crianças em ambientes virtuais, a fim de acompanhar a constituição da coletividade nos mesmos. Para tanto, fundamentei-me no interacionismo piagetiano, tecendo também com o dialogismo bakhtiniano e as reflexões de Pierre Lévy sobre as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação. Com esses pressupostos, constituiu-se um olhar que possibilitou realizar as análises apresentadas no presente trabalho. Em um primeiro momento, foi feito um estudo exploratório sobre a interação de crianças na Internet, no qual acompanhou-se o acesso às ferramentas e às produções dos colegas. A partir desse estudo, desenvolveu-se um protótipo de plataforma de software denominado CRIANET (CRIAnça na interNET). Este é um espaço que integra ferramentas para a comunicação síncrona e assíncrona e oportuniza o encontro dos participantes através da rede. Posteriormente, foi realizado um trabalho com alunos do ensino fundamental voltado à coletividade, no qual acompanhou-se a efetivação das trocas entre os sujeitos. A leitura desse processo contribuiu para o entendimento da inserção de crianças na Internet, consolidando-a enquanto um meio de comunicação que favorece a transversalidade e a reciprocidade.application/pdfporCriançaInternetComputador na educaçãoAmbiente de aprendizagemSoftware educacionalInformáticaEnsinoInteração criança-coletividadeTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Criança na Internet : constituindo a coletividade em ambientes virtuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2003mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000408229.pdf000408229.pdfTexto completoapplication/pdf1657135http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4160/1/000408229.pdffe9c6a31dc26ca530207ce12cb43202dMD51TEXT000408229.pdf.txt000408229.pdf.txtExtracted Texttext/plain301576http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4160/2/000408229.pdf.txtcb9dce62aea3cd330ad275084c651abaMD52THUMBNAIL000408229.pdf.jpg000408229.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1130http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4160/3/000408229.pdf.jpg62303ca799b6fd7690bb46e484d9e0c9MD5310183/41602018-10-08 08:44:54.419oai:www.lume.ufrgs.br:10183/4160Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:44:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Criança na Internet : constituindo a coletividade em ambientes virtuais
title Criança na Internet : constituindo a coletividade em ambientes virtuais
spellingShingle Criança na Internet : constituindo a coletividade em ambientes virtuais
Leite, Silvia Meirelles
Criança
Internet
Computador na educação
Ambiente de aprendizagem
Software educacional
Informática
Ensino
Interação criança-coletividade
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
title_short Criança na Internet : constituindo a coletividade em ambientes virtuais
title_full Criança na Internet : constituindo a coletividade em ambientes virtuais
title_fullStr Criança na Internet : constituindo a coletividade em ambientes virtuais
title_full_unstemmed Criança na Internet : constituindo a coletividade em ambientes virtuais
title_sort Criança na Internet : constituindo a coletividade em ambientes virtuais
author Leite, Silvia Meirelles
author_facet Leite, Silvia Meirelles
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Silvia Meirelles
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
contributor_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Internet
Computador na educação
Ambiente de aprendizagem
Software educacional
Informática
Ensino
Interação criança-coletividade
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
topic Criança
Internet
Computador na educação
Ambiente de aprendizagem
Software educacional
Informática
Ensino
Interação criança-coletividade
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
description Nesta dissertação, proponho-me investigar o processo de interações interindividuais de crianças em ambientes virtuais, a fim de acompanhar a constituição da coletividade nos mesmos. Para tanto, fundamentei-me no interacionismo piagetiano, tecendo também com o dialogismo bakhtiniano e as reflexões de Pierre Lévy sobre as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação. Com esses pressupostos, constituiu-se um olhar que possibilitou realizar as análises apresentadas no presente trabalho. Em um primeiro momento, foi feito um estudo exploratório sobre a interação de crianças na Internet, no qual acompanhou-se o acesso às ferramentas e às produções dos colegas. A partir desse estudo, desenvolveu-se um protótipo de plataforma de software denominado CRIANET (CRIAnça na interNET). Este é um espaço que integra ferramentas para a comunicação síncrona e assíncrona e oportuniza o encontro dos participantes através da rede. Posteriormente, foi realizado um trabalho com alunos do ensino fundamental voltado à coletividade, no qual acompanhou-se a efetivação das trocas entre os sujeitos. A leitura desse processo contribuiu para o entendimento da inserção de crianças na Internet, consolidando-a enquanto um meio de comunicação que favorece a transversalidade e a reciprocidade.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:33:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/4160
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000408229
url http://hdl.handle.net/10183/4160
identifier_str_mv 000408229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4160/1/000408229.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4160/2/000408229.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4160/3/000408229.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fe9c6a31dc26ca530207ce12cb43202d
cb9dce62aea3cd330ad275084c651aba
62303ca799b6fd7690bb46e484d9e0c9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085038150123520