Agroecologia e a questão da segurança alimentar : contribuições para o ensino de Ciências a partir de uma ilha interdisciplinar de racionalidade em contexto de escola do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miletto, Milene Ferreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/250417
Resumo: Apresenta-se, na presente tese, uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica que foi realizada em turma de terceiro ano de Ensino Médio em uma escola pública em Caçapava do Sul - RS, tendo por objetivo compreender e discutir as implicações pedagógicas do ensino de Ciências em um contexto de escola do campo a partir de trabalho interdisciplinar sobre segurança alimentar e Agroecologia. Para o embasamento teórico, recorre-se ao referencial sobre Educação do Campo, alimentação, segurança alimentar, Agroecologia e Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (IIR). Inicialmente foi realizado um levantamento sobre as temáticas em estudo nas produções acadêmicas brasileiras e nos documentos norteadores do currículo escolar gaúcho, além de uma análise a respeito das concepções dos estudantes e professores envolvidos. A intervenção foi desenvolvida através da estratégia de ensino das IIR, na qual os estudantes refletiram sobre a temática: Agroecologia e produção de alimentos a partir das questões iniciais: O que é alimento no Brasil hoje? Qual a relação da nossa comunidade com a produção de alimentos? A partir dessas problematizações surgiram os temas de pesquisa que corresponderam às "caixas-pretas": segurança alimentar, biodiversidade, "agro", agricultura tradicional e defensivos agrícolas/agrotóxicos, a respeito dos quais os estudantes desenvolveram pesquisas e apresentaram seminários com ou sem auxílio de especialistas. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas, questionários, diário de campo dos alunos e gravações das falas durante as atividades desenvolvidas. A metodologia de análise dos dados utilizou principalmente a Análise Textual Discursiva envolvendo também a Análise de Conteúdo em uma das produções que compõem a tese. A análise dos dados sinalizou as possibilidades de aprendizagem na área de Ciências através da investigação e compreensão de conhecimentos de forma interdisciplinar, partindo da temática proposta, de forma a discutir questões locais e pertinentes ao campo, configurando-se como uma experiência que pode ser relevante para a própria escola, para os estudantes e para os professores, no sentido de contribuir com a alfabetização científica dos envolvidos e com uma aproximação à própria identidade enquanto sujeitos de uma educação do campo.
id URGS_f231cbca5d1ad8cdcdd86a4d61c5a67b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250417
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Miletto, Milene FerreiraRobaina, Jose Vicente Lima2022-10-27T04:50:15Z2022http://hdl.handle.net/10183/250417001150923Apresenta-se, na presente tese, uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica que foi realizada em turma de terceiro ano de Ensino Médio em uma escola pública em Caçapava do Sul - RS, tendo por objetivo compreender e discutir as implicações pedagógicas do ensino de Ciências em um contexto de escola do campo a partir de trabalho interdisciplinar sobre segurança alimentar e Agroecologia. Para o embasamento teórico, recorre-se ao referencial sobre Educação do Campo, alimentação, segurança alimentar, Agroecologia e Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (IIR). Inicialmente foi realizado um levantamento sobre as temáticas em estudo nas produções acadêmicas brasileiras e nos documentos norteadores do currículo escolar gaúcho, além de uma análise a respeito das concepções dos estudantes e professores envolvidos. A intervenção foi desenvolvida através da estratégia de ensino das IIR, na qual os estudantes refletiram sobre a temática: Agroecologia e produção de alimentos a partir das questões iniciais: O que é alimento no Brasil hoje? Qual a relação da nossa comunidade com a produção de alimentos? A partir dessas problematizações surgiram os temas de pesquisa que corresponderam às "caixas-pretas": segurança alimentar, biodiversidade, "agro", agricultura tradicional e defensivos agrícolas/agrotóxicos, a respeito dos quais os estudantes desenvolveram pesquisas e apresentaram seminários com ou sem auxílio de especialistas. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas, questionários, diário de campo dos alunos e gravações das falas durante as atividades desenvolvidas. A metodologia de análise dos dados utilizou principalmente a Análise Textual Discursiva envolvendo também a Análise de Conteúdo em uma das produções que compõem a tese. A análise dos dados sinalizou as possibilidades de aprendizagem na área de Ciências através da investigação e compreensão de conhecimentos de forma interdisciplinar, partindo da temática proposta, de forma a discutir questões locais e pertinentes ao campo, configurando-se como uma experiência que pode ser relevante para a própria escola, para os estudantes e para os professores, no sentido de contribuir com a alfabetização científica dos envolvidos e com uma aproximação à própria identidade enquanto sujeitos de uma educação do campo.This work aims to present a research based on a pedagogical intervention that was held in a senior year high school class in a public school in Caçapava do Sul-RS-Brazil, seeking to understand and defend pedagogical theses of science teaching and its implications in a rural school context usinf an interdisciplinary work approaching Food Security and Agroecology. For a theoretical basis, the reference on Rural Education, Food, Food Security, Agroecology and Interdisciplinary Islands of Rationality (IIR) were used. Initially, a documental survey was carried out on papers about studies in Brazilian academic productions and in the guides of the state school curriculum, in addition to an analysis from data colected about conceptions of the students and teachers involved. The research practice was developed through the teaching strategy of the IRR, in which students reflect on the theme: Agroecology and food production from the initial questions: What is food in Brazil today? What is the relation of our community with food production? From the proposed issues the students were stimulated to research originating the "black boxes" with the themes: food security; biodiversity, agriculture and pesticides, then present their results with or without the help of teachers. The analised data were obtained through interviews and daily activities. The data analysis methodology used were the Discursive thesis. This analysis present results on learning possibilities and science data through the investigation and understanding of knowledge in an interdisciplinary way, starting from the thematic proposal, in a controversial way local and pertinent questions to the field, configuring itself as an experience that is relevant to the school context itself, for students and teachers, in the sense of contributing to the scientific literacy of those involved and approach to the school while studying rural education.application/pdfporSegurança alimentarAgricultura sustentávelIntervenção pedagógicaEnsino de ciênciasBasic educationRural educationInterdisciplinarityAgroecologia e a questão da segurança alimentar : contribuições para o ensino de Ciências a partir de uma ilha interdisciplinar de racionalidade em contexto de escola do campoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001150923.pdf.txt001150923.pdf.txtExtracted Texttext/plain500108http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250417/2/001150923.pdf.txt10eaf4afa5ea08235c7ca46a8ee7780aMD52ORIGINAL001150923.pdfTexto completoapplication/pdf2916943http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250417/1/001150923.pdf1184fcfd31dfea2d6b86fc3b42227f2dMD5110183/2504172024-02-07 06:00:59.241917oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250417Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-02-07T08:00:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Agroecologia e a questão da segurança alimentar : contribuições para o ensino de Ciências a partir de uma ilha interdisciplinar de racionalidade em contexto de escola do campo
title Agroecologia e a questão da segurança alimentar : contribuições para o ensino de Ciências a partir de uma ilha interdisciplinar de racionalidade em contexto de escola do campo
spellingShingle Agroecologia e a questão da segurança alimentar : contribuições para o ensino de Ciências a partir de uma ilha interdisciplinar de racionalidade em contexto de escola do campo
Miletto, Milene Ferreira
Segurança alimentar
Agricultura sustentável
Intervenção pedagógica
Ensino de ciências
Basic education
Rural education
Interdisciplinarity
title_short Agroecologia e a questão da segurança alimentar : contribuições para o ensino de Ciências a partir de uma ilha interdisciplinar de racionalidade em contexto de escola do campo
title_full Agroecologia e a questão da segurança alimentar : contribuições para o ensino de Ciências a partir de uma ilha interdisciplinar de racionalidade em contexto de escola do campo
title_fullStr Agroecologia e a questão da segurança alimentar : contribuições para o ensino de Ciências a partir de uma ilha interdisciplinar de racionalidade em contexto de escola do campo
title_full_unstemmed Agroecologia e a questão da segurança alimentar : contribuições para o ensino de Ciências a partir de uma ilha interdisciplinar de racionalidade em contexto de escola do campo
title_sort Agroecologia e a questão da segurança alimentar : contribuições para o ensino de Ciências a partir de uma ilha interdisciplinar de racionalidade em contexto de escola do campo
author Miletto, Milene Ferreira
author_facet Miletto, Milene Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miletto, Milene Ferreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Robaina, Jose Vicente Lima
contributor_str_mv Robaina, Jose Vicente Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Segurança alimentar
Agricultura sustentável
Intervenção pedagógica
Ensino de ciências
topic Segurança alimentar
Agricultura sustentável
Intervenção pedagógica
Ensino de ciências
Basic education
Rural education
Interdisciplinarity
dc.subject.eng.fl_str_mv Basic education
Rural education
Interdisciplinarity
description Apresenta-se, na presente tese, uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica que foi realizada em turma de terceiro ano de Ensino Médio em uma escola pública em Caçapava do Sul - RS, tendo por objetivo compreender e discutir as implicações pedagógicas do ensino de Ciências em um contexto de escola do campo a partir de trabalho interdisciplinar sobre segurança alimentar e Agroecologia. Para o embasamento teórico, recorre-se ao referencial sobre Educação do Campo, alimentação, segurança alimentar, Agroecologia e Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (IIR). Inicialmente foi realizado um levantamento sobre as temáticas em estudo nas produções acadêmicas brasileiras e nos documentos norteadores do currículo escolar gaúcho, além de uma análise a respeito das concepções dos estudantes e professores envolvidos. A intervenção foi desenvolvida através da estratégia de ensino das IIR, na qual os estudantes refletiram sobre a temática: Agroecologia e produção de alimentos a partir das questões iniciais: O que é alimento no Brasil hoje? Qual a relação da nossa comunidade com a produção de alimentos? A partir dessas problematizações surgiram os temas de pesquisa que corresponderam às "caixas-pretas": segurança alimentar, biodiversidade, "agro", agricultura tradicional e defensivos agrícolas/agrotóxicos, a respeito dos quais os estudantes desenvolveram pesquisas e apresentaram seminários com ou sem auxílio de especialistas. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas, questionários, diário de campo dos alunos e gravações das falas durante as atividades desenvolvidas. A metodologia de análise dos dados utilizou principalmente a Análise Textual Discursiva envolvendo também a Análise de Conteúdo em uma das produções que compõem a tese. A análise dos dados sinalizou as possibilidades de aprendizagem na área de Ciências através da investigação e compreensão de conhecimentos de forma interdisciplinar, partindo da temática proposta, de forma a discutir questões locais e pertinentes ao campo, configurando-se como uma experiência que pode ser relevante para a própria escola, para os estudantes e para os professores, no sentido de contribuir com a alfabetização científica dos envolvidos e com uma aproximação à própria identidade enquanto sujeitos de uma educação do campo.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-27T04:50:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/250417
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001150923
url http://hdl.handle.net/10183/250417
identifier_str_mv 001150923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250417/2/001150923.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250417/1/001150923.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 10eaf4afa5ea08235c7ca46a8ee7780a
1184fcfd31dfea2d6b86fc3b42227f2d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085600816005120