Análise e proposta de melhorias no processo de planejamento e implementação de projetos de investimento em infraestrutura portuária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roos, Erica Caetano
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/277340
Resumo: O desafio de compreender as relações entre investimentos e impactos econômicos em sistemas complexos como o da infraestrutura é um tema frequente na literatura científica. Por meio dessa discussão, pode-se tornar os sistemas de tomada de decisão em projetos mais eficientes e garantir uma melhor relação custo-benefício para os mesmos. Nesse contexto, o objetivo geral desta tese é propor melhorias no processo de planejamento de projetos de investimentos em infraestrutura portuária, com a necessidade de alcançar objetivos específicos. Estes incluem: i) Analisar a política de investimentos em Autoridades Portuárias (APs), destacando os projetos tipicamente financiados e suas principais características; ii) Classificar os projetos financiados por APs quanto ao seu escopo, sua relação com as funções típicas da AP; iii) Analisar as diferentes definições de desempenho portuário disponíveis na literatura, considerando os principais indicadores utilizados como parâmetro para sua medição; iv) Explorar a relação causal entre projetos de investimentos em infraestrutura portuária com o desempenho portuário; e v) Identificar potenciais riscos em projetos de infraestrutura e verificar como os mesmos são incorporados ao processo de decisão em projetos reais. Os resultados da tese foram consolidados em um modelo conceitual com contribuições em diversos pontos do processo de seleção e execução dos projetos. Além disso, os resultados apontaram para a diversidade de projetos financiados pelas APs, onde se pode destacar a necessidade de uma abordagem mais abrangente na seleção e execução de projetos. Também são destacadas iniciativas de padronização de critérios de seleção de projetos de infraestrutura, destacando a importância de aprimoramentos nos processos de planejamento e gestão de riscos. Em suma, a tese ressalta a necessidade de melhorias para promover um ambiente mais eficiente e sustentável para o desenvolvimento de infraestrutura portuária.
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Estes incluem: i) Analisar a política de investimentos em Autoridades Portuárias (APs), destacando os projetos tipicamente financiados e suas principais características; ii) Classificar os projetos financiados por APs quanto ao seu escopo, sua relação com as funções típicas da AP; iii) Analisar as diferentes definições de desempenho portuário disponíveis na literatura, considerando os principais indicadores utilizados como parâmetro para sua medição; iv) Explorar a relação causal entre projetos de investimentos em infraestrutura portuária com o desempenho portuário; e v) Identificar potenciais riscos em projetos de infraestrutura e verificar como os mesmos são incorporados ao processo de decisão em projetos reais. Os resultados da tese foram consolidados em um modelo conceitual com contribuições em diversos pontos do processo de seleção e execução dos projetos. Além disso, os resultados apontaram para a diversidade de projetos financiados pelas APs, onde se pode destacar a necessidade de uma abordagem mais abrangente na seleção e execução de projetos. Também são destacadas iniciativas de padronização de critérios de seleção de projetos de infraestrutura, destacando a importância de aprimoramentos nos processos de planejamento e gestão de riscos. Em suma, a tese ressalta a necessidade de melhorias para promover um ambiente mais eficiente e sustentável para o desenvolvimento de infraestrutura portuária.The challenge of understanding the relationships between investments and economic impacts in complex systems such as infrastructure is a common theme in scientific literature. Through this discussion, project decision-making systems can increase its efficiecy, ensuring a better cost-benefit ratio. In this context, the general objective of this thesis is to propose improvements in the process of planning investment projects in port infrastructure, with the need to achieve specific objectives. These include: i) Analyzing investment policies in Port Authorities (PAs), highlighting the projects that are typically financed and their main characteristics; ii) Classifying projects funded by PAs regarding their scope and their relationship with the typical functions of a PA; iii) Analyzing the different definitions of port performance available in the literature, considering the main indicators used as parameters for its measurement; iv) Exploring the causal relationship between investment projects in port infrastructure and port performance; and v) Identifying potential risks in infrastructure projects and verifying how they are incorporated into the decision-making process in real projects. The results of the thesis have been consolidated into a conceptual model with contributions at various points in the project selection and execution process. In addition, the results pointed out the diversity of projects funded by PAs, highlighting the need for a more comprehensive approach in project selection and execution. Initiatives to standardize criteria for selecting infrastructure projects are also highlighted, emphasizing the importance of improvements in planning and risk management processes. In summary, the thesis emphasizes the need for improvements to promote a more efficient and sustainable environment for the development of port infrastructure.application/pdfporPortosGestão de projetosAnálise de investimentosInfrastructure projectsPort projectsInfrastructure investment projects selectionDEASynthetic control methodAnálise e proposta de melhorias no processo de planejamento e implementação de projetos de investimento em infraestrutura portuáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e TransportesPorto Alegre, BR-RS2024doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001208904.pdf.txt001208904.pdf.txtExtracted Texttext/plain289396http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277340/2/001208904.pdf.txt39db9cf794aa5734761e4eefce194659MD52ORIGINAL001208904.pdfTexto completoapplication/pdf2618192http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/277340/1/001208904.pdfd7d31a07ec0c56a936073953286361e0MD5110183/2773402024-08-16 05:49:28.462577oai:www.lume.ufrgs.br:10183/277340Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-08-16T08:49:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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