Caixa de memórias : ressignificações da prática cênica em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vellinho, Mariana Pinto Vieira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193028
Resumo: A pesquisa enfoca experiências de cunho memorial e artístico vivenciadas a partir de uma proposta pedagógica desenvolvida na disciplina de Artes-Teatro, com estudantes do 9º ano de uma escola de Educação Básica da Rede Pública da cidade de Gravataí (RS), entre os anos de 2013 a 2015. Parte-se do projeto intitulado “Memórias”, realizado ao longo de um semestre letivo, envolvendo a abordagem de temas ligados à infância e à história de vida dos estudantes (autobiografias), através de diversas atividades (improvisações teatrais, desenhos, narrativas de histórias, ilustrações de músicas e poesias, dentre outras), compartilhadas em grupo e, posteriormente, reunidas numa exposição aberta ao público. A base empírica da investigação é composta pelo planejamento da disciplina, elaborado pela professora e pesquisadora em acordo com o Projeto Político Pedagógico da Instituição, pelo Diário de Campo da pesquisa, no qual foram registradas as atividades propostas em sala de aula e os acontecimentos e impressões geradas a partir deles, por registros fotográficos, feitos pela pesquisadora no decorrer do trabalho, e por entrevistas (do tipo semiestruturada) com sete estudantes, sujeitos da experiência. A reflexão sobre esse material, articulada a estudos nos campos da Educação, da Sociologia e das Artes, em geral, incluindo referências de literatura e poesia, e, em particular, das Artes Cênicas, especialmente da Pedagogia do Teatro, evidencia a sala de aula da disciplina de Artes–Teatro como espaço sensível, potencial à experiência poética, ao autoconhecimento, à autonomia e ao estabelecimento de relações de cooperação entre os sujeitos que convivem no ambiente escolar.
id URGS_ee5e621d3e69984af1b89bce7ede81f9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193028
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Vellinho, Mariana Pinto VieiraSantos, Vera Lucia Bertoni dos2019-04-16T02:34:42Z2018http://hdl.handle.net/10183/193028001088672A pesquisa enfoca experiências de cunho memorial e artístico vivenciadas a partir de uma proposta pedagógica desenvolvida na disciplina de Artes-Teatro, com estudantes do 9º ano de uma escola de Educação Básica da Rede Pública da cidade de Gravataí (RS), entre os anos de 2013 a 2015. Parte-se do projeto intitulado “Memórias”, realizado ao longo de um semestre letivo, envolvendo a abordagem de temas ligados à infância e à história de vida dos estudantes (autobiografias), através de diversas atividades (improvisações teatrais, desenhos, narrativas de histórias, ilustrações de músicas e poesias, dentre outras), compartilhadas em grupo e, posteriormente, reunidas numa exposição aberta ao público. A base empírica da investigação é composta pelo planejamento da disciplina, elaborado pela professora e pesquisadora em acordo com o Projeto Político Pedagógico da Instituição, pelo Diário de Campo da pesquisa, no qual foram registradas as atividades propostas em sala de aula e os acontecimentos e impressões geradas a partir deles, por registros fotográficos, feitos pela pesquisadora no decorrer do trabalho, e por entrevistas (do tipo semiestruturada) com sete estudantes, sujeitos da experiência. A reflexão sobre esse material, articulada a estudos nos campos da Educação, da Sociologia e das Artes, em geral, incluindo referências de literatura e poesia, e, em particular, das Artes Cênicas, especialmente da Pedagogia do Teatro, evidencia a sala de aula da disciplina de Artes–Teatro como espaço sensível, potencial à experiência poética, ao autoconhecimento, à autonomia e ao estabelecimento de relações de cooperação entre os sujeitos que convivem no ambiente escolar.The research focuses on experiences of memorial and artistic nature lived from the researcher pedagogical purpose, teacher of Arts -Theatre subject, developed with nineth grade students of Basic Education in a Public State School of Gravataí city from 2013 to 2015. It is assumed from the litle of the Project "Memories”, accomplished along the academic semester, involving childhood themes and the student, lives history (autobiography), from various activities (theatrical improvisation, drawings stories narratives, music illustrations and poetry, among others) which culminated wish the called "alive memory boxes", shared in group and, subsequently, compiled for a public open exposition. Students' handmade boxes, provided unique and creative processes also sensitive meetings with their own individualities, with the group (classmates and teacher) and with the exposition/spectators. The empirical investigation principles are composed by the subject planning, made by the researcher teacher in agreement with the Political Pedagogic Project, of the Institution from the field research notes on which the classroom purposed activities happenings and impressions were captured, by photografic registration made by the researcher during the work, and from interviews (semi-structured one) with six students that participated in the experience. The research's approach is this material reflexion, articulated with Education, Sociology and Arts, in general, including literature and poetry references, and, particularly performing arts, and Pedagogy of Theatre, allowing to evidence the Arts - Theatre subject classroom as a sensitive space, potential to poetic experience, to self-knowledge, to autonomy and stablishment of cooperation relationship among subjects that coexist in school environment.application/pdfporTeatro : PedagogiaMemória : ArteAutobiografiaEscolaJuventudePedagogy of theatreMemoryAutobiographyYouthSchoolCaixa de memórias : ressignificações da prática cênica em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001088672.pdf.txt001088672.pdf.txtExtracted Texttext/plain299336http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193028/2/001088672.pdf.txt21a506eff19634c088a8327bfc64c5d5MD52ORIGINAL001088672.pdfTexto completoapplication/pdf3880973http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193028/1/001088672.pdfb808b745f8005f5214415c35c4e2b89aMD5110183/1930282019-04-17 02:37:14.173313oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193028Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-04-17T05:37:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Caixa de memórias : ressignificações da prática cênica em sala de aula
title Caixa de memórias : ressignificações da prática cênica em sala de aula
spellingShingle Caixa de memórias : ressignificações da prática cênica em sala de aula
Vellinho, Mariana Pinto Vieira
Teatro : Pedagogia
Memória : Arte
Autobiografia
Escola
Juventude
Pedagogy of theatre
Memory
Autobiography
Youth
School
title_short Caixa de memórias : ressignificações da prática cênica em sala de aula
title_full Caixa de memórias : ressignificações da prática cênica em sala de aula
title_fullStr Caixa de memórias : ressignificações da prática cênica em sala de aula
title_full_unstemmed Caixa de memórias : ressignificações da prática cênica em sala de aula
title_sort Caixa de memórias : ressignificações da prática cênica em sala de aula
author Vellinho, Mariana Pinto Vieira
author_facet Vellinho, Mariana Pinto Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vellinho, Mariana Pinto Vieira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Vera Lucia Bertoni dos
contributor_str_mv Santos, Vera Lucia Bertoni dos
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro : Pedagogia
Memória : Arte
Autobiografia
Escola
Juventude
topic Teatro : Pedagogia
Memória : Arte
Autobiografia
Escola
Juventude
Pedagogy of theatre
Memory
Autobiography
Youth
School
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogy of theatre
Memory
Autobiography
Youth
School
description A pesquisa enfoca experiências de cunho memorial e artístico vivenciadas a partir de uma proposta pedagógica desenvolvida na disciplina de Artes-Teatro, com estudantes do 9º ano de uma escola de Educação Básica da Rede Pública da cidade de Gravataí (RS), entre os anos de 2013 a 2015. Parte-se do projeto intitulado “Memórias”, realizado ao longo de um semestre letivo, envolvendo a abordagem de temas ligados à infância e à história de vida dos estudantes (autobiografias), através de diversas atividades (improvisações teatrais, desenhos, narrativas de histórias, ilustrações de músicas e poesias, dentre outras), compartilhadas em grupo e, posteriormente, reunidas numa exposição aberta ao público. A base empírica da investigação é composta pelo planejamento da disciplina, elaborado pela professora e pesquisadora em acordo com o Projeto Político Pedagógico da Instituição, pelo Diário de Campo da pesquisa, no qual foram registradas as atividades propostas em sala de aula e os acontecimentos e impressões geradas a partir deles, por registros fotográficos, feitos pela pesquisadora no decorrer do trabalho, e por entrevistas (do tipo semiestruturada) com sete estudantes, sujeitos da experiência. A reflexão sobre esse material, articulada a estudos nos campos da Educação, da Sociologia e das Artes, em geral, incluindo referências de literatura e poesia, e, em particular, das Artes Cênicas, especialmente da Pedagogia do Teatro, evidencia a sala de aula da disciplina de Artes–Teatro como espaço sensível, potencial à experiência poética, ao autoconhecimento, à autonomia e ao estabelecimento de relações de cooperação entre os sujeitos que convivem no ambiente escolar.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-16T02:34:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/193028
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001088672
url http://hdl.handle.net/10183/193028
identifier_str_mv 001088672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193028/2/001088672.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193028/1/001088672.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21a506eff19634c088a8327bfc64c5d5
b808b745f8005f5214415c35c4e2b89a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085475040362496