Socialização músico-profissional nas experiências de profissionalização de duplas sertanejas : um estudo de caso com cantores da região do Triângulo Mineiro/Minas Gerais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/163931 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo central compreender os processos de socialização musical e profissional pelos quais as duplas sertanejas passaram para se constituírem como profissionais da música. A investigação buscou compreender: Por que essas pessoas quiseram cantar sertanejo? Como se formaram? E como atuaram/am? Que experiências com essa "música sertaneja", com o universo sertanejo, ou não, fizeram ou fazem com que esses cantores cantem dessa maneira hoje? Como essas experiências músico-profissionais podem ser compreendidas sob o ponto de vista da educação musical? Como desvendar as aprendizagens musicais e vocais que se dão nas experiências profissionais desses cantores? Dentro da abordagem qualitativa, a pesquisa adota como metodologia o estudo de caso, utilizando como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Foram realizadas entrevistas com oito duplas sertanejas localizadas na região do Triângulo Mineiro/MG. Além disso, são considerados os documentos audiovisuais produzidos pelas e sobre as duplas sertanejas, disponíveis em redes sociais. A compreensão da socialização musical e profissionalização das duplas fundamenta-se nos conceitos de socialização primária (SETTON, 2008, BERGER; LUCKMAN, 1999), socialização profissional (DUBAR, 2005) e socialização musical (MÜLLER, 1992). As análises revelam que as aprendizagens musicais se dão de forma difusa, em diversas instâncias de socialização - família, amigos, mídias -, quando aprendem sem saber, de forma espontânea, ou sem terem a consciência de que se está aprendendo. A profissionalização se dá na socialização profissional, sobretudo quando passam a construir suas carreiras na profissão em música, e nos momentos de socialização músico-profissional - shows, gravações em estúdio, ensaios e no aprendizado do cantar em dupla. Compreender a socialização musical e a profissionalização de duplas sertanejas, além de contribuir para a área de educação musical, pode incentivar outras reflexões sobre as possibilidades do ensino/aprendizagem do canto popular e, também, sobre aprendizagens que se dão nas experiências e vivências com práticas musicais sertanejas. |
id |
URGS_d573502403695544dee7d137117ab936 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163931 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Marques, Jaqueline SoaresSouza, Jusamara Vieira de2017-07-13T02:36:47Z2017http://hdl.handle.net/10183/163931001025581Este estudo teve como objetivo central compreender os processos de socialização musical e profissional pelos quais as duplas sertanejas passaram para se constituírem como profissionais da música. A investigação buscou compreender: Por que essas pessoas quiseram cantar sertanejo? Como se formaram? E como atuaram/am? Que experiências com essa "música sertaneja", com o universo sertanejo, ou não, fizeram ou fazem com que esses cantores cantem dessa maneira hoje? Como essas experiências músico-profissionais podem ser compreendidas sob o ponto de vista da educação musical? Como desvendar as aprendizagens musicais e vocais que se dão nas experiências profissionais desses cantores? Dentro da abordagem qualitativa, a pesquisa adota como metodologia o estudo de caso, utilizando como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Foram realizadas entrevistas com oito duplas sertanejas localizadas na região do Triângulo Mineiro/MG. Além disso, são considerados os documentos audiovisuais produzidos pelas e sobre as duplas sertanejas, disponíveis em redes sociais. A compreensão da socialização musical e profissionalização das duplas fundamenta-se nos conceitos de socialização primária (SETTON, 2008, BERGER; LUCKMAN, 1999), socialização profissional (DUBAR, 2005) e socialização musical (MÜLLER, 1992). As análises revelam que as aprendizagens musicais se dão de forma difusa, em diversas instâncias de socialização - família, amigos, mídias -, quando aprendem sem saber, de forma espontânea, ou sem terem a consciência de que se está aprendendo. A profissionalização se dá na socialização profissional, sobretudo quando passam a construir suas carreiras na profissão em música, e nos momentos de socialização músico-profissional - shows, gravações em estúdio, ensaios e no aprendizado do cantar em dupla. Compreender a socialização musical e a profissionalização de duplas sertanejas, além de contribuir para a área de educação musical, pode incentivar outras reflexões sobre as possibilidades do ensino/aprendizagem do canto popular e, também, sobre aprendizagens que se dão nas experiências e vivências com práticas musicais sertanejas.The main objective of this study was to understand processes of musical and professional socialization through which singers who sing in duet “música sertaneja” came to constitute themselves as music professionals. The study aimed to understand: Why these people wanted to sing “música sertaneja”? How they formed? And how did they acted/act? What experiences with this "música sertaneja", with the sertanejo universe or not, have made or make these singers sing this way today? How these musician-professional experiences can be understood from the point of view of music education? How to uncover the musical and vocal learning that take place in professional experiences of these singers? Within the qualitative approach the research adopts as methodology the case study, using as data collection technique the semi-structured interview. Interviews were conducted with eight singers who sing in duet “música sertaneja” located in the region of Triangulo Mineiro/MG - Brazil.In addition, are considered the audiovisual documents produced by and about singers who sing in duetthat are available in social network.Understanding the musical socialization and professionalization of singers the singing in duet is based on concepts of primary socialization (SETTON, 2008, BERGER; LUCKMAN, 1999), professional socialization (DUBAR, 2005) and musical socialization (MÜLLER, 1992).Analysis reveals that musical learning takes place diffusely in different instances of socialization - family, friends, media - when they learn without knowing, spontaneously or without being aware that they are learning.Professionalization takes place in professional socialization when they begin to build their careers in music professions and also occurs in moments of music-professional socialization - shows, studio recordings, rehearsals and the learning of sing in duet. Understand the musical socialization and the professionalization of singers who sing in duet as well as contributing to the area of music education can encourage other reflections on the possibilities of teaching/learning of popular sing and also about learning that occur in the experiences and livingness with “sertanejo” musical practices.application/pdfporMúsicaMúsica sertanejaMúsicoEducação musicalFormação profissionalMinas GeraisSingers in duet of “Música sertaneja”Musician professionalizationMusical socializationSociology of musical educationSocialização músico-profissional nas experiências de profissionalização de duplas sertanejas : um estudo de caso com cantores da região do Triângulo Mineiro/Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2017doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001025581.pdf001025581.pdfTexto completoapplication/pdf2321428http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163931/1/001025581.pdf2e90b157e8753e95b61ab75d5b484e12MD51TEXT001025581.pdf.txt001025581.pdf.txtExtracted Texttext/plain428737http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163931/2/001025581.pdf.txtf6944f5c00a4121d812eee919041ca72MD52THUMBNAIL001025581.pdf.jpg001025581.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1210http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163931/3/001025581.pdf.jpga57916e4318f2ec0d32f3ba849d22c0aMD5310183/1639312018-10-10 07:56:18.951oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163931Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T10:56:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Socialização músico-profissional nas experiências de profissionalização de duplas sertanejas : um estudo de caso com cantores da região do Triângulo Mineiro/Minas Gerais |
title |
Socialização músico-profissional nas experiências de profissionalização de duplas sertanejas : um estudo de caso com cantores da região do Triângulo Mineiro/Minas Gerais |
spellingShingle |
Socialização músico-profissional nas experiências de profissionalização de duplas sertanejas : um estudo de caso com cantores da região do Triângulo Mineiro/Minas Gerais Marques, Jaqueline Soares Música Música sertaneja Músico Educação musical Formação profissional Minas Gerais Singers in duet of “Música sertaneja” Musician professionalization Musical socialization Sociology of musical education |
title_short |
Socialização músico-profissional nas experiências de profissionalização de duplas sertanejas : um estudo de caso com cantores da região do Triângulo Mineiro/Minas Gerais |
title_full |
Socialização músico-profissional nas experiências de profissionalização de duplas sertanejas : um estudo de caso com cantores da região do Triângulo Mineiro/Minas Gerais |
title_fullStr |
Socialização músico-profissional nas experiências de profissionalização de duplas sertanejas : um estudo de caso com cantores da região do Triângulo Mineiro/Minas Gerais |
title_full_unstemmed |
Socialização músico-profissional nas experiências de profissionalização de duplas sertanejas : um estudo de caso com cantores da região do Triângulo Mineiro/Minas Gerais |
title_sort |
Socialização músico-profissional nas experiências de profissionalização de duplas sertanejas : um estudo de caso com cantores da região do Triângulo Mineiro/Minas Gerais |
author |
Marques, Jaqueline Soares |
author_facet |
Marques, Jaqueline Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Jaqueline Soares |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Jusamara Vieira de |
contributor_str_mv |
Souza, Jusamara Vieira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Música sertaneja Músico Educação musical Formação profissional Minas Gerais |
topic |
Música Música sertaneja Músico Educação musical Formação profissional Minas Gerais Singers in duet of “Música sertaneja” Musician professionalization Musical socialization Sociology of musical education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Singers in duet of “Música sertaneja” Musician professionalization Musical socialization Sociology of musical education |
description |
Este estudo teve como objetivo central compreender os processos de socialização musical e profissional pelos quais as duplas sertanejas passaram para se constituírem como profissionais da música. A investigação buscou compreender: Por que essas pessoas quiseram cantar sertanejo? Como se formaram? E como atuaram/am? Que experiências com essa "música sertaneja", com o universo sertanejo, ou não, fizeram ou fazem com que esses cantores cantem dessa maneira hoje? Como essas experiências músico-profissionais podem ser compreendidas sob o ponto de vista da educação musical? Como desvendar as aprendizagens musicais e vocais que se dão nas experiências profissionais desses cantores? Dentro da abordagem qualitativa, a pesquisa adota como metodologia o estudo de caso, utilizando como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Foram realizadas entrevistas com oito duplas sertanejas localizadas na região do Triângulo Mineiro/MG. Além disso, são considerados os documentos audiovisuais produzidos pelas e sobre as duplas sertanejas, disponíveis em redes sociais. A compreensão da socialização musical e profissionalização das duplas fundamenta-se nos conceitos de socialização primária (SETTON, 2008, BERGER; LUCKMAN, 1999), socialização profissional (DUBAR, 2005) e socialização musical (MÜLLER, 1992). As análises revelam que as aprendizagens musicais se dão de forma difusa, em diversas instâncias de socialização - família, amigos, mídias -, quando aprendem sem saber, de forma espontânea, ou sem terem a consciência de que se está aprendendo. A profissionalização se dá na socialização profissional, sobretudo quando passam a construir suas carreiras na profissão em música, e nos momentos de socialização músico-profissional - shows, gravações em estúdio, ensaios e no aprendizado do cantar em dupla. Compreender a socialização musical e a profissionalização de duplas sertanejas, além de contribuir para a área de educação musical, pode incentivar outras reflexões sobre as possibilidades do ensino/aprendizagem do canto popular e, também, sobre aprendizagens que se dão nas experiências e vivências com práticas musicais sertanejas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-07-13T02:36:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/163931 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001025581 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/163931 |
identifier_str_mv |
001025581 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163931/1/001025581.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163931/2/001025581.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163931/3/001025581.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2e90b157e8753e95b61ab75d5b484e12 f6944f5c00a4121d812eee919041ca72 a57916e4318f2ec0d32f3ba849d22c0a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085412965711872 |