Escola libriação : biografemática do gesto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/170344 |
Resumo: | A presente tese traduz, imagina e transcria uma escola biografemática do gesto denominada Libriação. Este nome significa e deriva de Libras e de criação e vive por meio de biografemas (vidas de grafemar) curricularesdidáticas da arte, do gesto, do romance, do cenalário e da diferença. O texto compõe-se de procedimentos tradutórios de pensar-criar, desde signos e conceitos sentidos; funciona em elementos-atributos científicos-filosóficosartísticos; e traduz em três formas: de pesquisa, ensino e extensão, que não se separam, mas operam, de forma conjunta e transversalizada, em meio à educação e à vida. O primeiro bloco é formado pela biografemática de pesquisar-ensinar-extensionar sobre produções-efeitos de pensamentos e extensões educacionais-contemporâneas; o segundo bloco é escrito por cenalários da educação contemporânea; e o terceiro conclui em um eu pesquisador, um educador e um extensionador, impossíveis de ser definido, pois é resultante de possibilidades diárias-vivas de criar. |
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Sperb, Carolina ComerlatoSeffner, Fernando2017-11-17T02:31:15Z2017http://hdl.handle.net/10183/170344001052210A presente tese traduz, imagina e transcria uma escola biografemática do gesto denominada Libriação. Este nome significa e deriva de Libras e de criação e vive por meio de biografemas (vidas de grafemar) curricularesdidáticas da arte, do gesto, do romance, do cenalário e da diferença. O texto compõe-se de procedimentos tradutórios de pensar-criar, desde signos e conceitos sentidos; funciona em elementos-atributos científicos-filosóficosartísticos; e traduz em três formas: de pesquisa, ensino e extensão, que não se separam, mas operam, de forma conjunta e transversalizada, em meio à educação e à vida. O primeiro bloco é formado pela biografemática de pesquisar-ensinar-extensionar sobre produções-efeitos de pensamentos e extensões educacionais-contemporâneas; o segundo bloco é escrito por cenalários da educação contemporânea; e o terceiro conclui em um eu pesquisador, um educador e um extensionador, impossíveis de ser definido, pois é resultante de possibilidades diárias-vivas de criar.The present thesis translates, imagines and transcrires a biographical school of the gesture denominated Libriação. This name means and derives from Libras and creation and lives by means of biografemas (live of grafemar) curricular-didactics of the art, the gesture, the novel, the scenario and the difference. The text consists of translational procedures of thinkingcreating, from signs and concepts sense; Works on scientific-philosophicalartistic- attribute elements; and translates into three forms: research, teaching and extension, which do not separate, but operate, jointly and transversally, in the midst of education and life. The first block is formed by the biographemática of research-teach-extend about productions-effects of thoughts and educational extensions-contemporary; the second block is written by contemporary education cenarios; and the third concludes in a researcher, an educator and an extension worker, impossible to be defined, because it is the result of daily living possibilities to create.application/pdfporLíngua Brasileira de Sinais (LIBRAS)SchoolLibrasCreationBiographeGestureEscola libriação : biografemática do gestoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001052210.pdf001052210.pdfTexto completoapplication/pdf6394633http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170344/1/001052210.pdf67257728ad79f80ea6f2974a121e3586MD51TEXT001052210.pdf.txt001052210.pdf.txtExtracted Texttext/plain462468http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170344/2/001052210.pdf.txt08ae0f373eb8cb874a529242b9728eb8MD52THUMBNAIL001052210.pdf.jpg001052210.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1273http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170344/3/001052210.pdf.jpg0f1ae13009963c2b84ab35f6641e59daMD5310183/1703442023-06-25 03:46:13.425056oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170344Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-06-25T06:46:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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