Para oferecer a hospitalidade : aula e refugiados no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bandeira, Larisa da Veiga Vieira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189592
Resumo: A Tese estuda as implicações para a educação e para os professores, que derivam da necessidade dos refugiados saírem dos seus países de origem e deslocarem-se ao redor da terra, em um contexto de urgência. A Tese pergunta: quais as possibilidades que a aula oferece para ser o espaço de hospitalidade aos recém-chegados? Pensa a Aula para além daquela que é planejada para que os refugiados integrem a norma social e se tornem produtivos. Interessou aqui especialmente, a Aula planejada por eles, na qual o refugiado é o professor. A pesquisa desenvolve-se mediante três movimentos: Saída de emergência; À deriva; Cruzar fronteiras. Como operador metodológico e estratégia de aproximação biográfica utiliza a noção barthesiana de biografema. Oficinas de escrita foram realizadas com refugiados que eram ou estavam na condição de professores no Curso de Idiomas Abraço Cultural, em São Paulo. Desde as escritas produzidas, é possível concluir que, na Aula, engendram-se as relações dos refugiados com os sujeitos das comunidades locais, a partir da ocupação da posição de professor. É, nessa posição, que os professores refugiados inventam outros andamentos para suas vidas deslocadas, enfrentam outros obstáculos e inventam novas possibilidades para a hospitalidade.
id URGS_d0b57c91983b9941f980cce2a9c192fc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189592
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Bandeira, Larisa da Veiga VieiraThoma, Adriana da Silva2019-03-27T04:06:28Z2018http://hdl.handle.net/10183/189592001090081A Tese estuda as implicações para a educação e para os professores, que derivam da necessidade dos refugiados saírem dos seus países de origem e deslocarem-se ao redor da terra, em um contexto de urgência. A Tese pergunta: quais as possibilidades que a aula oferece para ser o espaço de hospitalidade aos recém-chegados? Pensa a Aula para além daquela que é planejada para que os refugiados integrem a norma social e se tornem produtivos. Interessou aqui especialmente, a Aula planejada por eles, na qual o refugiado é o professor. A pesquisa desenvolve-se mediante três movimentos: Saída de emergência; À deriva; Cruzar fronteiras. Como operador metodológico e estratégia de aproximação biográfica utiliza a noção barthesiana de biografema. Oficinas de escrita foram realizadas com refugiados que eram ou estavam na condição de professores no Curso de Idiomas Abraço Cultural, em São Paulo. Desde as escritas produzidas, é possível concluir que, na Aula, engendram-se as relações dos refugiados com os sujeitos das comunidades locais, a partir da ocupação da posição de professor. É, nessa posição, que os professores refugiados inventam outros andamentos para suas vidas deslocadas, enfrentam outros obstáculos e inventam novas possibilidades para a hospitalidade.The thesis examines the implications for education and for teachers, which stem from the need for refugees to leave their countries of origin and move around the earth in a context of urgency. The thesis asks: what are the possibilities that the classroom offers to be the hospitality space for the newcomers? The Aula thinks beyond what is planned for the refugees to integrate the social norm and become productive. He was particularly interested here, the class planned by them, in which the refugee is the teacher. The research is developed through three movements: Emergency exit; To drift; Cross borders. As a methodological operator and biographical approach strategy he uses the Barthesian notion of biographeme. Writing workshops were held with refugees who were or were in the condition of professors at the Abraço Cultural Language Course in São Paulo. From the writings produced, it is possible to conclude that, in the Classroom, the relations of the refugees with the subjects of the local communities are generated, from the occupation of the position of professor. It is in this position that refugee teachers invent other moves for their displaced lives, face other obstacles and invent new possibilities for hospitality.application/pdfporHospitalidadeAulaRefugiadosBiografemaEscritaHospitalityWritingBiographemaRefugeesClassPara oferecer a hospitalidade : aula e refugiados no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001090081.pdf.txt001090081.pdf.txtExtracted Texttext/plain283770http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189592/2/001090081.pdf.txtdd0757333cbe1c5b1e1d14878a729cabMD52ORIGINAL001090081.pdfTexto completoapplication/pdf5733258http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189592/1/001090081.pdf34efaf6092cdba6ad20ad6ca69b980b7MD5110183/1895922019-03-28 04:09:23.471654oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189592Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-03-28T07:09:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Para oferecer a hospitalidade : aula e refugiados no Brasil
title Para oferecer a hospitalidade : aula e refugiados no Brasil
spellingShingle Para oferecer a hospitalidade : aula e refugiados no Brasil
Bandeira, Larisa da Veiga Vieira
Hospitalidade
Aula
Refugiados
Biografema
Escrita
Hospitality
Writing
Biographema
Refugees
Class
title_short Para oferecer a hospitalidade : aula e refugiados no Brasil
title_full Para oferecer a hospitalidade : aula e refugiados no Brasil
title_fullStr Para oferecer a hospitalidade : aula e refugiados no Brasil
title_full_unstemmed Para oferecer a hospitalidade : aula e refugiados no Brasil
title_sort Para oferecer a hospitalidade : aula e refugiados no Brasil
author Bandeira, Larisa da Veiga Vieira
author_facet Bandeira, Larisa da Veiga Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bandeira, Larisa da Veiga Vieira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Thoma, Adriana da Silva
contributor_str_mv Thoma, Adriana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Hospitalidade
Aula
Refugiados
Biografema
Escrita
topic Hospitalidade
Aula
Refugiados
Biografema
Escrita
Hospitality
Writing
Biographema
Refugees
Class
dc.subject.eng.fl_str_mv Hospitality
Writing
Biographema
Refugees
Class
description A Tese estuda as implicações para a educação e para os professores, que derivam da necessidade dos refugiados saírem dos seus países de origem e deslocarem-se ao redor da terra, em um contexto de urgência. A Tese pergunta: quais as possibilidades que a aula oferece para ser o espaço de hospitalidade aos recém-chegados? Pensa a Aula para além daquela que é planejada para que os refugiados integrem a norma social e se tornem produtivos. Interessou aqui especialmente, a Aula planejada por eles, na qual o refugiado é o professor. A pesquisa desenvolve-se mediante três movimentos: Saída de emergência; À deriva; Cruzar fronteiras. Como operador metodológico e estratégia de aproximação biográfica utiliza a noção barthesiana de biografema. Oficinas de escrita foram realizadas com refugiados que eram ou estavam na condição de professores no Curso de Idiomas Abraço Cultural, em São Paulo. Desde as escritas produzidas, é possível concluir que, na Aula, engendram-se as relações dos refugiados com os sujeitos das comunidades locais, a partir da ocupação da posição de professor. É, nessa posição, que os professores refugiados inventam outros andamentos para suas vidas deslocadas, enfrentam outros obstáculos e inventam novas possibilidades para a hospitalidade.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-27T04:06:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/189592
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001090081
url http://hdl.handle.net/10183/189592
identifier_str_mv 001090081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189592/2/001090081.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189592/1/001090081.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd0757333cbe1c5b1e1d14878a729cab
34efaf6092cdba6ad20ad6ca69b980b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085471217254400