Escitalopram no tratamento de crianças e adolescentes com transtorno de ansiedade social : um ensaio aberto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Isolan, Luciano Rassier
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/10730
Resumo: Introdução O transtorno de ansiedade social (TAS) é um transtorno muito prevalente e incapacitante em crianças e adolescentes. Esse estudo foi delineado para avaliar a eficácia e a tolerabilidade de um inibidor seletivo da recaptação de serotonina altamente potente, o escitalopram, no tratamento do TAS em crianças e adolescentes. Métodos Vinte pacientes ambulatoriais com um diagnóstico principal de TAS foram tratados com escitalopram em um ensaio clínico aberto por 12 semanas. A medida de desfecho primária foi a mudança basal em comparação à final na Clinical Global Impression – Improvement Scale (CGI-I). As medidas de desfecho secundárias foram a CGI – Severity scale (CGI-S), a Social Phobia and Anxiety Inventory for Children (SPAI-C), a Screen for Child and Anxiety Related Emotional Disorders (SCARED) – Child and Parent version, e a The Youth Quality of Life Instument- Research Version (Y-QOL-R). Resultados Na escala CGI-I, 13 dos 20 pacientes (65%) tiveram um escore ≤ 2, correspondendo a uma resposta ao tratamento. Todas as medidas sintomáticas e de qualidade de vida mostraram melhoras significativas da avaliação basal à semana 12, com grandes tamanhos de efeito, variando de 0.9 a 1.9 (todos p < 0.01). O escitalopram foi geralmente bem tolerado. Conclusões Esses resultados sugerem que o escitalopram pode ser um tratamento eficaz e seguro no tratamento do TAS pediátrico. Futuros ensaios clínicos randomizados, placebo-controlados, fazem-se necessários.
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