Educação física e coeducação no Colégio Militar de Porto Alegre (2017-2018)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacoby, Lara Félix
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/247760
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo investigar a Educação Física do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA) considerando questões relacionadas à coeducação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com professores/a e alunos/as no período que compreende os anos de 2017 e 2018, com fundamentação teórica em estudos que abordam aspectos relacionados à coeducação, bem como a legislação que rege o Ensino por Competências dentro do Sistema Colégio Militar do Brasil. A metodologia utilizada teve como base a história oral e o trabalho com grupos focais. Foram realizadas seis entrevistas dentro de grupos focais com alunos e alunas do segundo ano do Ensino Médio e uma entrevista individual com uma aluna do mesmo ano. Também foram feitas quatro entrevistas individuais com três professores e uma professora da instituição. O CMPA foi uma escola exclusivamente masculina desde sua fundação, em 1912, até o ano de 1989, quando foi autorizada a entrada das primeiras alunas. Desde então, a instituição vem trabalhando para se adequar à nova realidade. Buscando atender aos objetivos desta investigação, os dados empíricos foram analisados a partir de três estudos complementares. No primeiro deles, descrevo o processo de transição de turmas separadas por sexo para turmas mistas na Educação Física dos primeiros níveis de ensino atendidos pelo CMPA, o sexto e o sétimo anos do Ensino Fundamental. No segundo estudo, partindo das suas escolhas de modalidades esportivas na Educação Física regular, apresento as percepções de alunos e alunas do Ensino Médio sobre a coeducação naquele contexto. No terceiro, e último estudo, analiso as referências de mulheres e de homens mencionados pelos/as jovens como pessoas que admiram. Os resultados encontrados e a discussão com base na literatura revisada permitem concluir que a Educação Física do CMPA ainda não é um espaço no qual se desenvolva uma prática efetiva de coeducação, o que implica afirmar que há urgência no trato com o tema.
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O CMPA foi uma escola exclusivamente masculina desde sua fundação, em 1912, até o ano de 1989, quando foi autorizada a entrada das primeiras alunas. Desde então, a instituição vem trabalhando para se adequar à nova realidade. Buscando atender aos objetivos desta investigação, os dados empíricos foram analisados a partir de três estudos complementares. No primeiro deles, descrevo o processo de transição de turmas separadas por sexo para turmas mistas na Educação Física dos primeiros níveis de ensino atendidos pelo CMPA, o sexto e o sétimo anos do Ensino Fundamental. No segundo estudo, partindo das suas escolhas de modalidades esportivas na Educação Física regular, apresento as percepções de alunos e alunas do Ensino Médio sobre a coeducação naquele contexto. No terceiro, e último estudo, analiso as referências de mulheres e de homens mencionados pelos/as jovens como pessoas que admiram. Os resultados encontrados e a discussão com base na literatura revisada permitem concluir que a Educação Física do CMPA ainda não é um espaço no qual se desenvolva uma prática efetiva de coeducação, o que implica afirmar que há urgência no trato com o tema.This master’s dissertation aims to investigate the Physical Education inside the Military School of Porto Alegre (CMPA) taking into consideration aspects that relate to coeducation. A research was made with teachers and students during the years of 2017 and 2018 with the theoretical framework that relates to coeducation studies as well as to the legislation that conducts the Teaching by Competences inside the Brazil’s Military School System. The methodology used is based on Oral History and on Focus Groups. The interviews were performed in six focus groups composed by male and female students during their second year of High School and one individual interview was made with a female student of the same year. Other four individual interviews were also performed, but with teachers of the school, three male and one female. CMPA had been exclusively directed to male students from the date of its foundation, in 1912, up until the year of 1989, when the admission of the first female students was authorized. Ever since then, the Institution has been working to adapt to the new reality. With the purpose to accomplish the goals of this investigation, the empirical data was analyzed in three complementary studies. In the first study, I describe the transition from Physical Education classes separated by sex and height to fully mixed ones in the sixth and seventh grades of Elementary School, which are the first two levels offered by CMPA. In the second one, based on the athletic activity chosen by male and female students for their regular Physical Education classes in High School, I present their perception about coeducation on that specific context. In the third and last study, I analyze who are the references of women and men mentioned as admirable by the students. The results found and the discussion, based on the literature reviewed for this dissertation, are enough to conclude that the Physical Education of CMPA is not yet a space where is possible to develop an effective co-educative practice and, that is to say, it means that is urgent to deal with the theme.application/pdfporCoeducaçãoEducação física escolarEscolasPhysical EducationMixed ClassesCoeducationSchoolEducação física e coeducação no Colégio Militar de Porto Alegre (2017-2018)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2018.mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092730.pdf.txt001092730.pdf.txtExtracted Texttext/plain474011http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247760/2/001092730.pdf.txtaa5f847f3875f5367f96c90885c264d2MD52ORIGINAL001092730.pdfTexto completoapplication/pdf1719110http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247760/1/001092730.pdf2ff0404a6c643374549b5f1156f8e834MD5110183/2477602022-08-25 04:44:49.166126oai:www.lume.ufrgs.br:10183/247760Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-25T07:44:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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