A tela do computador como suporte do texto : novas práticas de leitura e escrita na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/21387 |
Resumo: | Esta pesquisa discute como adolescentes do III Ciclo do Ensino Fundamental de uma escola pública de periferia estão vivenciando a leitura e a escrita na tela do computador. Os estudantes sujeitos da pesquisa são moradores da Vila Dique, em Porto Alegre (RS), onde grande parte das famílias sobrevive com a renda obtida na coleta e reciclagem de lixo seco. Submetidos a uma situação em que o texto no papel perde, num certo sentido, seu valor simbólico, já que o suporte adquire valor de mercadoria, a leitura e escrita na tela do computador recuperariam esse sentido, constituindo-se como uma nova prática de letramento, oportunizando a inclusão dos/das adolescentes na cultura escrita. A investigação, de caráter qualitativo, valeu-se de procedimentos como o diário de campo, a observação participante, a análise de textos produzidos digitalmente no laboratório de informática da escola, além de entrevistas semi-estruturadas. |
id |
URGS_dfc83c0724b78ec5026937f71c2d2aad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21387 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Barcelos, LuciaFranco, Sérgio Roberto Kieling2010-04-30T04:16:19Z2009http://hdl.handle.net/10183/21387000737086Esta pesquisa discute como adolescentes do III Ciclo do Ensino Fundamental de uma escola pública de periferia estão vivenciando a leitura e a escrita na tela do computador. Os estudantes sujeitos da pesquisa são moradores da Vila Dique, em Porto Alegre (RS), onde grande parte das famílias sobrevive com a renda obtida na coleta e reciclagem de lixo seco. Submetidos a uma situação em que o texto no papel perde, num certo sentido, seu valor simbólico, já que o suporte adquire valor de mercadoria, a leitura e escrita na tela do computador recuperariam esse sentido, constituindo-se como uma nova prática de letramento, oportunizando a inclusão dos/das adolescentes na cultura escrita. A investigação, de caráter qualitativo, valeu-se de procedimentos como o diário de campo, a observação participante, a análise de textos produzidos digitalmente no laboratório de informática da escola, além de entrevistas semi-estruturadas.This research discusses the way adolescents from the 7th and 8th grades of a public school in the periphery areas are experiencing reading and writing on the computer screen. The subject students of the research live in Vila Dique, Porto Alegre (RS), where most families’ incomes are earned from garbage recycling. It can be stated that the paper-text, in a way, has become meaningless, given the fact that this resource carries a commercial value. Reading and writing on the computer screen has rescued a meaningful source to promote literacy, thus providing these adolescents with the opportunity to take part of the written culture. The qualitative investigation was based on a field diary, an participative observation, an analysis of the digital texts produced in the computer lab of the school, and semi-structured interviews.application/pdfporLetramentoCiberculturaEnsino públicoLiteracyCyberculturePublic educationA tela do computador como suporte do texto : novas práticas de leitura e escrita na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000737086.pdf000737086.pdfTexto completoapplication/pdf6928009http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21387/1/000737086.pdfea301b115e03fe0a16a4b76ac44862efMD51TEXT000737086.pdf.txt000737086.pdf.txtExtracted Texttext/plain281662http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21387/2/000737086.pdf.txt7392029bf7790f51c5f25374af6fb2f3MD52THUMBNAIL000737086.pdf.jpg000737086.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg993http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21387/3/000737086.pdf.jpg972f5f124744df3ac7f7e0fbde1666d0MD5310183/213872018-10-11 08:22:33.84oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21387Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-11T11:22:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A tela do computador como suporte do texto : novas práticas de leitura e escrita na escola |
title |
A tela do computador como suporte do texto : novas práticas de leitura e escrita na escola |
spellingShingle |
A tela do computador como suporte do texto : novas práticas de leitura e escrita na escola Barcelos, Lucia Letramento Cibercultura Ensino público Literacy Cyberculture Public education |
title_short |
A tela do computador como suporte do texto : novas práticas de leitura e escrita na escola |
title_full |
A tela do computador como suporte do texto : novas práticas de leitura e escrita na escola |
title_fullStr |
A tela do computador como suporte do texto : novas práticas de leitura e escrita na escola |
title_full_unstemmed |
A tela do computador como suporte do texto : novas práticas de leitura e escrita na escola |
title_sort |
A tela do computador como suporte do texto : novas práticas de leitura e escrita na escola |
author |
Barcelos, Lucia |
author_facet |
Barcelos, Lucia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barcelos, Lucia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Franco, Sérgio Roberto Kieling |
contributor_str_mv |
Franco, Sérgio Roberto Kieling |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Cibercultura Ensino público |
topic |
Letramento Cibercultura Ensino público Literacy Cyberculture Public education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Literacy Cyberculture Public education |
description |
Esta pesquisa discute como adolescentes do III Ciclo do Ensino Fundamental de uma escola pública de periferia estão vivenciando a leitura e a escrita na tela do computador. Os estudantes sujeitos da pesquisa são moradores da Vila Dique, em Porto Alegre (RS), onde grande parte das famílias sobrevive com a renda obtida na coleta e reciclagem de lixo seco. Submetidos a uma situação em que o texto no papel perde, num certo sentido, seu valor simbólico, já que o suporte adquire valor de mercadoria, a leitura e escrita na tela do computador recuperariam esse sentido, constituindo-se como uma nova prática de letramento, oportunizando a inclusão dos/das adolescentes na cultura escrita. A investigação, de caráter qualitativo, valeu-se de procedimentos como o diário de campo, a observação participante, a análise de textos produzidos digitalmente no laboratório de informática da escola, além de entrevistas semi-estruturadas. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-30T04:16:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/21387 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000737086 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/21387 |
identifier_str_mv |
000737086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21387/1/000737086.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21387/2/000737086.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21387/3/000737086.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ea301b115e03fe0a16a4b76ac44862ef 7392029bf7790f51c5f25374af6fb2f3 972f5f124744df3ac7f7e0fbde1666d0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085170175279104 |