A tela do computador como suporte do texto : novas práticas de leitura e escrita na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcelos, Lucia
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/21387
Resumo: Esta pesquisa discute como adolescentes do III Ciclo do Ensino Fundamental de uma escola pública de periferia estão vivenciando a leitura e a escrita na tela do computador. Os estudantes sujeitos da pesquisa são moradores da Vila Dique, em Porto Alegre (RS), onde grande parte das famílias sobrevive com a renda obtida na coleta e reciclagem de lixo seco. Submetidos a uma situação em que o texto no papel perde, num certo sentido, seu valor simbólico, já que o suporte adquire valor de mercadoria, a leitura e escrita na tela do computador recuperariam esse sentido, constituindo-se como uma nova prática de letramento, oportunizando a inclusão dos/das adolescentes na cultura escrita. A investigação, de caráter qualitativo, valeu-se de procedimentos como o diário de campo, a observação participante, a análise de textos produzidos digitalmente no laboratório de informática da escola, além de entrevistas semi-estruturadas.
id URGS_dfc83c0724b78ec5026937f71c2d2aad
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21387
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Barcelos, LuciaFranco, Sérgio Roberto Kieling2010-04-30T04:16:19Z2009http://hdl.handle.net/10183/21387000737086Esta pesquisa discute como adolescentes do III Ciclo do Ensino Fundamental de uma escola pública de periferia estão vivenciando a leitura e a escrita na tela do computador. Os estudantes sujeitos da pesquisa são moradores da Vila Dique, em Porto Alegre (RS), onde grande parte das famílias sobrevive com a renda obtida na coleta e reciclagem de lixo seco. Submetidos a uma situação em que o texto no papel perde, num certo sentido, seu valor simbólico, já que o suporte adquire valor de mercadoria, a leitura e escrita na tela do computador recuperariam esse sentido, constituindo-se como uma nova prática de letramento, oportunizando a inclusão dos/das adolescentes na cultura escrita. A investigação, de caráter qualitativo, valeu-se de procedimentos como o diário de campo, a observação participante, a análise de textos produzidos digitalmente no laboratório de informática da escola, além de entrevistas semi-estruturadas.This research discusses the way adolescents from the 7th and 8th grades of a public school in the periphery areas are experiencing reading and writing on the computer screen. The subject students of the research live in Vila Dique, Porto Alegre (RS), where most families’ incomes are earned from garbage recycling. It can be stated that the paper-text, in a way, has become meaningless, given the fact that this resource carries a commercial value. Reading and writing on the computer screen has rescued a meaningful source to promote literacy, thus providing these adolescents with the opportunity to take part of the written culture. The qualitative investigation was based on a field diary, an participative observation, an analysis of the digital texts produced in the computer lab of the school, and semi-structured interviews.application/pdfporLetramentoCiberculturaEnsino públicoLiteracyCyberculturePublic educationA tela do computador como suporte do texto : novas práticas de leitura e escrita na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000737086.pdf000737086.pdfTexto completoapplication/pdf6928009http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21387/1/000737086.pdfea301b115e03fe0a16a4b76ac44862efMD51TEXT000737086.pdf.txt000737086.pdf.txtExtracted Texttext/plain281662http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21387/2/000737086.pdf.txt7392029bf7790f51c5f25374af6fb2f3MD52THUMBNAIL000737086.pdf.jpg000737086.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21387/3/000737086.pdf.jpg972f5f124744df3ac7f7e0fbde1666d0MD5310183/213872018-10-11 08:22:33.84oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21387Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-11T11:22:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A tela do computador como suporte do texto : novas práticas de leitura e escrita na escola
title A tela do computador como suporte do texto : novas práticas de leitura e escrita na escola
spellingShingle A tela do computador como suporte do texto : novas práticas de leitura e escrita na escola
Barcelos, Lucia
Letramento
Cibercultura
Ensino público
Literacy
Cyberculture
Public education
title_short A tela do computador como suporte do texto : novas práticas de leitura e escrita na escola
title_full A tela do computador como suporte do texto : novas práticas de leitura e escrita na escola
title_fullStr A tela do computador como suporte do texto : novas práticas de leitura e escrita na escola
title_full_unstemmed A tela do computador como suporte do texto : novas práticas de leitura e escrita na escola
title_sort A tela do computador como suporte do texto : novas práticas de leitura e escrita na escola
author Barcelos, Lucia
author_facet Barcelos, Lucia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcelos, Lucia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Franco, Sérgio Roberto Kieling
contributor_str_mv Franco, Sérgio Roberto Kieling
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Cibercultura
Ensino público
topic Letramento
Cibercultura
Ensino público
Literacy
Cyberculture
Public education
dc.subject.eng.fl_str_mv Literacy
Cyberculture
Public education
description Esta pesquisa discute como adolescentes do III Ciclo do Ensino Fundamental de uma escola pública de periferia estão vivenciando a leitura e a escrita na tela do computador. Os estudantes sujeitos da pesquisa são moradores da Vila Dique, em Porto Alegre (RS), onde grande parte das famílias sobrevive com a renda obtida na coleta e reciclagem de lixo seco. Submetidos a uma situação em que o texto no papel perde, num certo sentido, seu valor simbólico, já que o suporte adquire valor de mercadoria, a leitura e escrita na tela do computador recuperariam esse sentido, constituindo-se como uma nova prática de letramento, oportunizando a inclusão dos/das adolescentes na cultura escrita. A investigação, de caráter qualitativo, valeu-se de procedimentos como o diário de campo, a observação participante, a análise de textos produzidos digitalmente no laboratório de informática da escola, além de entrevistas semi-estruturadas.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-30T04:16:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/21387
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000737086
url http://hdl.handle.net/10183/21387
identifier_str_mv 000737086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21387/1/000737086.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21387/2/000737086.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21387/3/000737086.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ea301b115e03fe0a16a4b76ac44862ef
7392029bf7790f51c5f25374af6fb2f3
972f5f124744df3ac7f7e0fbde1666d0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085170175279104