Para oferecer a hospitalidade : aula e refugiados no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/189592 |
Resumo: | A Tese estuda as implicações para a educação e para os professores, que derivam da necessidade dos refugiados saírem dos seus países de origem e deslocarem-se ao redor da terra, em um contexto de urgência. A Tese pergunta: quais as possibilidades que a aula oferece para ser o espaço de hospitalidade aos recém-chegados? Pensa a Aula para além daquela que é planejada para que os refugiados integrem a norma social e se tornem produtivos. Interessou aqui especialmente, a Aula planejada por eles, na qual o refugiado é o professor. A pesquisa desenvolve-se mediante três movimentos: Saída de emergência; À deriva; Cruzar fronteiras. Como operador metodológico e estratégia de aproximação biográfica utiliza a noção barthesiana de biografema. Oficinas de escrita foram realizadas com refugiados que eram ou estavam na condição de professores no Curso de Idiomas Abraço Cultural, em São Paulo. Desde as escritas produzidas, é possível concluir que, na Aula, engendram-se as relações dos refugiados com os sujeitos das comunidades locais, a partir da ocupação da posição de professor. É, nessa posição, que os professores refugiados inventam outros andamentos para suas vidas deslocadas, enfrentam outros obstáculos e inventam novas possibilidades para a hospitalidade. |
id |
URGS_d0b57c91983b9941f980cce2a9c192fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189592 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Bandeira, Larisa da Veiga VieiraThoma, Adriana da Silva2019-03-27T04:06:28Z2018http://hdl.handle.net/10183/189592001090081A Tese estuda as implicações para a educação e para os professores, que derivam da necessidade dos refugiados saírem dos seus países de origem e deslocarem-se ao redor da terra, em um contexto de urgência. A Tese pergunta: quais as possibilidades que a aula oferece para ser o espaço de hospitalidade aos recém-chegados? Pensa a Aula para além daquela que é planejada para que os refugiados integrem a norma social e se tornem produtivos. Interessou aqui especialmente, a Aula planejada por eles, na qual o refugiado é o professor. A pesquisa desenvolve-se mediante três movimentos: Saída de emergência; À deriva; Cruzar fronteiras. Como operador metodológico e estratégia de aproximação biográfica utiliza a noção barthesiana de biografema. Oficinas de escrita foram realizadas com refugiados que eram ou estavam na condição de professores no Curso de Idiomas Abraço Cultural, em São Paulo. Desde as escritas produzidas, é possível concluir que, na Aula, engendram-se as relações dos refugiados com os sujeitos das comunidades locais, a partir da ocupação da posição de professor. É, nessa posição, que os professores refugiados inventam outros andamentos para suas vidas deslocadas, enfrentam outros obstáculos e inventam novas possibilidades para a hospitalidade.The thesis examines the implications for education and for teachers, which stem from the need for refugees to leave their countries of origin and move around the earth in a context of urgency. The thesis asks: what are the possibilities that the classroom offers to be the hospitality space for the newcomers? The Aula thinks beyond what is planned for the refugees to integrate the social norm and become productive. He was particularly interested here, the class planned by them, in which the refugee is the teacher. The research is developed through three movements: Emergency exit; To drift; Cross borders. As a methodological operator and biographical approach strategy he uses the Barthesian notion of biographeme. Writing workshops were held with refugees who were or were in the condition of professors at the Abraço Cultural Language Course in São Paulo. From the writings produced, it is possible to conclude that, in the Classroom, the relations of the refugees with the subjects of the local communities are generated, from the occupation of the position of professor. It is in this position that refugee teachers invent other moves for their displaced lives, face other obstacles and invent new possibilities for hospitality.application/pdfporHospitalidadeAulaRefugiadosBiografemaEscritaHospitalityWritingBiographemaRefugeesClassPara oferecer a hospitalidade : aula e refugiados no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001090081.pdf.txt001090081.pdf.txtExtracted Texttext/plain283770http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189592/2/001090081.pdf.txtdd0757333cbe1c5b1e1d14878a729cabMD52ORIGINAL001090081.pdfTexto completoapplication/pdf5733258http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189592/1/001090081.pdf34efaf6092cdba6ad20ad6ca69b980b7MD5110183/1895922019-03-28 04:09:23.471654oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189592Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-03-28T07:09:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Para oferecer a hospitalidade : aula e refugiados no Brasil |
title |
Para oferecer a hospitalidade : aula e refugiados no Brasil |
spellingShingle |
Para oferecer a hospitalidade : aula e refugiados no Brasil Bandeira, Larisa da Veiga Vieira Hospitalidade Aula Refugiados Biografema Escrita Hospitality Writing Biographema Refugees Class |
title_short |
Para oferecer a hospitalidade : aula e refugiados no Brasil |
title_full |
Para oferecer a hospitalidade : aula e refugiados no Brasil |
title_fullStr |
Para oferecer a hospitalidade : aula e refugiados no Brasil |
title_full_unstemmed |
Para oferecer a hospitalidade : aula e refugiados no Brasil |
title_sort |
Para oferecer a hospitalidade : aula e refugiados no Brasil |
author |
Bandeira, Larisa da Veiga Vieira |
author_facet |
Bandeira, Larisa da Veiga Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bandeira, Larisa da Veiga Vieira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Thoma, Adriana da Silva |
contributor_str_mv |
Thoma, Adriana da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hospitalidade Aula Refugiados Biografema Escrita |
topic |
Hospitalidade Aula Refugiados Biografema Escrita Hospitality Writing Biographema Refugees Class |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Hospitality Writing Biographema Refugees Class |
description |
A Tese estuda as implicações para a educação e para os professores, que derivam da necessidade dos refugiados saírem dos seus países de origem e deslocarem-se ao redor da terra, em um contexto de urgência. A Tese pergunta: quais as possibilidades que a aula oferece para ser o espaço de hospitalidade aos recém-chegados? Pensa a Aula para além daquela que é planejada para que os refugiados integrem a norma social e se tornem produtivos. Interessou aqui especialmente, a Aula planejada por eles, na qual o refugiado é o professor. A pesquisa desenvolve-se mediante três movimentos: Saída de emergência; À deriva; Cruzar fronteiras. Como operador metodológico e estratégia de aproximação biográfica utiliza a noção barthesiana de biografema. Oficinas de escrita foram realizadas com refugiados que eram ou estavam na condição de professores no Curso de Idiomas Abraço Cultural, em São Paulo. Desde as escritas produzidas, é possível concluir que, na Aula, engendram-se as relações dos refugiados com os sujeitos das comunidades locais, a partir da ocupação da posição de professor. É, nessa posição, que os professores refugiados inventam outros andamentos para suas vidas deslocadas, enfrentam outros obstáculos e inventam novas possibilidades para a hospitalidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-03-27T04:06:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/189592 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001090081 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/189592 |
identifier_str_mv |
001090081 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189592/2/001090081.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189592/1/001090081.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd0757333cbe1c5b1e1d14878a729cab 34efaf6092cdba6ad20ad6ca69b980b7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085471217254400 |