Criança na Internet : constituindo a coletividade em ambientes virtuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/4160 |
Resumo: | Nesta dissertação, proponho-me investigar o processo de interações interindividuais de crianças em ambientes virtuais, a fim de acompanhar a constituição da coletividade nos mesmos. Para tanto, fundamentei-me no interacionismo piagetiano, tecendo também com o dialogismo bakhtiniano e as reflexões de Pierre Lévy sobre as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação. Com esses pressupostos, constituiu-se um olhar que possibilitou realizar as análises apresentadas no presente trabalho. Em um primeiro momento, foi feito um estudo exploratório sobre a interação de crianças na Internet, no qual acompanhou-se o acesso às ferramentas e às produções dos colegas. A partir desse estudo, desenvolveu-se um protótipo de plataforma de software denominado CRIANET (CRIAnça na interNET). Este é um espaço que integra ferramentas para a comunicação síncrona e assíncrona e oportuniza o encontro dos participantes através da rede. Posteriormente, foi realizado um trabalho com alunos do ensino fundamental voltado à coletividade, no qual acompanhou-se a efetivação das trocas entre os sujeitos. A leitura desse processo contribuiu para o entendimento da inserção de crianças na Internet, consolidando-a enquanto um meio de comunicação que favorece a transversalidade e a reciprocidade. |
id |
URGS_ce12df557be183d8d34f7d2233ca7e3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/4160 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Leite, Silvia MeirellesBehar, Patrícia Alejandra2007-06-06T17:33:23Z2003http://hdl.handle.net/10183/4160000408229Nesta dissertação, proponho-me investigar o processo de interações interindividuais de crianças em ambientes virtuais, a fim de acompanhar a constituição da coletividade nos mesmos. Para tanto, fundamentei-me no interacionismo piagetiano, tecendo também com o dialogismo bakhtiniano e as reflexões de Pierre Lévy sobre as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação. Com esses pressupostos, constituiu-se um olhar que possibilitou realizar as análises apresentadas no presente trabalho. Em um primeiro momento, foi feito um estudo exploratório sobre a interação de crianças na Internet, no qual acompanhou-se o acesso às ferramentas e às produções dos colegas. A partir desse estudo, desenvolveu-se um protótipo de plataforma de software denominado CRIANET (CRIAnça na interNET). Este é um espaço que integra ferramentas para a comunicação síncrona e assíncrona e oportuniza o encontro dos participantes através da rede. Posteriormente, foi realizado um trabalho com alunos do ensino fundamental voltado à coletividade, no qual acompanhou-se a efetivação das trocas entre os sujeitos. A leitura desse processo contribuiu para o entendimento da inserção de crianças na Internet, consolidando-a enquanto um meio de comunicação que favorece a transversalidade e a reciprocidade.application/pdfporCriançaInternetComputador na educaçãoAmbiente de aprendizagemSoftware educacionalInformáticaEnsinoInteração criança-coletividadeTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Criança na Internet : constituindo a coletividade em ambientes virtuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2003mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000408229.pdf000408229.pdfTexto completoapplication/pdf1657135http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4160/1/000408229.pdffe9c6a31dc26ca530207ce12cb43202dMD51TEXT000408229.pdf.txt000408229.pdf.txtExtracted Texttext/plain301576http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4160/2/000408229.pdf.txtcb9dce62aea3cd330ad275084c651abaMD52THUMBNAIL000408229.pdf.jpg000408229.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1130http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4160/3/000408229.pdf.jpg62303ca799b6fd7690bb46e484d9e0c9MD5310183/41602018-10-08 08:44:54.419oai:www.lume.ufrgs.br:10183/4160Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:44:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Criança na Internet : constituindo a coletividade em ambientes virtuais |
title |
Criança na Internet : constituindo a coletividade em ambientes virtuais |
spellingShingle |
Criança na Internet : constituindo a coletividade em ambientes virtuais Leite, Silvia Meirelles Criança Internet Computador na educação Ambiente de aprendizagem Software educacional Informática Ensino Interação criança-coletividade Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
title_short |
Criança na Internet : constituindo a coletividade em ambientes virtuais |
title_full |
Criança na Internet : constituindo a coletividade em ambientes virtuais |
title_fullStr |
Criança na Internet : constituindo a coletividade em ambientes virtuais |
title_full_unstemmed |
Criança na Internet : constituindo a coletividade em ambientes virtuais |
title_sort |
Criança na Internet : constituindo a coletividade em ambientes virtuais |
author |
Leite, Silvia Meirelles |
author_facet |
Leite, Silvia Meirelles |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Silvia Meirelles |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Behar, Patrícia Alejandra |
contributor_str_mv |
Behar, Patrícia Alejandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Internet Computador na educação Ambiente de aprendizagem Software educacional Informática Ensino Interação criança-coletividade Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
topic |
Criança Internet Computador na educação Ambiente de aprendizagem Software educacional Informática Ensino Interação criança-coletividade Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
description |
Nesta dissertação, proponho-me investigar o processo de interações interindividuais de crianças em ambientes virtuais, a fim de acompanhar a constituição da coletividade nos mesmos. Para tanto, fundamentei-me no interacionismo piagetiano, tecendo também com o dialogismo bakhtiniano e as reflexões de Pierre Lévy sobre as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação. Com esses pressupostos, constituiu-se um olhar que possibilitou realizar as análises apresentadas no presente trabalho. Em um primeiro momento, foi feito um estudo exploratório sobre a interação de crianças na Internet, no qual acompanhou-se o acesso às ferramentas e às produções dos colegas. A partir desse estudo, desenvolveu-se um protótipo de plataforma de software denominado CRIANET (CRIAnça na interNET). Este é um espaço que integra ferramentas para a comunicação síncrona e assíncrona e oportuniza o encontro dos participantes através da rede. Posteriormente, foi realizado um trabalho com alunos do ensino fundamental voltado à coletividade, no qual acompanhou-se a efetivação das trocas entre os sujeitos. A leitura desse processo contribuiu para o entendimento da inserção de crianças na Internet, consolidando-a enquanto um meio de comunicação que favorece a transversalidade e a reciprocidade. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:33:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/4160 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000408229 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/4160 |
identifier_str_mv |
000408229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4160/1/000408229.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4160/2/000408229.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/4160/3/000408229.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fe9c6a31dc26ca530207ce12cb43202d cb9dce62aea3cd330ad275084c651aba 62303ca799b6fd7690bb46e484d9e0c9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085038150123520 |